Como em todos os fins-de-semana, há muitos portugueses que se destacam pelos campeonatos internacionais. Desde a Premier League aos palcos extra-europeus do Brasileirão, há nomes a destacar que levaram a bandeira nacional além fronteiras.

Alguns portugueses terminaram o fim-de-semana com motivos para sorrir, outros ficaram lembrados pelos piores motivos. Junte-se a nós nesta viagem dos Portugueses lá fora.

Na Premier League, Rúben Neves marcou

Uma jornada intensa no futebol inglês com grandes jogos - como já tem sido hábito - e com portugueses no cartaz.

O principal destaque vai para a armada portuguesa do Wolverhampton que bateu o Nottingham Forest por 1-0. Podence, Matheus Nunes. Moutinho, José Sá, Toti Gomes e o capitão Rúben Neves foram titulares. Este último foi o autor do único golo do encontro aos 56 minutos através da conversão de uma grande penalidade. O guardião português também ajudou na vitória ao defender uma grande penalidade.

Impactante foi também o Liverpool - Manchester City que terminou com a vitória dos comandados de Klopp por 1-0. Diogo Jota e Fábio Carvalho foram utilizados nos 'Reds' e apesar de não terem marcado acabaram por se destacar pela positiva.

Do lado dos Citizens, tarde menos feliz para Bernardo Silva, Rúben Dias e principalmente Cancelo que ficou ligado ao único golo do Liverpool.

No outro lado de Manchester, Bruno Fernandes e Ronaldo também não tiveram razões para sorrir. Os dois portugueses foram titulares no empate a zero golos frente ao Newcastle, mas sem grandes destaques. CR7 acabou mesmo por ser substituído no decorrer do encontro.

O Arsenal de Fábio Vieira e Cédric Soares mantém-se na rota dos triunfos. O médio ex-FC Porto acabou por entrar no decorrer da vitória por 1-0 frente ao Leeds, mas Cédric Soares não saiu do banco de suplentes.

Olhando para o Fulham de Marco Silva, o resultado da jornada foi amargo com o empate a dois golos diante o Bournemouth. João Palhinha foi titular e cumpriu os 90 minutos.

Do lado do Everton, Rúben Vinagre assistiu do banco à derrota da equipa por 2-0 no terreno do Tottenham.

Veja a classificação da Premier League

Em Espanha, William Carvalho trouxe alegrias com um bis

Entre a constelação de estrelas que joga em Espanha, o destaque vai para o bis de um jogador que nem sequer é um avançado. Trata-se do português William Carvalho que assinou dois golos na vitória do Bétis por 3-1 frente ao Almería. Números que trazem confiança a um jogador que tem crescido a olhos vistos nestas duas últimas épocas e com um claro aviso para o Mundial do Qatar. Rui Silva também foi titular no emblema de Sevilha e ajudou na vitória final.

Menos motivos para sorrir teve o Valência. Ainda assim, André Almeida destacou-se com uma assistência no empate a dois golos diante o Elche. Thierry Correia também foi titular do lado dos Valencianos.

Para os bons resultados, falamos no Atlético de Madrid de João Félix que venceu o Athletic Bilbao por 1-0. Ainda assim, a vida não está fácil para o internacional português que entrou apenas aos 82 minutos com o resultado final já fechado.

Do Celta de Vigo, Gonçalo Paciência teve uma jornada para esquecer. O avançado português entrou aos 79 minutos e não só assistiu à derrota da equipa frente ao Real Sociedad (2-1) como também acabou expulso aos 94 minutos.

Veja a classificação da Liga Espanhola

Em França, Paulo Fonseca e portugueses do PSG com motivos para sorrir

Este foi um fim-de-semana à portuguesa na Ligue 1. Paulo Fonseca abriu o mote para o primeiro grande sorriso com a vitória do Lille diante o Starsbourg (3-0) com os portugueses André Gomes, José Fonte e Tiago Djaló a titulares.

Mais tarde, e já na reta final da jornada, foi a vez do Paris SG português regressar às vitórias no clássico frente ao Marselha. Com Vitinha e Danilo Pereira a titulares, a equipa de Galtier cimentou o primeiro lugar no campeonato com o triunfo por 1-0.

Veja a classificação da Liga Francesa

Rafael Leão venceu e Miguel Veloso foi infeliz na Serie A

Uma jornada italiana também com bandeira portuguesa. No duelo entre o Hellas Verona e AC Milan, Rafael Leão foi titular na vitória do emblema de Milão por 2-1, mas infelicidade foi mesmo a de Miguel Veloso que marcou um auto-golo que contribuiu para a derrota da equipa da casa.

Em Nápoles, Mário Rui voltou a ser titular em mais uma vitória do líder da Serie A. o lateral português cumpriu 77 minutos no triunfo por 3-2 diante o Bologna.

José Mourinho e Rui Patrício podem ser mais dois portugueses a deixar marca positiva nesta jornada. O AS Roma entra em campo esta segunda-feira a partir das 17h30 no terreno do Sampdoria.

Veja a classificação da Liga Italiana

Duelo de portugueses com vantagem do líder na Bundesliga

Em solo alemão, alguns portugueses a destacarem-se pela positiva. Diogo Leite mantém-se líder na Bundesliga e foi mesmo titular na vitória por 2-0 do Union Berlim frente ao Borussia Dortmund. Do lado dos visitantes, Raphael Guerreiro também foi titular, mas com menos razões para sorrir.

André Silva também acabou por ser feliz no Leipzig com a vitória diante o Hertha por 3-2. O avançado português foi titular, mas acabou por não fazer o gosto ao pé.

Veja a classificação da Bundesliga

Fábio Silva e Francisco Conceição noutros campeonatos

Nos palcos mais periféricos também houve portugueses em destaque.

Fábio Silva acabou por não ter um fim-de-semana feliz no Anderlecht. No clássico do futebol belga frente ao Club Brugge, o avançado português foi titular na derrota por 1-0.

No futebol neerlandês, Francisco Conceição continua a lutar por um lugar no Ajax. O extremo português foi suplente utilizado na goleada do emblema de Amsterdão por 7-1 diante o Excelsior, mas acabou por não fazer o gosto ao pé.

No Brasileirão, os confrontos no futebol marcaram o Cuiabá de António Oliveira

O futebol deve ser lembrado pelos bons motivos, mas o Brasileirão acabou por ser falad0 pelos maus motivos neste fim-de-semana e com um português ao barulho.

O técnico português António Oliveira assistiu ao descalabro no empate a um golo do Cuiabá frente ao Ceará. Os adeptos acabaram por invadir no relvado, obrigando os jogadores a fugirem para o balneário com o árbitro a ter de terminar o encontro precocemente.

As más notícias não ficaram por aqui. Abel ferreira comandou o Palmeiras num empate a zero golos com o São Paulo e o Botafogo de luís Castro foi derrotado pelo Internacional por 1-0.

O fim-de-semana ficou assim com boas e más notícias para os portugueses que continuam a ser falados pelos palcos internacionais. Espera-se assim mais motivos de destaque da bandeira nacional na próxima semana. É esperar para depois ler aqui no SAPO Desporto.