O campeão FC Porto tenta manter a proximidade pontual (5 pontos) para o primeiro lugar - ocupado pelo Benfica, que fecha a ronda na segunda-feira - na receção ao Rio Ave na 21.ª jornada do campeonato português de futebol.

O FC Porto é o primeiro dos três grandes a entrar em ação, igualmente motivado pela vitória por 2-1 sobre o Sporting na jornada anterior, em pleno estádio José Alvalade, que recolocou o campeão na corrida pela revalidação do título e reduziu a possibilidade de os leões chegarem ao terceiro lugar, o último de acesso à Liga dos Campeões da próxima época.

As lesões de jogadores influentes estarão no centro das preocupações de Sérgio Conceição, tanto ou mais do que o adversário, com o treinador portista a poder ver-se privado de Uribe, Otávio, Galeno, Evanilson, Veron e Wendell.

História de Confrontos

Para a I Liga realizaram-se 55 jogos entre as duas equipas, com três vitórias do Rio Ave, 14 empates e 38 triunfos do FC Porto. No Estádio do Dragão, o FC Porto apresenta forte vantagem nos duelos frente ao Rio Ave FC: 28 vitórias em 34 jogos. A equipa vilacondense soma um triunfo

Rio Ave FC e FC Porto já se defrontaram por 67 vezes, com a equipa portistas a apresentar clara vantagem: soma 50 vitórias, contra três triunfos dos vilacondenses.

Nos 37 últimos jogos entre as duas equipas, o Rio Ave só ganhou um - curiosamente, o último, na primeiro volta (3-1 em casa). Já no Estádio do Dragão, a equipa de Vila do Conde só ganhou uma vez: 1-2 em 1981-82.

A última vez que o Rio Ave não perdeu no Estádio do Dragão foi em 2019-20, quando se registou um empate a um golo - Taremi foi o autor do golo dos vilacondenses. O último jogo entre as duas equipas no Estádio do Dragão foi na época passada, com vitória do FC Porto por 1-0 (golo de Pepê), na Taça da Liga.

Guia de Forma

O FC Porto não perde há 21 jogos e soma nove vitórias consecutivas, sendo que nos 14 últimos encontros, os dragões venceram 13.

O FC Porto venceu os seis últimos jogos realizados no Estádio do Dragão e nos nove últimos realizados em casa, o FC Porto marcou sempre, pelo menos, por dois golos.

O Rio Ave vem de uma vitória, a única nos sete últimos jogos, e fora de casa, não ganha há três jogos. Nos cinco últimos jogos realizados fora de casa, o emblema de Vila do Conde não sofreu qualquer golo em quatro.

O que dizem os treinadores

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto

"Vai ser preciso muito mais para vencermos o jogo de amanhã, contra uma equipa que tem boas individualidades, que ganhou o último jogo e está moralmente bem. Demonstro respeito pela equipa do Rio Ave, sabendo que temos essa responsabilidade de nos assumirmos como favoritos. Queremos muito ganhar estes três pontos".

Luís Freire, treinador do Rio Ave

“Se não formos competentes, vamos perder o jogo, porque o FC Porto é uma grande equipa, muito organizada e fortíssima a jogar em casa. Tem 21 jogos sem perder e nove vitórias seguidas. Só isso já nos causa preocupação. Temos de estar extraordinários e ser muito competitivos”.