O Benfica tem no domingo um jogo de alto risco na Liga portuguesa de futebol, com a recepção ao vice-campeão Sporting de Braga, num momento em que as “águias” vivem sem margem de manobra à sétima jornada.
Três derrotas no arranque do campeonato (primeira, segunda e quarta jornadas) deixaram o campeão em título a nove pontos do líder FC Porto, razão pela qual o técnico Jorge Jesus já disse que a equipa está “sem crédito pontual”.

Os dois clubes, que na última época lutaram até à última jornada pelo título de campeão, defrontam-se depois de uma má semana europeia, em que o Braga perdeu em casa com o Shakthar Donetsk (3-0) e o Benfica teve igual sorte na Alemanha frente ao Schalke 04 (2-0).

Os jogos da “Champions” deixaram marcas nas duas equipas. O Braga ficou sem o central Rodriguez, que agravou uma lesão muscular, e o Benfica sem o avançado paraguaio Óscar Cardozo, com uma entorse no joelho esquerdo.

Domingos Paciência deverá recorrer ao brasileiro Paulão, enquanto Jorge Jesus poderá apostar em Alan Kardec, apesar do pouco ritmo competitivo do avançado brasileiro, recém recuperado de lesão e habitual suplente.

A sétima jornada da Liga oferece apenas na segunda-feira os jogos com outros dois “grandes”, com FC Porto, em Guimarães, e Sporting, em Aveiro, a fecharem a ronda mais tarde, devido aos jogos da Liga Europa.

Os “dragões” mantém um percurso incólume, 100 por cento vitorioso na Liga, e mesmo a visita ao Vitória de Guimarães não parece ser um teste complicado para a equipa de André Villas-Boas, nas últimas épocas habituada a vencer sem problemas no Estádio D. Afonso Henriques.

O que tem sido um problema para os rivais, para o FC Porto tem sido praticamente um “passeio”, tendo em conta os últimos resultados em Guimarães (vitórias por 5-0 em 2007/08, 3-1 em 2008/09 e 4-1 em 2009/10).

O Sporting joga um pouco antes, a partir das 19h15 no Municipal de Aveiro, com o promovido Beira-Mar, numa fase de alguma conturbação para as hostes leoninas, não só pelos maus resultados desportivos, mas também pelo agravar das suas finanças.

A jornada proporciona ainda o embate entre os dois últimos e as únicas equipas ainda sem qualquer vitória na Liga, com o Rio Ave (16.º classificado) a receber o Marítimo (15.º) no domingo, às 16h00.

Na abertura da ronda, que precede uma paragem de duas semanas, com jogos da selecções e Taça de Portugal, a Académica, a fazer um início de campeonato surpreendente (é segunda classificada), visita a União de Leiria, em jogo que tem início às 20h15 de sexta-feira. 

Sexta-feira, 1 Out:
União Leiria – Académica, 20:15 (SportTV1).
Sábado, 2 Out:
Olhanense – Vitória Setúbal, 19:15 (SportTV1).
Domingo, 3 Out:
Rio Ave – Marítimo, 16:00.
Nacional – Portimonense, 16:00.
Naval 1.º Maio – Paços de Ferreira, 16:00.
Benfica – Sporting Braga, 20:15 (SportTV1).
Segunda-feira:
Beira-Mar – Sporting, 19:15 (SportTV1).
Vitória Guimarães – FC Porto, 21:15 (TVI).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.