Portugal estará representado com quatro surfistas na segunda ronda do Azores Airlines Pro2017, prova integrada no circuito de qualificação para o Circuito Mundial de surf, depois de hoje dois lusos terem seguido em frente.

A primeira ronda da prova, que decorre na Praia de Santa Bárbara, ilha de São Miguel, contou com cinco surfistas portugueses, mas apenas dois seguiram para a segunda ronda, na qual já estão outros dois apurados.

A competir na 17.ª bateria, Miguel Blanco garantiu o segundo lugar e seguiu em frente com uma marca de 11,93, estando já colocado na bateria 18 da segunda ronda, na qual compete também Vasco Ribeiro, apurado diretamente.

Tomás Fernandes, igualmente segundo na bateria 19, com uma marca de 11,83, vai competir na quarta-feira na bateria 20, enquanto Jacome Correia está apurado diretamente e será o primeiro do dia a competir, na bateria 1.

Os restantes três portugueses em prova foram afastados, com Manuel Morgado a cair na bateria 1 com uma marca de 8,66, quando precisava de fazer mais de 11,93 registados pelo brasileiro Robson Santos.

Também Pedro Henriques caiu na bateria 13, ao efetuar 8,30 contra os 9,67 do brasileiro Vítor Mendes, que assegurou o segundo lugar, o mesmo sucedendo com Nic van Rupp na bateria 1, que, com os seus 7,97, ficou distante dos 12,33 do igualmente brasileiro Yuri Gonçalves.