Uma vitória por 3-0 diante do Barcelona para a Liga dos Campeões é a melhor forma de retomar a I Liga, prova na qual o Benfica lidera com quatro pontos de avanço para os rivais FC Porto e Sporting. O jogo contra o Portimonense, atual sexto classificado, está agendado para domingo (18 horas), no Estádio da Luz e pode acompanhar tudo no SAPO Desporto.

O Benfica fez história depois de aplicar 'chapa 3' ao Barcelona, com um bis de Darwin e um golo de Rafa. Encarnados estão na segunda posição, ao cabo de duas jornadas, no grupo E, com quatro pontos.

Diogo Gonçalves recupera de lesão muscular e é baixa certa para o encontro desta quarta-feira. "André Almeida tem vindo a treinar, mas ainda não está ao nível que a Champions exige. Temos o Gil Dias e o Valentino Lázaro, que foi titular contra o Vitória de Guimarães.

O Benfica-Portimonense terá lotação total do estádio da Luz, após a norma da DGS que elimina a limitação dos recintos desportivos a partir de outubro, sendo esperado muito público após a noite gloriosa europeia de passada quarta-feira.

Guia de Forma

A equipa comandada por Jorge Jesus encontra-se a todo o gás na I Liga, com sete vitórias consecutivas nas primeiras sete jornadas da prova. Os 'encarnados' somam um saldo positivo de 15 golos (19 marcados e quatro sofridos), e lideram com um total de 21 pontos - mais quatro que o segundo e terceiro classificados, FC Porto e Sporting, respetivamente.

O Benfica está invicto esta temporada: em 13 jogos, soma 11 vitórias e dois empates.

No último sábado, o Benfica venceu o Vitória de Guimarães por 3-1, no Estádio D. Afonso Henriques. Roman Yaremchuk bisou ainda na primeira parte (30' e 41') e João Mário assinou o terceiro das 'águias', estavam corridos 73 minutos.

O Portimonense tem sido uma das equipas sensação na presente temporada. A equipa comandada por Paulo Sérgio só perdeu um (Boavista na Taça da Liga) dos quatro encontros que realizou fora de casa. Na I Liga, os algarvios somaram duas vitórias, em Guimarães (0-1) e Tondela (0-3), e um empate, novamente no Bessa perante o Boavista (1-1).

Histórico de confrontos

O saldo é amplamente favorável ao Benfica, sendo o jogo de domingo o 47.º confronto entre os dois clubes, somando todas as provas, e o 36.º na I Liga. A percentagem global de vitórias do Benfica é de 78%, correspondendo a 36 triunfos, tendo a formação de Portimão vencido apenas por uma vez (janeiro de 2019) e alcançado nove empates.

No Estádio Luz foram 25 jogos: 21 vitórias para o Benfica e quatro empates.

Para o campeonato português, o Benfica venceu na receção ao Portimonense nas quatro últimas épocas e a última vez que o Portimonense não perdeu na Luz foi em 2010-11 (empate 1-1). Nos cinco últimos jogos frente ao Portimonense, o Benfica marcou um total de 18 golos.

Paulo Sérgio nunca venceu o Benfica no campeonato. Em 10 jogos, o melhor que conseguiu foi um empate (2-2 em 2019-20, já ao serviço do Portimonense). Contudo, o treinador já venceu em casa do Benfica, pelo Vitória de Guimarães (1-0), em 2009-10, na Taça de Portugal.

O que dizem os treinadores

Jorge Jesus: "Portimonense vai defender melhor que o Barcelona, não tenho dúvida"

Apesar da aparente facilidade com que o Benfica derrotou o colosso Barcelona, Jorge Jesus não espera facilidades ante o conjunto algarvio, que espera ser até mais sólido a defender do que os catalães: "Será um jogo completamente diferente, queremos estar focados neste rival. É normal que se possa fazer comparações com o jogo do Barcelona, mas o objetivo é o mesmo, jogar para ganhar; uma vitória amanhã será tão importante como a de 4ª feira. O Portimonense tem poucos golos sofridos, tantos quantos o Benfica. É sinal que defende bem, que vai criar problemas pela sua organização defensiva, foi aí que focámos"

Portimonense espera dificuldades frente ao Benfica: "É, provavelmente, o plantel mais rico do país"

Paulo Sérgio prometeu uma equipa “com coragem e determinação”: “Seja em que circunstância for, defrontar o Benfica, principalmente no Estádio da Luz, é sempre uma tarefa árdua e difícil. Provavelmente, vamos encontrar o Benfica mais confiante da época, com esse grande resultado conseguido perante o FC Barcelona [3-0] e também, provavelmente, pela primeira vez com o estádio a abarrotar. Uma série de fatores que vão aumentar o nosso nível de dificuldades”.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.