Está aí o dérbi dos dérbi, com o Sporting a receber o Benfica no estádio José Alvalade, em partida a contar para a 33.ª jornada da I Liga. Os leões estão fora da luta pelo título e ainda sonham com o pódio - que dá acesso à Champions.

Para além desse objetivo, difícil de concretizar nesta altura com o SC Braga a dois pontos de distância, os verdes e brancos lutam pela honra e para evitar que o Benfica se sagre campeão no seu reduto. Aos encarnados bastará vencer para sair do relvado de Alvalade já campeão . Isto porque o FC Porto venceu o Famalicão no sábado, encurtando assim a distância para o Benfica em um ponto, mas com mais um jogo.

Momento de forma

O Sporting chega ao dérbi num bom momento e na sequência de quatro vitórias consecutivas na I Liga. O conjunto orientado por Rúben Amorim não sabe o que é perder há 12 jogos. Na última partida, os leões arrancaram uma vitória 'a ferros' frente ao Marítimo (2-1) num encontro foram obrigados a dar a volta ao marcador nos últimos minutos.

O Benfica já não perde há cinco jogos e somou a quarta vitória consecutiva. De referir que fora de portas os encarnados venceram 13 dos 16 jogos disputados na I Liga e contam mesmo com o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato, com 77 golos marcados e a melhor defesa com 18 sofridos.

Na sequência de dois resultados negativos frente a FC Porto e Chaves, o Benfica reencontrou o caminho dos bons resultados, com destaque para o triunfo em casa frente ao SC Braga por 1-0. Vitória essa que parece ter embalado em definitivo a águia para o título, mas claro as contas só se irão fazer no fim.

Histórico de confrontos entre as duas equipas

Na I Liga realizaram-se 177 jogos entre as duas equipas, com 49 vitórias do Sporting CP, 46 empates e 82 triunfos do SL Benfica.

No Estádio José Alvalade, os verdes e brancos apresentam vantagem nos duelos frente ao Benfica em todos os jogos oficiais: São 73 vitórias em 149 jogos. Os encarnados somam 46 triunfos.

Nos últimos quatro duelos para a Liga, o Benfica somou dois triunfos - 0-2 em Alvalade em 21/22 e 4-3 na Luz em 2021 - contra uma vitória do Sporting por 1-3 também no recinto dos encarnados em 21-22. Esta época, na 1.ª volta, as duas equipas empataram a duas bolas.

Ainda assim, em Alvalade, o Benfica apresenta vantagem nos jogos realizados entre as duas equipas na I Liga: em 88 jogos, o Sporting soma 33 vitórias, contra 34 triunfos dos encarnados.

Nas últimas 10 épocas, o Sporting só ganhou em Alvalade ao Benfica em uma ocasião na Liga: 1-0 em 2020-21. O conjunto encarnado ganhou mesmo três dos quatro últimos jogos realizados em casa do Sporting no campeonato português.

Jogadores disponíveis para o dérbi

Do lado dos leões, já se sabe que Adán não é opção para o dérbi. O guardião espanhol foi expulso no encontro frente ao Marítimo e irá assim falhar o embate no estádio José Alvalade. Franco Israel será o homem na baliza verde e branca. Chermiti, que falhou os primeiros treinos da semana devido a uma lombalgia, é opção para Rúben Amorim. O Benfica vai estar na máxima força.

O que dizem os dois treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Não considero o Benfica mais favorito. Considero que não temos nada a ganhar neste jogo. É sempre difícil porque não estamos a lutar pelo campeonato. Para o Benfica é mais fácil, ainda tem uma margem, mesmo que não consiga vencer em Alvalade"

Roger Schmidt, treinador do Benfica:"O Sporting é uma equipa de topo, têm muita qualidade individual, criatividade, velocidade, um treinador muito bom, são perigosos nas transições... Penso que é um jogo difícil, mas estamos em grande forma"

Arbitragem

João Pinheiro vai dirigir o encontro de domingo entre Sporting e o Benfica no estádio de Alvalade, em partida a contar para a 32.ª jornada da I LIga.

O Conselho de Arbitragem da FPF revelou ao final da manhã desta quarta-feira as equipas de arbitragem nomeadas para todos os jogos da 33.ª e penúltima jornada da I Liga, ficando assim a saber-se que o árbitro de 35anos da AF Braga vai então estar no Estádio José Alvalade, a partir das 20h30, acompanhado de Bruno Jesus e Luciano Maia (árbitros assistentes) e Vítor Ferreira (4.º árbitro). A cargo do VAR estará Hugo Miguel, auxiliado por Pedro Felisberto. Será o primeiro dérbi lisboeta que João Pinheiro vai dirigir na sua carreira.

O dérbi joga-se no próximo domingo no estádio José Alvalade e tem início às 20h30.