O Sporting recebe este sábado o Arouca, a partir das 20h30, no Estádio de Alvalade, em jogo a contar para a 25ª jornada da I Liga.
Em segundo lugar da prova, com menos seis pontos que o líder FC Porto, o Sporting procura regressar às vitórias, depois de um mês com alguns dissabores. Com 58 pontos, os leões somam 18 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas na presente temporada da prova.
Por outro lado, o Arouca ocupa o 15º posto com 22 pontos, fruto de cinco vitórias, sete empates e 12 derrotas.
Guia de forma
Em segundo lugar na I Liga, a seis pontos do líder FC Porto, a equipa de Rúben Amorim já teve dias mais felizes. Nos últimos cinco jogos, em todas as competições, o Sporting soma duas derrotas (Manchester City e FC Porto), dois empates (Marítimo e FC Porto) e apenas uma vitória (Estoril Praia).
Olhando apenas para os encontros da I Liga, nos últimos dez jogos, os leões somam seis vitórias, dois empates e duas derrotas. No entanto, Alvalade é a fortaleza do Sporting e, em 12 jogos disputados em casa esta temporada, a equipa de Rúben Amorim soma apenas uma derrota, com o Sporting de Braga, e um empate, com o FC Porto.
Já o Arouca viaja até Alvalade depois do empate com o Moreirense na última ronda, por 1-1. Nos últimos dez jogos, a equipa de Armando Evangelista soma cinco derrotas, três empates e apenas duas vitórias.
No entanto, último triunfo do Arouca aconteceu exatamente fora de casa, no reduto do Vitória de Guimarães, por 3-1, na 23ª jornada da I Liga.
Histórico de confrontos
O Arouca nunca venceu ao Sporting, seja em casa ou fora. Em 10 confrontos, desde 2013 até 2017, contando com I Liga e Taça de Portugal.
Já neste regresso do Arouca à I Liga, os dois emblemas encontraram-se na 8ª jornada, num jogo que terminou com mais uma vitória leonina, desta feita por 2-1.
Olhando apenas para os encontros disputados no Estádio de Alvalade, em cinco jogos o Sporting soma cinco vitórias.
As duas maiores goleadas impostas pelos leões foram por 5-1 (2013/14 e 2015/16), ambas em Alvalade. Já em Arouca, o resultado mais expressivo foi um 3-1 na época 2014/15.
O que dizem os treinadores
Rúben Amorim, treinador do Sporting: "É possível atingir os objetivos, e se tivermos isso na cabeça será fácil dar a volta por cima. Temos de vencer o Arouca, que é o que temos sempre que fazer. Respondendo diretamente, penso que não teve impacto. Se calhar o do Marítimo teve mais. E este também o pode ter, e é por isso que temos de dar a volta a isso".
Armando Evangelista, treinador do Arouca: "Sabemos que o Sporting vai ter uma entrada fortíssima e vai querer resolver o jogo o mais rápido possível, mas temos de ter a capacidade de sofrimento. Não vamos sair derrotados de Arouca".
Arbitragem
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nomeou António Nobre para o encontro em Alvalade este sábado.
O árbitro da Associação de Futebol de Leiria vai ser auxiliado por Hugo Ribeiro e Nélson Pereira, enquanto o 4.º árbitro será Flávio Lima.
O VAR fica a cargo de Fábio Melo, assistido por Sérgio Jesus (AVAR).
Comentários