O FC Porto segue na perseguição - cada vez mais apertada - ao Benfica na I Liga, mas até ao final da prova terá de lidar com outra 'pedra no sapato' chamado SC Braga, que ontem venceu o Casa Pia na abertura da 29.ª jornada e ultrapassou os dragões e instalou-se provisoriamente no segundo lugar.

Em Paços de Ferreira, a equipa de Sérgio Conceição terá a missão de recuperar a vice-liderança e colocar-se a um ponto do líder Benfica, que entra em ação no dia seguinte, na receção ao Estoril.

Guia de Forma

O Paços de Ferreira não ganha há quatro jogos, soma duas derrotas consecutivas, mas marcou nos quatro últimos jogos realizados em casa.

Já o FC Porto não perde há sete jogos e soma três vitórias consecutivas. Fora de casa, o FC Porto não perde na I Liga há 12 jogos.

Sérgio Conceição poderá ter que levar em linha de conta, no escalonamento do seu onze, que seis jogadores correm risco de falhar o dérbi com o Boavista, a 30 de abril, a contar para a 30.ª jornada, se forem admoestados na Capital do Móvel. São eles Pepe, Fábio Cardoso, Wendell, Uribe, Otávio e Galeno, peças importantes na equipa azul e branca.

Por outro lado, César Peixoto tem a equipa bastante desfalcada com as lesões de Matchoi Djaló, Jordan Holsgrove, Hernâni Infande, Adrian Butzke e Alexandre Guedes e Marafona ainda a cumprir castigo.

O último empate do FC Porto foi 19 de março, em Braga, e última derrota foi a 26 de fevereiro, na receção ao Gil Vicente. Os dragões chegam a este encontro após três vitórias consecutivas na I Liga. Já o Paços, no penúltimo lugar, apenas com mais dois pontos do que o Santa Clara, último, recebe o campeão após uma série de duas derrotas e dois empates. A última vitória foi a 11 de março, na receção ao clube açoriano.

Histórico de confrontos

Na I Liga, realizaram-se 47 jogos entre as duas equipas, com cinco vitórias do Paços de Ferreira, sete empates e 35 triunfos do FC Porto. No Estádio Capital do Móvel, o FC Porto apresenta vantagem: 16 vitórias em 25 jogos. A equipa pacense soma cinco triunfos.

O Paços de Ferreira e FC Porto já se defrontaram por 52 vezes, com a equipa portista a apresentar forte vantagem: 40 vitórias, contra cinco triunfos dos pacenses.

O FC Porto venceu os cinco últimos jogos realizados frente ao Paços de Ferreira e nos oito últimos jogos entre as duas equipas, o FC Porto ganhou sete. Nos seis últimos encontros realizados frente ao Paços de Ferreira, o FC Porto marcou sempre, pelo menos, dois golos.

A última vitória do Paços de Ferreira frente ao FC Porto foi em 2020-21: 3-2 em casa.

O que dizem os treinadores

Jogar antes do Benfica dá motivação extra para colocar pressão? Sérgio Conceição explica

César Peixoto quer Paços "num grande dia frente a um FC Porto não tão forte" para vencer