A jornada 30 encerra com a receção do Sporting ao Famalicão, duas equipas com a mira apontada à Europa, ainda que em moldes diferentes.

Com cinco rondas por disputar, os leões continuam a sonhar com o acesso à Liga dos Campeões e, para isso, têm de vencer esta noite, para repor os sete pontos de desvantagem para o SC Braga, terceiro classificado, que ontem goleou o Portimonense (4-1).

A equipa de Rúben Amorim não perde para o campeonato desde o clássico com o FC Porto, a 12 de fevereiro, tendo somado dois empates desde essa altura - 0-0 na visita ao Gil Vicente e 1-1 em casa com o Arouca. Na última jornada, os leões venceram em casa do Vitória de Guimarães, com golos de Pedro Gonçalves (o seu 15.º na prova) e Arthur Gomes.

De referir que este duelo será o 155.º jogo de Rúben Amorim como treinador do Sporting, um número simbólico uma vez que passará a ter mais partidas pelos leões do que aquelas que fez como jogador no Benfica. Amorim, de resto, já é o quinto treinador com mais jogos na história do Sporting, apenas superado por Joseph Szabo (327), Paulo Bento (194), Juca (164) e Jorge Jesus (158).

O técnico leonino continua a não poder contar com Jovane Cabral, Daniel Bragança, Paulinho e St. Juste, todos entregues ao departamento médico.

Já o Famalicão continua na luta pelo quinto lugar europeu, estando neste momento a seis pontos do Arouca (5.º), que perdeu com o Rio Ave, e a dois do Vitória de Guimarães (6.º), que venceu o Marítimo.

A equipa minhota chega a Alvalade mais desgastada pelo jogo a meio da semana contra o FC Porto, relativo à primeira mão da meia-final da Taça de Portugal, que os dragões venceram por 2-1 – o segundo jogo está marcado para a próxima quinta-feira. Antes disso, o Famalicão vinha de três triunfos consecutivos na I Liga.

De referir que o conjunto de João Pedro Sousa defronta o Sporting sem duas peças de grande importância: Ivo Rodrigues e Alexandre Penetra vão cumprir um jogo de castigo após terem visto o quinto cartão amarelo na reviravolta sensacional frente ao Marítimo, na última ronda.

Histórico de confrontos

Em todas as competições, Sporting e Famalicão já mediram forças em 19 ocasiões, com os leões a levarem a melhor por 12 vezes, contra cinco empates e apenas duas vitórias dos minhotos.

Ambos os triunfos do Famalicão aconteceram na mesma época, em 2019/20: na sexta-jornada, os famalicenses foram a Avalade vencer por 2-1, tendo imposto nova vitória na segunda volta, por 3-1.

Já nesta temporada, o Sporting passou por alguns apuros, mas conseguiu sair de Famalicão com os três pontos, no último jogo antes da pausa para o Mundial no Qatar. Francisco Trincão (42') e Pedro Gonçalves (penálti, 48') apontaram os golos dos leões no primeiro tempo, enquanto Iván Jaime reduziu (78') a desvantagem para a equipa da casa.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim (Sporting): "É sempre importante criar uma sequência de vitórias e não interessa a altura da época em que estamos. Queremos voltar um bocadinho ao normal do que sempre fizemos, não tivemos muitas oportunidades para ter essa sensação, e terminar com essa sensação é uma obrigação e um dos objetivos. Também é importante não sofrer golos. Tivemos uma sequência boa, e depois de repente sofremos aqui alguns golos e era importante não voltar a sofrer."

João Pedro Sousa (Famalicão): "O Sporting vai tentar condicionar as nossas ações. É um adversário que apresenta qualidade, em termos estratégicos e tem variantes interessantes. Consegue desbloquear determinados sistemas e temos de estar sempre atentos".

O árbitro

Manuel Oliveira foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro em Alvalade. O juiz da AF Porto vai ter Carlos Campos e Hugo Santos como assistentes e José Bessa no papel de quarto árbitro. Bruno Esteves estará no VAR, assistido por Hugo Ribeiro.

O Sporting-Famalicão está marcado para as 20h30 deste domingo e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.