Com 17 medalhas no total, sendo oito de ouro, quatro de prata e cinco de bronze, o judo destacou-se ao conquistar o maior número de "podiuns" da delegação angolana nos VIII Jogos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), decorrido em Gaberone (Botswana), de 06 a 16 de dezembro.

Angola que obteve o segundo lugar da classificação geral, com 46 medalhas, e viu o desporto adaptado com cinco de ouro, o boxe com duas de ouro e três de bronze, e a natação com uma de prata e cinco de bronze como as modalidades melhores posicionadas a seguir ao judo.

Em declarações à Angop, no Aeroporto Intenacional 4 de Fevereiro, o técnico da selecção nacional de judo, Alexandre Martins, enalteceu os feitos dos seus atletas "pelo empenho, engajamento e postura ganhadora que os mesmo tiveram durante o certame".

Segundo Alexandre Martins a conquista das 17 medalhas representa um grande incentivo para os praticantes da modalidade e é fruto do empenho, trabalho e dedicação de todos, nomeadamente dos atletas, técnicos e da federação angolana da modalidade.

“Estamos todos satisfeitos pela conquista de 17 medalhas, o que mostra o potencial que o país tem, mas para tal urge a necessidade de haver mais apoios para que a modalidade obtenha mais sucesso no futuro “, afirmou o técnico.

Por sua vez, Priscila Marta, uma das medalhadas, reconheceu que tal proeza é resultado de muito trabalho e empenho de todos, representando mais motivação aos praticantes do judo em Angola.

De acordo com a atleta, da selecção nacional e do 1º de Agosto, é preciso mais apoios para que o judo nacional atinja lugares cimeiros não só na África Austral, mas também em todo continente e em outras regiões do mundo.

“A modalidade de judo mostrou ao país que tem um potencial humano, que pode trazer muitas alegrias à Nação, mas é preciso mais apoios de todos sem excepção”, salientou.

A delegação angolana ao evento, composta por 182 integrantes, entre os quais 113 atletas, com idades compreendidas entre os 15 e 19 anos de idade, representando nove modalidades, nomeadamente atletismo, atletismo adaptado, futebol, judo, natação, basquetebol, ténis, boxe e voleibol, regressou na tarde desta segunda-feira.