Marco Alves, chefe da missão portuguesa, afirmou que a preocupação do Comité Olímpico de Portugal “vai, efetivamente, para a recuperação do Pedro”, que “parece estar a correr bem”, e “identificar quando é que ele estará em condições de competir e poder garantir essa qualificação para Paris”.
Entre os atletas portugueses, Susana Godinho classificou-se como a melhor portuguesa em prova, com o tempo de 1:13.17 horas, enquanto Rui Pinto foi o melhor entre os atletas lusos masculinos, terminando em 1:04.32.
Dinkalem Ayele cumpriu os mais de 21 quilómetros da corrida em 01:00.36 horas. Brigid Kosgei chegou isolada à meta na zona de Belém com o tempo de 1:05.51 horas.
O bicampeão nacional atirou o engenho a 62,94 metros ao sexto e último ensaio, batendo por 93 centímetros o recorde anterior, que Francisco Belo tinha estabelecido em 2017 em Vagos.
“Fizemos um estudo comparativo com outras federações que estiveram nos Mundiais Oregon2022 e as estatísticas falam por si (...) Portugal não aumentou o nível de testes”.
A Unidade de Integridade do Atletismo recomendou controlos antidoping mais exigentes fora de competição para que os portugueses cheguem aos Jogos Olímpicos.
O presidente da FPA manifestou esperança que, após as eleições, um novo Governo olhe de maneira diferente para o desporto nacional e que este ganhe uma maior relevância.
O campeão olímpico Armand Duplantis acrescentou mais uma medalha ao seu extenso pecúlio, tendo em conta que o homem que revolucionou a modalidade tem apenas 24 anos.
Benson Kipruto terminou a prova em 02:02.16 horas, um novo recorde do percurso e na competição feminina, Kebede também bateu o melhor tempo feminino em Tóquio, com a marca de 02:15.55 horas
A equipa formada por Fatoumata Diallo, Carina Vanessa, Cátia Azevedo e Vera Barbosa concluiu a sua eliminatória em 03.31,93 minutos e retirou mais de três segundos ao anterior recorde.
A equipa constituída por Ericsson Tavares, Ricardo dos Santos, João Coelho e Omar Elkhatib terminou a segunda eliminatória no segundo lugar, com um tempo de 03.06,57 minutos
Salomé Afonso apresentou-se em Glasgow com o 18.º melhor tempo entre as 28 participantes, contudo, será uma das 12 finalistas após ter sido segunda na sua série.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.