Os 'leões' estão pressionados a vencer na receção ao Famalicão para não aumentarem ainda mais a distância para o FC Porto, que também joga neste domingo, em Arouca. A partida tem início às 20h30.
A equipa de Rúben Amorim está a seis pontos do líder, chegando a este duelo vindo de uma goleada saborosa frente ao Belenenses SAD por 4-1.
Coates, que esteve ao serviço da seleção e que testou positivo à COVID-19, regressou ao trabalho na Academia e pode ser opção para o encontro em Alvalade.
Os avançados Slimani e Marcus Edwards, reforços de Inverno, também estão ao dispor do treinador leonino.
Pablo Sarabia, Ricardo Esgaio, João Palhinha, Pedro Gonçalves e Pedro Porro estão, todos eles, em perigo de não poder viajar ao Dragão [jornada seguinte] na próxima semana se forem admoestados na receção de domingo ao Famalicão.
Histórico de confrontos
O histórico de confrontos entre as duas equipas é claramente favorável ao Sporting. Em 27 jogos, os verdes e brancos venceram 20, contra cinco empates e duas derrotas.
Curiosamente o primeiro triunfo do Famalicão contra o Sporting teve lugar na época 2019/2020, no ano de regresso à I Liga, depois de muitos anos de ausência. A última presença tinha tido lugar em 1993/94.
No dia 23 de setembro de 2019, o conjunto na altura treinado por João Pedro Sousa venceu em Alvalade por 1-2. Em partida da 6.ª jornada, Luciano Vietto ainda deu vantagem aos leões (25'). Na segunda parte, o Famalicão deu ao volta ao texto com tentos de Rúben Lameiras (55') e Sebastián Coates (88') (p.b).
A segunda vitória dos famalicenses aconteceu na mesma temporada. À 23ª jornada, os leões perderam em Vila Nova de Famalicão, por 3-1. Urasic inaugurou o marcador (5') e Diogo Gonçalves bisou (8' e 66'), enquanto Coates reduziu aos 45+1.
Os últimos três encontros entre as duas equipas terminaram empatados. Na 9ª e na 26ª jornadas da temporada 2020/2021, Sporting e Famalicão empataram por 2-2 no reduto dos famalicenses e por 1-1 no Estádio de Alvalade, respetivamente.
Em agosto, na 4ª jornada da I Liga, o confronto terminou com um empate a uma bola. Nuno Mendes apontou um autogolo, mas João Palhinha conseguiu voltar ao empate.
A última vez que as duas equipas se defrontaram foi para a fase de grupos da Taça da Liga, em que os leões venceram por 2-1.
Nos 27 jogos entre as duas equipas, o Sporting marcou 76 golos e sofreu 27.
O que dizem os treinadores
Rúben Amorim, treinador do Sporting: "É o jogo mais importante. Ainda não ganhámos ao Famalicão, sabemos das qualidades dos seus jogadores. Tem um novo treinador, e agora sofrem muitos menos golos. Jogam com uma linha de cinco, mas quem faz essa linha é o Ivo, e, por vezes, passa a uma linha de quatro. A melhor forma de ir ao Dragão é ganhando ao Famalicão. É isso que queremos fazer. Será um jogo muito difícil, e queremos manter a nossa dinâmica. Há jogadores que mudaram e vamos encarar este jogo como mais uma final."
Rui Pedro Silva, treinador do Famalicão: "A perspetiva é igual a todos os outros jogos, entrar para competir e conquistar os três pontos, sabendo, obviamente, que vamos defrontar uma excelente equipa. O Famalicão está em crescendo, o primeiro objetivo da nossa parte foi estabilizar a equipa, torná-la mais sólida e compacta e isso é visível nos últimos jogos. Às vezes torna-se mais fácil jogar fora, pelo jogo mais aberto das duas equipas, mas queremos ser uma equipa que saiba jogar o jogo em casa ou fora e queremos ser mais fortes em casa porque temos o apoio dos nossos adeptos."
Comentários