Depois do recente embate na Taça da Liga, Sporting e FC Porto voltam a medir forças, desta vez em Alvalade para a 20.ª jornada da I Liga de futebol. O encontro deste domingo poderá ter uma dose grande de importância no que diz respeito às contas do título.

Com o Benfica como líder da Liga, uma derrota para o FC Porto que se encontra a oito pontos da liderança poderá deixar as contas mais encaminhadas para os encarnados.

O Sporting a 15 pontos de distância, mas também com menos uma partida, tenta não descolar da luta pelos lugares cimeiros que dão acesso à Liga dos Campeões na próxima época. Quem vai estar 'de olho' no jogo é o Sporting de Braga. Galvanizados pela vitória na Taça de Portugal frente ao Benfica, os arsenalistas sabem que uma eventual derrota do FC Porto permite a recuperação do segundo lugar caso vençam o seu jogo.

As duas equipas voltam a encontrar-se precisamente duas semanas volvidas após a final da Taça da Liga, encontro em que o FC Porto venceu o adversário por 2-0, depois de se ter imposto no Dragão por 3-0 em encontro para o campeonato na primeira volta da Liga.

Momento de forma das duas equipas

Depois da derrota na Taça da Liga frente ao FC Porto, os leões somaram dois triunfos. No regresso ao campeonato, o conjunto orientado por Rúben Amorim goleou o Sporting por 5-0, com golos de Morita (2), Marcus Edwards, Matheus Reis e Pedro Gonçalves.

frente ao Rio Ave os leões só conseguiram arrancar uma vitória a ferros, depois de terem batido o Rio Ave por 1-0, em Vila do Conde, com um golo de Youssef Chermiti.

Conquistado o único troféu que faltava à vitrine dos azuis e brancos, com a conquista da Taça da Liga, os Dragões somaram mais três triunfos consecutivos. Frente ao Académico de Viseu para a Taça (0-1), Vizela (2-0) e Marítimo (0-2) para a I Liga.

Histórico de embates

Sporting e FC Porto vão-se defrontar pela 246.ª vez na história. Os dragões lideram o histórico, com mais cinco triunfos de vantagem.

Esta temporada, os dragões começaram a temporada com um triunfo claro por 3-0 sobre o Sporting na terceira jornada do campeonato. Seguiu-se depois o triunfo na final da Taça da Liga por 2-0.

O ano de 2022 tinha começado com um triunfo, depois de rematar a anterior com mais duas vitórias, nas meias-finais da Taça de Portugal: 2-1 em Alvalade, em 03 de março, e 1-0 no Dragão, em 21 de abril.

Em jogos para o campeonato, os leões venceram 59 vezes, contra 69 vitórias do FC Porto e 49 empates.

Na época passada, em Alvalade, Sporting e FC Porto empataram a uma bola. Nuno Santos abriu o ativo e Luis Díaz empatou a partida.

Ausências e apostas para o clássico

Evanilson e Fábio Cardoso apresentam lesões musculares esta semana e devem estar indisponíveis no FC Porto para o clássico diante do Sporting.

Já Paulinho pode ir a jogo no Sporting. O juiz presidente do Tribunal Centro Administrativo Sul (TCAS), Pedro Marchão Marques, deferiu a providência cautelar apresentada pelo jogador na sequência do castigo de três jogos aplicado ao avançado leonino após a expulsão precisamente diante do FC Porto, adiando assim o cumprimento do castigo.

 O que dizem os dois treinadores

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "Em termos de opções, não podemos esconder que temos sete jogos de fora. temos menos soluções. Independentemente disso, não vamos tornar algo como decisivo para o jogo. Acredito em toda a gente. Estamos aqui para dar luta, para trabalhar. Creio que só o Eustáquio pode recuperar.  Há uma evolução natural da equipa. É dar continuidade ao trabalho com os jogadores do Sporting e ir ganhar a Alvalade, claro"

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Acredito que podemos vencer o próximo jogo. Na verdade, tenho gostado mais da forma como jogamos com as grandes equipas, mas não gosto dos resultados. Queremos uma nova fase em que o Sporting consegue vencer o FC Porto. Estamos a evoluir nos jogos grandes, nos últimos jogos com o FC Porto temos jogado bem, mas queremos outro resultado, queremos passar a ganhar":

Arbitragem

Artur Soares Dias vai dirigir o embate deste domingo entre Sporting e FC Porto, em Alvalade, a contar para a Jornada 20 da I Liga. O árbitro portuense, de 43 anos, foi o nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

Soares Dias irá contar com Paulo Soares e Pedro Ribeiro como assistentes e Nuno Almeida no papel de 4.º árbitro. Luís Godinho será o VAR, auxiliado por Rui Teixeira, como AVAR.

Sporting e FC Porto medem forças no próximo domingo, em Alvalade, com o encontro a arrancar às 18h00.