O vice-presidente do Sporting, Francisco Salgado Zenha, desmentiu em declarações à SIC Notícias que o clube de Alvalade esteja à beira da falência, numa altura em que foi lançado um novo empréstimo obrigacionista.

"Não há falência técnica porque os resultados do primeiro trimestre deste exercício foram positivos. Não faz sentido dizer que o Sporting está praticamente falido. Temos de olhar para os factos. Nenhum banco fez tomada firme em nenhuma SAD de clube nos últimos anos. Podemos conviver com esse facto, mas não tem nada a ver com este caso em particular. Risco de não atingir os 15 milhões? O facto de haver mínimos em empréstimos obrigacionistas é normal", referiu na SIC Notícias.

"O Sporting tem um passivo corrente de 137 milhões de euros, o Benfica tem um passivo corrente acima dos 100 milhões de euros, acima do ativo corrente. O FC Porto por exemplo tem abaixo dos 100 milhões euros, mas tem capitais negativos e não cumpre as regras do fair-play financeiro. As pessoas têm de perceber que o futebol é muito sui generis", acrescentou.

Salgado Zenha foi ainda questionado sobre a antecipapção de 28 milhões de euros do contrato dos direitos televisivos com a NOS: "O Benfica e o FC Porto já anunciaram cada um a antecipação de mais de 100 milhões dos direitos televisivos. O valor do contrato da NOS com o Sporting é de 515 milhões de euros a 12 anos. Temos mais de 400 milhões se quisermos para antecipar e não o fizemos aindaDizem que os fatores de risco do Sporting colocam-no perto da falência. Isso está errado".

O dirigente leonino sublinhou ainda que "existem campanhas pelo medo da situação financeira do Sporting que foram arrastadas por determinadas pessoas até este momento": "Têm tentado boicotar esta operação, mas não conseguiram porque nós somos muito mais fortes. Quem? Pessoas, não interessa quem. Não conseguiram, não conseguem e não vão conseguir".