Cristiano Ronaldo foi o escolhido para se juntar a Roberto Martínez na antevisão ao jogo de Portugal frente à Islândia, naquela que é uma data para o internacional português: a 200ª internacionalização, que foi o principal tema de debate com os jornalistas.

Marcar neste jogo especial: "Era top no jogo 200 pela seleção marcar um golo. O mais importante é o nosso caminho. A equipa está bem. Três bons jogos, três vitórias. Vamos tentar fazer o quarto. Se conseguir marcar, fico feliz. Se não marcar, que Portugal ganhe, é o mais importante"

Melhor momento nestas 200ª internacionalizações: É difícil mencionar só um jogo. Tive momentos tão bons na Seleção Nacional. Os mais fáceis de memorizar são quando ganhamos, desde logo o Europeu de 2016 ou a Liga das Nações. Mas há momentos de caminhos largos, com muitas vitórias sofridas também. Prefiro dizer que o jogo mais importante é sempre o próximo, mas não deixando de fora tudo o que vivi pessoalmente, além de todas as glórias. É sempre um orgulho para mim representar a Seleção Nacional - acho que sou o primeiro da história a conseguir. Fico orgulhoso por isso, foi algo em que nunca pensei"

Importância do que tem feito pela Seleção: "Significa muito. Desde o primeiro dia que me internacionalizei, posso dizer que foi sempre o sonho para mim. Ficarei cá até achar que devo, eu, o presidente e o treinador. Nunca abdicarei de cá vir. Fazer 200 internacionalizações não é para qualquer um. Isso demonstra o amor que tenho pelo país e pela seleção. Quero continuar a jogar. Quero dar alegrias aos portugueses. Tem sido uma caminhada longa e não terminará em breve, espero eu. Com ou sem golos de Cristiano Ronaldo amanhã, que Portugal siga o seu caminho em direção ao Europeu"

Ainda sente o mesmo nervosismo de que quando começou?: "Nervoso fico sempre. Quando oiço o hino há sempre aquele nervosismo. Não é igual às primeiras vezes, mas continuo a sentir. É sinal de orgulho e responsabilidade. Representares o teu país é o auge. Se espero fazer mais? Óbvio. Por isso é que estou aqui. Quero continuar a viver o momento. Continuo bem, a jogar, a fazer golos. Isso é o mais importante. Enquanto sentir que as pessoas estão ao meu lado a gostar da minha companhia, cá continuarei. Sentir-me útil nesta equipa é motivação. Quero seguir e ajudar Portugal"

Declarações do Selecionador da Islândia sobre uma marcação 'dura' a Ronaldo: "Já estou acostumado. Em 20 e tal anos de carreira, tenho marcas em todo o lado, nas pernas, nas costas... Nada que me surpreenda. Temos de mostrar que somos melhores do que eles. Sabemos que vai ser um jogo difícil, contra uma equipa boa fisicamente. Vamos tentar ganhar o jogo"

Raio-x à Islândia: "Eles são uma excelente equipa. São fortes, jogam em casa, têm o apoio do público. Espero que possamos marcar golos e consigamos ganhar o jogo. Temos de mostrar que somos melhores do que eles"

Mais recordes à vista: "Não tenho noção. Sei que alguns recordes sou eu que os lidero, desde internacionalizações a golos pela seleção. Sei que tenho mais. Mas não sigo os recordes, os recordes é que me seguem. Fico feliz. Isso também é a minha motivação para continuar a jogar ao mais alto nível. Ainda vou conseguindo alguns. Tenho a ambição de fazer muita história por Portugal. Estou na esperança de que podemos ganhar mais alguns títulos"

Portugal defronta a Islândia esta terça-feira às 19h45 em jogo da quarta jornada da fase de qualificação rumo ao Euro 2024.