Santos Silva espera que Portugal marque, pela terceira vez na história, presença num mundial de râguebi, mas escusou-se a responder se, nessa ocasião, poderá marcar presença como Presidente da República.
Os 'pumas', derrotados na primeira jornada pela Inglaterra, ultrapassam assim o principal rival pelo segundo lugar no grupo e podem agora considerar-se favoritos para o apuramento, nos jogos que ainda têm contra Chile e Japão.
Portugal não vence a Geórgia há 18 anos, desde 2005, um dado que “condiciona de forma positiva” a forma como a equipa se vai apresentar em campo, considerou o treinador.
Antigo selecionador da Argentina e adjunto de Tomaz Morais na campanha que conduziu a seleção portuguesa à primeira presença no Mundial, Daniel Hourcade acredita que o râguebi português tem margem para “melhorar em tudo”.
O último triunfo de Portugal sobre a seleção da antiga república soviética data de fevereiro de 2005, em Lisboa, ainda durante o apuramento para o Mundial de 2007.
A 'Nazionale' terá agora o seu verdadeiro teste, contra os All Blacks, para se perceber se é candidata a algo mais do que a simples presença na fase final.
Se os 'lobos' vencerem os ‘lelos’, por outro lado, “a qualificação direta para o Mundial” Austrália2027 “fica bastante aberta” e com Portugal a depender apenas de si mesmo.
As duas seleções seguem agora com seis pontos, atrás do País de Gales (10), mas os fijianos dependem apenas de si próprios para seguir em frente, se vencerem Geórgia e Portugal com ponto de bónus ofensivo.
O ponta português foi expulso aos 77 minutos na derrota com o País de Gales, após ser colocado no ‘bunker’ pelo árbitro do encontro e o videoárbitro (TMO) decidir agravar a penalização.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.