O FC Porto recebe este sábado, a partir das 20h30, o Marítimo, em partida da Jornada 1 da I Liga 2022/23. Será o início da defesa do título por parte dos dragões, diante de um adversário contra o qual têm encontrado algumas dificuldades nos últimos tempos.
Com Sérgio Conceição na sua sexta temporada ao leme dos azuis e brancos, acabados de abrir a época com a conquista da Supertaça, os dragões vão tentar esta temporada defender com êxito o título de campeão nacional, algo que não conseguem desde 2012/13. O primeiro obstáculo será um Marítimo que pretende nesta que é a sua 43.ª participação na I Liga fazer melhor do que o 10.º lugar de 2021/22 e que continua a ser orientado por Vasco Seabra, que transita da temporada transata.
Se, no FC Porto, os reforços são para já apenas dois (David Carmo e Gabriel Veron), sendo maior o número de saídas significativas (Vitinha, Fábio Vieira e Mbemba, entre outros), o Marítimo conta com seis caras novas: o guarda-redes Matous Trmal, os médios João Afonso, Rafael Brito e Lucho Vega, e os avançados Jesús Ramírez e Pablo Moreno.
E um olhar para os embates mais recentes entre as duas equipas pode deixar antever alguns problemas para os atuais campeões nacionais.
Histórico de encontros: FC Porto domina, mas história recente é mais equilibrada
Efetivamente, olhando para as três últimas épocas, os registos mostram que o FC Porto só ganhou metade dos encontros que disputou contra o Marítimo, tendo somado dois empates e uma derrota, em pleno Estádio do Dragão.
Na época passada o FC Porto recebeu o conjunto insular já na segunda volta, à 20.ª jornada, e venceu por 2-1, com golos de Evanílson e Pepê, antes de Edgar Costa reduzir para os madeirenses. Porém, na primeira volta, no Funchal, o Marítimo tinha logrado uma igualdade 1-1 na receção à turma de Sérgio Conceição e na temporada anterior tinha surpreendido ao vencer por 3-2 em plena casa dos azuis e brancos.
Esse triunfo, contudo, foi o único que o Marítimo logrou sobre o FC Porto nos últimos 13 jogos entre os dois emblemas. Olhando para o registo global, a superioridade dos dragões é, como seria de esperar, significativa: 69 vitórias e apenas 14 derrotas em 101 embates, tendo-se registado 18 empates.
Com o FC Porto como anfitrião, a superioridade azul e branca é ainda mais assinalável: em 50 jogos, os dragões venceram 45 e perderam apenas dois (para além do desaire por 3-2 acima referido, em 2020/21, para a I Liga, perderam também em 2015, por 1-3, em partida a contar para a Taça da Liga).
Momento de forma: FC Porto abriu época a ganhar, mas Marítimo também ergueu troféu na pré-temporada
Se o FC Porto já vai para o seu segundo jogo oficial da época, depois de ter batido o Tondela por 3-0 na Supertaça, há uma semana, em Aveiro, abrindo assim a temporada 2022/23 com a conquista de mais um troféu, o Marítimo vai ter a sua estreia oficial na temporada.
Os madeirenses, porém, deixaram boas indicações na pré-época: no estágio que realizou em Lousada num período de 10 dias, o Marítimo venceu o Leixões (2-1), empatou diante do Boavista (1-1), Penafiel (1-1) e Casa Pia (0-0) e registou uma única derrota, frente ao Famalicão (2-0). Depois, terminou com nota positiva, conquistando a I edição do Torneio Insular ao bater os açorianos do Santa Clara e o conterrâneo Nacional por 1-0.
Quanto ao FC Porto, disputou disputou oito encontros de preparação...e venceu todos. Começou por derrotar o C Porto B por 3-0 e bateu de seguira o Bristol Rovers pelo mesmo resultado. Somou ainda triunfos sobre Vilafranquense (2-0), Portimonense (0-1), Vitória SC (2-1) Gil Vicente (2-1), Arouca (5-1) e Mónaco (2-1, no jogo de apresentação).
O que dizem os treinadores
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "Não temos nenhuma bandeira com esse slogan. Somos campeões nacionais e o ano passado houve uma afirmação do Rúben a dizer exatamente o mesmo. Temos de defender o título que temos e fiz essa análise com os jogadores. Temos ganho, no ano seguinte as coisas não correm tão bem… sabemos, e olhando para os campeonatos passados, que tiramos algumas coisas que não podemos repetir. Difícil é ganhar muitas vezes e estar sempre motivados, mas esse é o meu foco. Esquecer o que passou, olhar para esta época e podermos chegar ao fim, em maio, campeões nacionais".
Vasco Seabra, treinador do Marítimo: "Nunca há alturas ideais para jogar contra o FC Porto. Temos uma base do ano passado, é verdade, mas sabemos que vai ser um momento em que os nossos jogadores ainda estão a ambientar-se. Aquilo que sentimos é que vamos ter um adversário altamente competitivo, à imagem do seu treinador."
O árbitro
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Hélder Malheiro para dirigir o jogo entre o FC Porto e o Marítimo. O árbitro da Associação de Futebol de Lisboa terá como assistentes José Luzia e Hugo Coimbra, sendo Ricardo Baixinho o quarto árbitro. O VAR será Bruno Esteves, assistido por Rui Cidade.
Será a nona vez na sua carreira que Hélder Malheiro irá dirigir um encontro do FC Porto, tendo os dragões vencido os anteriores oito, três dos quais na temporada passada. Quanto ao Marítimo, só venceu cinco dos 14 jogos que já disputou dirigidos pelo 'juiz' lisboeta.
Comentários