Portugal somou na manhã desta quinta-feira o seu oitavo diploma olímpico em Paris 2024, depois de a dupla formada por Carolina João e Diogo Costa ter terminado no lugar da 'medal race' da classe 470.

O lugar nesta derradeira e decisiva regata valeu à dupla lusa o 5.º lugar final na classificação geral desta classe da vela olímpica.

Os portugueses acabaram a prova de 470 com 53 pontos, menos 6 do que o 3.º (Suécia) e 4 do que o 4.º (Espanha). O ouro vai para a Áustria (38 pontos) e a prata para o Japão (41).

Esta foi a segunda participação de Carolina João em Jogos Olímpicos, tendo sido 34.ª em laser radial em Tóquio2020, o mesmo sucedendo com Diogo Costa, que foi, em equipa com Pedro Costa, 15.º em 470 em Tóquio2020.

A melhor prestação portuguesa na classe 470 da vela continua a pertencer à dupla Hugo Rocha/Nuno Barreto, medalha de bronze em 470 nos Jogos Atlanta1996, enquanto a medalha de prata na classe star, em Roma1960, obtida por Mário Quina e José Quina, continua a ser o melhor resultado global na vela.

Com este quinto lugar, Carolina João e Diogo Costa garantiram o oitavo diploma olímpico para Portugal, depois da judoca Patrícia Sampaio, que conquistou uma medalha de bronze em -78 kg, o ciclista Nelson Oliveira, sétimo no contrarrelógio, os triatletas Vasco Vilaça e Ricardo Batista, quinto e sexto no triatlo masculino, ao qual juntaram outro na estafeta mista com Melanie Santos e Maria Tomé, a atiradora Maria Inês Barros, no fosso olímpico, e o ginasta Gabriel Albuquerque, nos trampolins.