O golo, alcançado na conversão de um livre direto nos descontos, permitiu à formação comandada pelo português José Mourinho empatar a partida a uma bola.

Rooney, de 31 anos, chegou aos ‘red devils’ em 2004, proveniente do Everton, tendo cumprido até hoje 546 jogos pelo clube. A 07 de janeiro, tinha igualado Bobby Charlton com 249 golos pelo clube de Manchester.

Os homens da casa chegaram à vantagem ao minuto 19, depois de uma boa jogada de Erik Pieters pela esquerda ter culminado com um autogolo de Mata, que intercetou o cruzamento do holandês e ‘traiu’ De Gea.

A equipa de Manchester tentou por várias vezes marcar, especialmente por Ibrahimovic, Mata e Rashford, mas foi o ‘substituto’ Rooney a conseguir o empate que estende a série imbatível de Mourinho a 17 jogos em todas as competições, a melhor série do clube desde a saída de Alex Ferguson do comando técnico, em 2013.

Depois da derrota do Liverpool, em casa frente ao Swansea, por 3-2, os ‘red devils’ perderam a oportunidade de ultrapassarem, provisoriamente, o Manchester City na quinta posição, que ainda hoje recebe o Tottenham, bem como de se aproximarem do Liverpool.

A equipa de José Mourinho tem agora 41 pontos e ocupa a sexta posição, com menos um do que o City (menos um jogo) e menos três do que o Arsenal, que, com menos um jogo, é quarto.

O ‘deslize’ do United foi aproveitado pelo Everton, que esta tarde foi a Londres bater o Crystal Palace por 1-0, com um golo de Coleman, aos 87 minutos.

A equipa de Ronald Koeman tem agora 36 pontos, quatro pontos a mais do que o West Bromwich, que é oitavo depois de ter vencido o Sunderland por 2-0, ‘afundando’ ainda mais a equipa de David Moyes no 20.º e último posto da tabela.

O West Ham, ainda sem José Fonte disponível e com Domingos Quina a não sair do banco, visitou e venceu o Middlesbrough por 3-1, colando-se ao Stoke no nono posto com 28 pontos.

Um ‘bis’ de Andy Carrol, aos nove e 44 minutos, anulou o tento de Stuani para os homens da casa aos 27’. Em cima do apito final, foi Jonathan Calleri a dar a vitória aos homens de Slaven Bilic.

O jogo entre Bournemouth e Watford terminou empatado a dois, embora os visitantes tenham estado na frente por duas ocasiões.

Kabasele, aos 24 minutos, deu a liderança ao Watford, mas o norueguês Joshua King, aos 49, restabeleceu a igualdade, que Deeney viria a desfazer aos 64.

O empate surgiu aos 82 minutos através do avançado Benik Afobe, que decidiu a divisão de pontos entre o 11.º classificado, agora com 26 pontos, e o 14.º, com 24.