O FC Porto quebrou uma série de invencibilidade - que ia em 58 jogos - ao perder, esta segunda-feira, em casa do SC Braga por 1-0, em jogo da 31.ª jornada da I Liga. Ricardo Horta marcou, aos 54 minutos, o único golo do encontro disputado na capital minhota.

Veja o vídeo com o resumo do jogo

Com este desaire, o FC Porto adia a decisão do título para a próxima jornada, na receção ao Vizela, mas volta a ficar à mercê dos resultados do Sporting (ainda nesta jornada contra o Boavista e depois com o Gil Vicente na próxima).

O último desaire do FC Porto foi na sexta jornada da edição anterior da I Liga, ao perder por 3-2 em Paços de Ferreira.

Sérgio Conceição não mexeu praticamente na equipa que bateu o Sporting por 1-0 e que garantiu a qualificação para a final da Taça de Portugal, tendo feito apenas uma alteração na baliza, fazendo regressar Diogo Costa. Já Carvalhal fez duas alterações face ao empate no Estoril, com Paulo Oliveira a render Diogo Leite e Castro a jogar no lugar de Miguel Falé.

Nos primeiros minutos da partida em Braga, o FC Porto ficou a pedir, por duas ocasiões, grande penalidade. Primeiro com Matheus a fazer a mancha sobre Evanilson e, um minuto depois, um lance suscetível de mão na bola por parte de Al Musrati.

Os últimos minutos do primeiro tempo ficaram marcados por dois momentos em que o SC Braga podia ter marcado, com Ricardo Horta a rematar ao ferro e depois Diogo Costa a negar o golo a Rodrigo Gomes.

Veja as melhores imagens do encontro

Contudo, no segundo tempo, assistido por Abel Ruiz, Ricardo Horta não falhou aos 54 minutos. O espanhol cruzou para o segundo poste onde apareceu o avançado português a finalizar. Aos 73', após passe do irmão André, Ricardo Horta podia ter bisado, valeu a intervenção de Diogo Costa, que salvou o FC Porto de uma derrota mais pesada. Nota ainda para alguma desatenção por parte da defesa azul e branca.

Com esta vitória, o SC Braga chega aos 59 pontos, assegurando definitivamente o quarto posto na Liga, enquanto o FC Porto lidera o campeonato, com 82 pontos, mais nove do que o Sporting, que fecha a jornada ainda hoje em casa do Boavista.

Na próxima ronda, no sábado, o FC Porto recebe o Vizela, enquanto o Sporting recebe o Gil Vicente. Na 33.ª jornada, há um Benfica-FC Porto.