Jogo grande logo à 2.ª jornada da I Liga portuguesa este sábado. A partir das 20h30, no Minho, Sp.Braga e Sporting, dois dos candidatos ao título, medem forças, num reeditar do embate da Supertaça de há apenas 15 dias em Aveiro, no qual os atuais campeões nacionais levaram a melhor, com um triunfo por 2-1.

Um triunfo que veio confirmar a superioridade dos 'leões' de Alvalade sobre os 'Gverreiros' do Minho nos últimos embates entre as duas equipas.

Última vitória do Braga sobre o Sporting foi há mais de ano e meio

Efetivamente, o Sporting levou a melhor nos quatro últimos jogos entre os dois clubes, desde  chegada de Rúben Amorim assumiu o leme dos 'verdes e brancos'.

Para além dessa vitória na Supertaça, o Sporting venceu ainda os dois jogos para o campeonato na temporada passada (2-0 em Alvalade e 1-0 na 'Pedreira'), com uma vitória por 1-0 na final da Taça da Liga pelo meio.

SC Braga-Sporting: Bilhetes para adeptos dos leões vão até aos 93 euros
SC Braga-Sporting: Bilhetes para adeptos dos leões vão até aos 93 euros
Ver artigo

O último triunfo do Braga sobre o Sporting já tem mais de um ano e meio. Data de fevereiro de 2020 (1-0 em Braga para a I Liga) e o treinador dos minhotos era...Rúben Amorim, que também tinha orientado o Braga na vitória sobre o Sporting nas meias-finais da Taça da Liga 19/20, um mês antes. Quer isto dizer que Rúben Amorim esteve nos últimos seis embates entre Sporting e Braga e...ganhou sempre!

Essas foram as duas únicas vitórias do Braga sobre o Sporting nos últimos nove encontros entre as duas equipas. Em jogos disputados com o Braga como anfitrião, contudo, antes do triunfo da última época, o Sporting vinha de três derrotas consecutivas. Curioso é o facto de Braga e Sporting não empatarem com os minhotos como anfitriões desde...1994. Desde então, ou ganhou um, ou ganhou outro.

Sporting só perdeu um dos últimos jogos para o campeonato, Braga só ganhou dois dos últimos seis jogos que jogou em casa

As duas equipas entraram com o pé direito na I Liga 2021/22. O Sporting recebeu e venceu, por 3-0, o recém-promovido Vizela, enquanto o Braga foi à Madeira vencer o Marítimo por 2-0. Quer um, quer outro, contudo, só marcaram nas segundas partes dos respetivos jogos, depois de nulos ao intervalo.

A jogar em casa, contudo, o Braga só ganhou dois dos últimos seis jogos que disputou, perdendo dois e empatando os outros dois. Já o Sporting, só perdeu um dos últimos dez jogos que disputou na condição de visitante (frente ao Benfica, na sua última deslocação da I Liga 20/21, quando já era campeão).

As equipas

No Braga, Iuri Medeiros e Francisco Moura continuam de fora, a contas com lesões num joelho, enquanto Nuno Sequeira esstá em dúvida.

Do lado do Sporting, o lateral direito Pedro Porro regressou esta semana aos treinos e o lateral esquerdo Nuno Mendes, que saiu lesionado do jogo da Supertaça, precisamente com o Braga, foi o único jogadador que não esteve às ordens de Rúben Amorim ao longo da semana.

O 'onze' dos leões não deverá variar muito em relação ao que ganhou há uma semana ao Vizela, enquanto no Braga as principais dúvidas prender-se-ão com a presença, ou não, de Franséergio, que poderá em breve rumar ao estrangeiro, no meio campo, e em quem apostará Carlos Cafrente para a frente de ataque, sendo que Ricardo Horta será, aí, o único indiscutível.

O que dizem os treinadores

Carlos Carvalhal, treinador do Sp.Braga

"Temos de considerar que o Sporting é o campeão nacional, o Sporting é claramente o favorito para o jogo. Tem-nos vencido os últimos jogos, é uma equipa que se tem vindo a reforçar, reforçou-se com dois jogadores da nossa equipa e é forte", começou por dizer o técnico, na antevisão.

“Temos de ser humildes, trabalhadores e de respeitar um adversário que está forte. Temos de ser unidos dentro do campo, em comunhão com os nossos adeptos, e de tentar ganhar pontos no jogo de amanhã [sábado], obviamente com o desejo de ficar com os três pontos. Só com o apoio da nossa massa associativa e uma união muito forte dentro de campo poderemos vencer o Sporting”, realçou.

Rúben Amorim, treinador do Sporting

"Esperamos um jogo muito difícil, mais difícil que a Supertaça. Da mesma forma que temos imagens desse jogo e o podemos analisar com mais cuidado, também o treinador do Braga o pode fazer. Tem alguns jogadores disponíveis, como o Piazon, têm mais opções. Vai ser um jogo mais difícil, cada jogo tem a sua história e nós queremos vencer o jogo. É um jogo muito importante, num momento precoce da época, mas um jogo grande", começou por dizer.

 "Cada jogo tem a sua história, são jogos completamente diferentes. Nós fomos superiores em todos no resultado, houve jogos mais nivelados, houve momentos de jogos em que o SC Braga esteve melhor e aceitamos isso. Mas isso não interessa nada, o que queremos ser é superiores no próximo jogo. É me completamente indiferente a avaliação aos jogos que passaram, queremos é ganhar o próximo", respondeu o técnico, quando questionado se o Sporting só teria sido superior ao Braga na última das quatro partidas entre ambos.

O árbitro

O encontro vai ser dirigido pelo alentejano Luís Godinho, da AF Évora. Terá como assistentes Rui Teixeira e Valter Rufo, com Vítor Ferreira a desempenhar as funções de 4.º árbitro. No VAR estará Hugo Miguel, auxiliado por Ricardo Santos, no AVAR.

Terá como assistentes Rui Teixeira e Valter Rufo, com Vítor Ferreira a desemepnhar as funções de 4.º árbitro. No VAR estará Hugo Miguel, auxiliado por Ricardo Santos, no AVAR.

Este será o 17º encontro do Sporting que Luís Godinho vai dirigir na sua carreira e os leões só ganharam sete, incluindo o último, na temporada passada, em casa, ante o Boavista, que selou a conquista do título

Já do Braga, Luís Godinho também dirigiu 17 partidas, mas os bracarenses venceram 13. Este será o terceiro embate entre Braga e Sporting dirigido pelo árbitr de 35 anos, sendo que nos anteriores dois houve uma vitória para cada lado.

Siga AO MINUTO

Braga e Sporting vão entrar em campo a partir das 20h30 deste sábado. Pode seguir aqui, AO MINUTO, todas as incidências do encontro e ver os vídeos com os principais lances do encontro à medida que estes se forem sucedendo.

.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.