O Liverpool sagrou-se campeão inglês no dia 25 de junho, ao beneficiar da derrota do Manchester City no terreno do Chelsea. É o regresso aos títulos de campeão em Inglaterra, 30 anos depois do último. O jejum foi longo mas a forma como os homens de Klopp ganharam esta Premier League promete ficar ainda mais na história.

Vários recordes já foram batidos mas há outros que ainda podem ser quebrados, o que faria desta época algo memorável na Premier League.

Os recordes que o Liverpool pode bater

Recorde de pontos: 100 pontos é o atual recorde da Premier League, estabelecido pelo Manchester City de Pep Guardiola na época 2017/2018. Neste momento o Liverpool soma 86 pontos e está a 14 de igualar esse registo, quando lhe faltam disputar 21. Se os 'reds' vencerem os sete jogos que faltam, podem colocar o recorde nuns impressionantes 107 pontos.

Somar todos os pontos em casa: nunca uma equipa conseguiu vencer todos os jogos em casa na história da Premier League. Três formações andaram lá perto, empatando apenas um jogo, para terminar com 55 dos 57 pontos possíveis: foi o caso do Chelsea de Mourinho, em 2005/2'66, do Manchester United Alex Ferguson em 2010/2011,  e do Manchester City de Roberto Mancini em 2011/2012. Os de Klopp somam 48 pontos até agora ao terem vencido os 16 jogos disputados em Anfield. Falta receber o Aston Villa, o Burnley e o Chelsea.

Mais pontos fora de casa: esta é um recorde que o Liverpool não poderá bater mas ainda vai a tempo de o igualar. Em 2017/2018 o fantástico Manchester City somou 50 pontos em 57 possíveis nos jogos fora de casa. Os de Guardiola empataram em casa do Crystal Palace e Burnley e perderam em Anfield com o ... Liverpool. Esta época, a equipa de Klopp empatou fora com o Manchester United e o Everton e perdeu com o Watford. Para igualar o recorde do City, o Liverpool tem de começar por vencer o ...City já esta quinta-feira. Depois terá de fazer o mesmo com o Brighton, Arsenal e Newcastle.

Mais vitórias: Nos últimos dois títulos, o Manchester City de Guardiola conseguiu o recorde de 32 vitórias. Neste momento o Liverpool leva 28 falta-lhe sete jogos para ultrapassar os números dos 'citizens'. Mais quatro triunfos e iguala o City, cinco e bate o recorde de triunfos numa época na Premier League.

Mais vitórias fora de casa: este é mais um registo que está na posse do Manchester City e que este Liverpol apenas pode igualar. Fora de casa, os 'citizens' somaram 16 triunfos em 2017/2018, algo que o Liverpool poderá igualar se vencer City Brighton, Arsenal e Newcastle.

Mais golos marcados: o Manchester City de 2017/2018 foi também o mais goleador da história da Premier League, ao marcar 106 golos. Neste momento o Liverpool soma 70 e, para igualar os 'citizens', precisam de marcar 37 nos sete jogos que faltam. Ou seja, teriam de marcar mais de cinco golos por jogo. Não é impossível mas parece improvável que este recorde do City seja igualado.

Ser campeão com maior margem: O City de 2017/2018 deixou o segundo colocado a 18 pontos, o que constitui a maior diferença de sempre entre o campeão e o vice-campeão na Premier League. Neste momento a equipa de Jurgen Klopp tem mais 23 pontos que o Manchester City, pelo que vai bem lançado para bater o recorde dos 'citizens' e assim confirmar toda a superioridade nesta edição da Liga Inglesa.

Os recordes já batidos pelo Liverpool

Com o título, vieram também outros recordes já batidos pela equipa do Liverpool.

O mais prematuro campeão de sempre: O Liverpool tornou-se na equipa que precisou de menos jornadas para se sagrar campeão na história da Premier League. Bastaram apenas 31 rondas para confirmar o tão desejado título, batendo o recorde do Manchester United, de 200/2001, que se sagrou campeão quando faltavam cinco jornadas para o fim.

Campeão no maior espaço de tempo: apesar de ter demorado menos tempo a sagrar-se campeão, a pandemia de COVID-19 veio trazer algo paradoxal: os de Klopp foram os campeões no maior espaço de tempo: o título só chegou a 25 de junho, nove meses depois do início desta época na Premier League. Os quase três meses sem competição devido a pandemia de COVID-19 alterou tudo.

Vencer todos os rivais: um dado que pode explicar a superioridade do Liverpool em relação à concorrência é o facto de ter vencido, pelo menos uma vez, todos os emblemas da prova esta época. Antes, apenas quatro equipas o tinham conseguido: o Manchester United em 2010/2011, o Chelsea em 2005/2006 e o City em 2017/2018 e 2018/2019. Só que nem 'red devils' nem 'blues' nem 'citizens' conseguiram vencer todos os rivais em menos espaço de tempo: o Liverpool conseguiu-o em apenas 31 jornadas.

Vitórias consecutivas em casa: até agora, nenhuma equipa conseguiu conseguiu estar tanto tempo a vencer em casa como o Liverpool. A equipa de Klopp igualou o anterior recorde (20 vitórias consecutivas em casa) do City, de 2012, no passado mês de fevereiro e já vai em 23 jogos sem perder. Poderá estender esta marca para 26 triunfos se vencer os jogos que faltam em Anfield: Aston Villa, Burnley e Chelsea.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.