O Sporting visita este sábado o Tondela, a partir das 20h30, no Estádio João Cardoso, em jogo a contar para a 23ª jornada do campeonato nacional de futebol.

Os leões chegam a este encontro depois de uma vitória frente ao Santa Clara, por 2-1. Assim sendo, em 22 jornadas, os homens de Rúben Amorim lideram a competição de forma isolada com 58 pontos, fruto de 18 vitórias e quatro empates.

Do outro lado, o Tondela recebe os leões depois de, na ronda anterior, ter perdido por 3-0 no reduto do Portimonense. Em 22 rondas, o Tondela contabiliza ainda sete vitórias, três empates e 12 derrotas, que deixam a equipa de Pako Ayestarán no 10º posto.

Histórico de confrontos

Sporting e Tondela já se enfrentaram 11 vezes, todas para o campeonato nacional de futebol. Destes embates, os leões saíram vitoriosos por seis vezes (55%) e empataram três (27%). O Tondela apenas venceu dois dos encontros com o emblema lisboeta (18%).

Além disso, o Tondela nunca venceu em Alvalade. As duas vitórias da equipa aconteceram no Estádio João Cardoso e, no reduto dos leões, o máximo que conseguiram foi empatar.

O encontro mais recente entre Sporting e Tondela aconteceu em novembro do ano passado. Na 6ª jornada da presente temporada, os leões venceram o embate por 4-0, com golos de Pedro Gonçalves (45' e 49' minutos), Pedro Porro (79') e Sporar (93').

Focando apenas nos cinco encontros disputados no Estádio João Cardoso, os leões somam três vitórias (60%) e duas derrotas (40%).

As equipas

Do lado do Sporting, Paulinho é baixa para Rúben Amorim. Lesionado na coxa esquerda, o avançado internacional português ficou de fora da receção ao Portimonense e não esteve igualmente no empate no Estádio do Dragão e na suada vitória sobre o Santa Clara. Segundo avança o jornal O Jogo, Paulinho terá uma microrrotura num tendão na coxa esquerda só deverá voltar à competição em abril.

Por outro lado, o lateral espanhol Pedro Porro já treinou “sem limitações” e passa assim a ser opção para o jogo de sábado, depois de ter falhado o encontro da última ronda frente ao Santa Clara, devido a um problema na anca esquerda.

No Tondela, Bebeto é a única dúvida para Pako Ayestarán. O lateral-direito brasileiro esteve fora durante três semanas devido a um problema muscular, mas pode vir a regressar esta jornada.

O que dizem os treinadores

O treinador Pako Ayestarán admitiu que, embora seja “muito difícil”, o Tondela vai procurar ser a primeira equipa a ganhar ao Sporting esta época na I Liga portuguesa de futebol, no jogo da 23.ª jornada.

“Vamos procurar e tratar de ser a primeira equipa que será capaz de ganhar um jogo ao Sporting, mas a estatística está aí, com 18 vitórias e quatro empates, e sabemos que é muito difícil”, admitiu Pako Ayestarán, acrescentando: “Estamos a trabalhar nas nossas oportunidades em tratar de analisar que situações nos podem levar a estar perto da sua baliza e, a partir daí, tratar que eles não aproveitem a profundidade”.

O técnico não poupou elogios ao adversário e reconheceu as dificuldades esperadas para este sábado, admitindo que não é ser pessimista, mas sim “realista”, porque tem consciência que o Sporting “vai exigir muito” da sua equipa.

Já Rúben Amorim, não espera um jogo fácil na deslocação ao terreno da equipa da Beira. "É uma equipa diferente, tem cinco vitórias seguidas e sente-se muito confortável em casa. Tem comportamentos diferentes na intensidade e até na qualidade quando joga em casa. Vamos ter um jogo muito complicado", alertou.

Arbitragem

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou na quinta-feira os árbitros nomeados para para os encontros da 23.ª jornada da I Liga.

Nuno Almeida foi o árbitro escolhido para a visita do Sporting ao reduto do Tondela e vai ser assistido por André Campos e Pedro Felisberto.

Hugo Silva será o quarto árbitro. Gustavo Correia será o VAR, com Inácio Pereira a AVAR.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.