Famalicão e Boavista estão entre as dez oito equipas que ainda não conheceram o sabor amargo da derrota, nos dez campeonatos europeus de futebol com melhor pontuação na UEFA. Os dois emblemas nortenhos integram uma lista onde encontramos colossos como o Liverpool, Juventus e Real Madrid, de acordo com dados do 'Playmakerstats'.

O Famalicão está a ser a grande novidade na edição 2019/2020 da Primeira Liga portuguesa. A equipa de João Pedro Sousa, que subiu de divisão na última época, lidera a prova com 19 pontos, fruto de seis vitórias e um empate, sendo que um dos triunfos foi conseguido em Alvalade frente ao Sporting na penúltima jornada. Dessas seis vitórias, três delas foram longe de casa. O Boavista, que está no 7.º posto, soma duas vitórias e cinco empates.

Famalicão entre as cinco surpresas do futebol europeu
Famalicão entre as cinco surpresas do futebol europeu
Ver artigo

Dos dez emblemas que ainda não perderam, apenas dois somam por vitórias todos os jogos realizados: Liverpool e Shakhtar Donetsk, de Luís Castro. Os ingleses, atuais campeões europeus, lideram a Premier League com 24 pontos, mais oito que o Manchester City, segundo colocado.

O Shakhtar Donetsk de Luís Castro segue imparável na Liga Ucraniana e soma por vitórias os dez jogos realizados, estando agora com 10 pontos de vantagem sobre o Dinamo Kiev e Desna, ambos com 20 pontos.

Em Itália, a Juventus quebrou a invencibilidade do Inter Milão e roubou-lhe a liderança, pelo que agora a equipa de Cristiano Ronaldo é a única sem derrotas na Liga Italiana. A 'Juve' de CR7 soma um empate e seis vitórias.

Famalicão: sonhos europeus num clube em crescimento acelerado
Famalicão: sonhos europeus num clube em crescimento acelerado
Ver artigo

Com as derrotas caseiras do Bayern Munique na derradeira jornada frente ao TSG Hoffenheim e do RB Leipzig com o Schalke04 na sexta jornada, o Wolfburgo passou a ser o único clube que ainda não sentiu o 'sabor amargo' da derrota na Bundesliga. O Wolversburgo é segundo com 15 pontos, menos um que o Borussia M´gladbach, em oito jogos realizados.

Em Espanha, o Real Madrid carrega sozinho a coroa da invencibilidade, apesar de todas as críticas à equipa de Zidane. Os 'blancos' ficaram com este estatuto depois das últimas duas derrotas do Athletic Bilbao frente ao Valência e ao Celta de Vigo. Os merengues lideram a prova com 18 pontos em oito jogos (cinco vitórias, três empates).

Bayern Munique comemorou Oktoberfest de 'ressaca'
Bayern Munique comemorou Oktoberfest de 'ressaca'
Ver artigo

Na Holanda o Ajax e o PSV Eindhoven ainda não perderam e lideram, em conjunto, a Eredivisie, ambos com 23 pontos em nove jogos (sete vitórias e dois empates).

O Club Brugge, líder da Liga belga com 23 pontos em nove jogos, é outro clube que ainda não perdeu no campeonato (sete vitórias e dois empates).

Fora do top-ten do ranking da UEFA está a Grécia que nos apresenta duas equipas invictas e são ambas treinadas por portugueses. O Olympiacos do técnico Pedro Martins, onde jogam os lusos José Sá, Rúben Semedo e Daniel Podence, lidera com 15 pontos (um empate e cinco vitórias), o PAOK, liderado por Abel Ferreira e onde joga Vieirinha, tem quatro vitórias e dois empates e é terceiro colocado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.