O Sporting cimentou a liderança da I Liga ao vencer o Tondela por 1-0, na 23.ª jornada da I Liga. Num desafio complicado para os Leões, foi Tiago Tomás a desbloquear o jogo com um golo aos 81 minutos. O Sporting chega aos 61 pontos e coloca pressão sobre Braga e FC Porto, equipas que ainda não jogaram nesta ronda. Depois de duas derrotas seguidas no João Cardoso para a I Liga, o Sporting consegue finalmente vencer.
5-4-1 para manter a fortaleza no João Cardoso
Este Tondela dá-se bem é com os ares de Viseu. É em casa que se sente bem, como explicam os 23 pontos conquistados no Estádio João Cardoso. Só Vitória de Guimarães e SC Braga venceram em casa dos beirões, num terreno onde Rio Ave e Moreirense empataram. Dos 24 pontos do Tondela na Liga até a 23.ª ronda, 23 tinham sido em casa.
Posto isto, o Sporting teria de fazer um grande jogo, para conquistar os três pontos e continuar a caminhada rumo ao título.
O 5-4-1 montado por Pako Ayestaran dificultava e muito a tarefa leonina. Com uma equipa muito junta, solidária, com muitos jogadores na zona da bola, o Tondela retirava espaço ao Sporting e não permitia perigo junto à baliza de Trigueira.
Não foi de admirar que nos primeiros 45 minutos não se tenha visto nenhum lance de golo, exceto um desvio de Tiago Tomás por cima.
Os beirões respondiam em contra-ataque mas também em ataque organizado, a mostrar que são uma equipa que sabe sair com bola, mesmo perante o líder da I Liga. Aos 25 minutos, João Pedro criou perigo com um remate por cima, num lance onde Adán afastou a bola para uma zona perigosa.
Dois minutos depois chegou o primeiro lance de verdadeiro perigo na baliza do Tondela: um centro largo encontrou Pedro Gonçalves, que deixou em Tiago Tomás para um remate fortíssimo. A bola levava selo de golo mas apareceu Ricardo Alves a fazer um corte fantástico. Novo lance de perigo do Sporting só aos 44 minutos: centro de Pedro Porro, desvio de cabeça de Tiago Tomás por cima, com o banco do Sporting já à espera do golo.
Ainda no primeiro tempo, destaque para um amarelo mostrado a Coates, que chegou aos cinco na Primeira Liga e assim terá de cumprir castigo frente ao Vitória de Guimarães.
Tondela a falhar, Sporting a marcar
A jogar mais na defensiva, o Tondela tinha pouco espaço para sair em contra-ataque. Aos 52 conseguiu finalmente lançar Murillo na direita, o extremo correu para a área e disparou mas Adán estava no caminho da bola e defendeu com os punhos. No minuto seguinte, novamente Murillo na direita, com um centro fantástico para uma perdida incrível de Mario González na pequena área. O banco do Tondela nem queria acreditar.
Com o passar do tempo, o Sporting passou a criar mais perigo. Aos 62 minutos Coates esteve perto de marcar mas o guarda-redes Trigueira negou-lhe as intenções.
Rúben Amorim lançou Daniel Bragança, Matheus Reis, Jovane Cabral, e Tabata nos lugares de Porro, Nuno Santos, João Mário e Feddal, passou ao 4-4-2 e conseguiu chegar ao golo. Aos 81 minutos, a defensiva do Tondela esqueceu-se de Tiago Tomás na área. Aproveitou bem Pedro Gonçalves a ganhar uma segunda bola e a servir o jovem avançado para um remate certeiro. Foi o sexto golo de TT na época, o primeiro neste 2021 e o terceiro na I Liga.
Pako Ayestaran tentou evitar a derrota, apostando mais no ataque nos derradeiros minutos, com as entradas de Rafael Barbosa, Tiago Augusto, Jaume Grau, Salvador Agra e Martinez mas não conseguiu evitar a terceira derrota da época na I Liga em casa. Antes do Sporting, só Braga e Vitória de Guimarães tinham vencido no João Cardoso.
A vitória permite ao Sporting chegar aos 61 pontos e aumentar para 23 os jogos sem perder na I Liga, reforçando assim o seu recorde de invencibilidade. Na tabela seguem SC Braga com 49 pontos (menos um jogo), e Benfica e FC Porto com 48 (dragões têm menos um encontro).
Já o Tondela somou a segunda derrota seguida e mantém-se no 11.º posto com 24 pontos.
Comentários