A equipa portuense selou a conquista da segunda edição da prova, à semelhança do campeonato inaugural, após a final e oito jornadas, com o jogo decisivo a disputar-se na Serra da Estrela Ice Arena.
Após o difícil triunfo de hoje, os madrilenos somam 66 pontos, mais três do que o terceiro classificado Atlético de Madrid, que só joga na segunda-feira, frente ao Valladolid. Já o Alavés, é 17.º, com 30, estando um ponto acima da zona de despromoção.
O conjunto de Tozé Marreco isolou-se no 17.º e penúltimo lugar, com 21 pontos, provisoriamente menos dois do que o AVS, 16.º, em posição de play-off, enquanto o Estrela da Amadora manteve-se com 26, no 15.º lugar
Melhor voltista português da atualidade e um dos melhores de sempre, atrás de Joaquim Agostinho, Almeida, que também ganhou a quarta etapa da Itzulia, conseguiu o melhor triunfo da carreira.
O 14.º classificado do campeonato espanhol tinha anunciado esta manhã a saída de García Pimienta, após quatro derrotas consecutivas na La Liga, incluindo na sexta-feira com o Valência.
Portugal chegou ao intervalo a vencer por 17-3, com ensaios de Francisca Mendes, Beatriz Rodrigues e Mariana Santos, o primeiro dos quais transformado por Daniela Correia.
O melhor tempo do dia foi para John Shortt, com 54,25 segundos nas eliminatórias e 53,90 na meia-final. O terceiro tempo das meias-finais foi para outro irlandês, Brandon Biss, com 56,91.
Portugal ganhou à Eslovénia no ‘play-off’ de promoção do Grupo I da zona Europa/África, e vai, pela primeira vez na história, disputar o acesso à fase decisiva da mais importante competição feminina por seleções do ténis.
O luso de 33 anos entregou no sábado um cartão com 69 pancadas, fruto de quatro ‘birdies’ (uma abaixo do par) e apenas um ‘bogey’ (uma acima), mantendo-se bem situado na tabela da competição do Challenge Tour.
A melhor das lusas na prova completou a 'meia' em 01:12.03, a sua melhor marca da temporada, em prova conquistada pela belga Chloé Herbiet, em 01:11.39
O conjunto de Bérgamo, que tinha perdido os dois últimos jogos em casa, tem agora 61 pontos, mais dois do que a ‘Juve’, que no sábado venceu o Lecce por 2-1.
Baxter, de 71 anos, regressa a Portugal, depois de ter sido adjunto de Malcom Allisson no Vitória de Setúbal, em 1987/88, sucedendo ao interino Jorge Couto, que vai permanecer na equipa técnica, a Lito Vidigal e a Cristiano Bacci.
Os ‘encarnados’ vão entrar em campo à condição no segundo posto do campeonato, a um ponto do campeão Sporting, que no sábado foi aos Açores vencer o Santa Clara, por 1-0.
A final do torneio preparatório está agendada para este domingo, às 20:00, três horas depois do jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares, sempre no Complexo Mohammed VI.
Este é o primeiro título do ano para o número um nacional de pares e 57.º classificado do ranking mundial da variante, e o 14.º em challengers, em 21 finais disputadas.
A seleção portuguesa, liderada por Neuza Silva, jogará, agora, em novembro um novo e histórico play-off para Portugal, em formato ‘round robin’, procurando aí aceder aos ‘qualifiers’ da fase final.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.