O encontro entre Famalicão e FC Porto, da 33.ª e penúltima jornada, com lotação esgotada, será decisivo para as contas do título de campeão 2022/23 da I Liga. Em caso de derrota dos dragões, segundos classificados, o Benfica sagra-se campeão nacional.

Os famalicenses, por outro lado, podem, em caso de vitória, continuar a sonhar com um lugar de acesso à Liga Conferência Europa da próxima época.

Com seis pontos por disputar, o Famalicão, oitavo classificado, está a cinco pontos do Arouca, sexto, no último lugar de acesso às competições europeias.

As contas do título passam este fim de semana pelo Estádio José de Alvalade, mas podem, igualmente, ser adiadas para a última ronda, se o FC Porto fizer em Vila Nova de Famalicão melhor do que o Benfica em Alvalade.

O FC Porto ainda tem o Sporting de Braga em perseguição, a cinco pontos, embora não se perspetive um ‘descalabro’ dos dragões, que permitisse aos minhotos chegarem nestas duas últimas jornadas ao segundo lugar, de acesso direto à Champions.

O jogo no Minho tem início às 20h30, num encontro que terá arbitragem de Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.

Histórico de confrontos

Em jogos a contar para o campeonato realizaram-se 19 jogos entre as duas equipas, com três vitórias do Famalicão, três empates e 13 triunfos do FC Porto.

No Estádio Municipal de Famalicão, os dragões apresentam vantagem nos duelos frente aos famalicenses, somando oito vitórias em 12 jogos. Já a equipa da casa soma três triunfos.

As duas equipas já se defrontaram por 26 vezes, com clara vantagem dos portistas, que somam 19 vitórias, contra quatro triunfos dos famalicenses.

O FC Porto venceu os sete últimos jogos realizados frente ao FC Famalicão e, nos oito últimos jogos entre as duas equipas ambas marcaram. Nos sete últimos jogos frente ao Famalicão, a equipa comandada por Sérgio Conceição marcou sempre, pelo menos, dois golos.

A última vitória do FC Famalicão frente ao FC Porto foi em 2019-20: 2-1 em casa e, esta época, as duas equipas já se defrontaram por três vezes, sempre com triunfo azul e branco.

Guia de Forma

O Famalicão não ganha há cinco jogos e perdeu quatro das cinco últimas partidas. Em casa, a turma orientada por João Pedro Sousa perdeu os dois últimos jogos, tendo sofrido golos há cinco jogos em casa, sempre pelo menos dois golos.

Já o FC Porto não perde há 13 jogos e soma nove vitórias consecutivas. Fora de casa, os dragões somam quatro vitórias consecutivas e em jogos fora de casa não perdem há 14 jogos.

O que disseram os treinadores

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "Estamos a duas jornadas do fim e os jogos são todos importantes e fundamentais. Mesmo para clubes que não estejam a lutar ou pela manutenção ou por ida à Europa ou até por serem campeões... O Marítimo-Vizela de hoje tem o seu peso para o Marítimo e também terá para o Vizela. Terá influência na manutenção e no título, porque depois o Santa Clara irá jogar à Luz... Mesmo os clubes que estão tranquilos, nunca estão tranquilos. O Casa Pia contra o Benfica fez sete faltas e contra nós fez 18, e foi uma equipa que veio tranquila ao Dragão. No primeiro pontapé de baliza foram cerca de 22 segundos que o guarda-redes demorou, e é uma equipa tranquila. As equipas todas querem ganhar, todas têm equipas técnicas grandíssimas, grandíssimos jogadores, e todos querem ganhar os três pontos a duas jornadas do fim."

João Pedro Sousa, treinador do Famalicão: “Acredito que as polémicas não vão afetar rigorosamente nada. Já chegou o que aconteceu no passado”, começou por dizer o técnico que, em relação ao encontro, apontou o que não pode acontecer: “O erro que não podemos cometer é olhar para trás. São jogos completamente diferentes. No último jogo que fizemos no Dragão tínhamos que jogar para ganhar. Um jogo mais ofensivo. E foi dessa forma que entrámos porque só um resultado interessava”.