Um renovado Freamunde, cujo plantel assenta na formação e em jogadores de escalões inferiores, regressou hoje ao trabalho, com o objetivo de garantir a permanência na Liga de Honra de futebol, privilegiando o espetáculo e o ataque.
O presidente freamundense, José Coelho, que sucedeu a Manuel Pacheco, reiterou hoje que «a permanência do Freamunde é o grande objetivo» da sua equipa de trabalho, prometendo «consegui-la com rigor e determinação».
A quebra nos apoios financeiros, em especial da autarquia, fez baixar substancialmente o orçamento para a temporada 2012/2013, mas o dirigente recusou-se a falar em números, insistindo apenas na ideia de que «nada está a ser feito ao acaso».
«A nossa política de construção do plantel passou pela aposta na formação e em jogadores jovens de escalões inferiores, mas com qualidade», sublinhou José Coelho.
A este propósito, Hilário, novo diretor desportivo e antigo jogador do clube, confirmou que o Freamunde continua na fase de avaliação de reforços, definindo como prioridades a aquisição de um guarda-redes e de um defesa esquerdo.
O Freamunde regressou ao trabalho com 23 elementos, num equilíbrio entre repetentes, com destaque para Bock, que em breve completará 37 anos, e reforços, dos quais cinco são oriundos da formação (o guarda-redes Cris, os defesas Pacheco e Tiaguinho e os médios Edu e Fábio Jorge).
O defesa Pinto (ex-Moreirense), os médios Barbosa (de regresso após empréstimo ao Sporting de Espinho), Pedró (ex-Mirandela) e Lio (ex-Tirsense), e ainda os avançados Joel e Cristophe (ambos ex-Santa Maria) completam a lista de reforços.
Permaneceram no clube o guarda-redes Tó Figueira, os defesas Vieira, Zé Alberto, Luís Pedro e Batista, os médios Nana K, Babo, Brandão e Pedrinho, e ainda os avançados Bock, Machado e Horácio.
«Sinto-me preparado para esta aposta da direção do Freamunde, mas reconheço que vai ser o meu maior desafio enquanto treinador, o que vai exigir muita determinação», disse o treinador Nuno Sousa.
O jovem técnico, de 32 anos, vai estrear-se nos campeonatos profissionais, após dois anos a trabalhar como treinador principal no Santa Maria, da III Divisão, e aposta num discurso positivo, prometendo «uma equipa que privilegie o espetáculo, jogando ao ataque do primeiro ao último minuto, e com alma, para encher o estádio».
O primeiro teste deste renovado Freamunde realiza-se a 07 de julho, quando receber, às 17h00, uma equipa do Sindicato de Jogadores.
Estão ainda previstos encontros particulares com o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, em Sanxenxo, na Galiza, Espanha, no dia 12, em horário a indicar, seguindo-se em Freamunde o Varzim, a 14 (17h00), o Vitória de Guimarães, a 18 (20h00), no jogo de apresentação aos sócios, e o Moreirense, a 07 de agosto (17h00).
Comentários