O FC Porto visita o Liverpool, esta quarta-feira, em mais um desafio de exigência máxima na Liga dos Campeões, desta vez em Anfield. O empate do FC Porto diante do AC Milan na Jornada 4 e a derrota do Atlético Madrid em Anfield no mesmo dia deixou os Dragões no segundo lugar do Grupo B, com cinco pontos.

Nesta Jornada 5, o FC Porto joga fora com o Liverpool, equipa apurada e que já garantiu o primeiro lugar, num encontro que poderá até dar apuramento aos azuis e brancos. Para tal, a equipa de Sérgio Conceição tem de vencer em Anfield e esperar que o Atlético Madrid perca com o AC Milan em casa.

Se tal não se verificar, tudo será decidido no último jogo. O FC Porto recebe o Atlético Madrid no Estádio do Dragão e o encontro ditará então o segundo lugar no Grupo B.

Guia de forma

O FC Porto chega a este encontro com 18 jogos oficiais na temporada 2021/2022, em todas as competições, nos quais somou 12 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas.

Além disso, a última partida do FC Porto terminou com uma vitória gorda, por 5-1, frente ao Feirense, para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal.

Por seu lado, o Liverpool recebe os dragões com também 18 partidas disputadas, mas com 13 vitórias, quatro empates e uma única derrota (na visita ao West Ham a 7 deste mês).

Já o último jogo dos reds aconteceu no passado sábado e terminou com uma goleada por 4-0 na receção ao Arsenal para a Premier League.

Histórico de confrontos

FC Porto e Liverpool já se defrontaram por oito ocasiões em partidas oficiais e o saldo é bastante duro para os azuis e brancos: seis derrotas (67%) e três empates (33%).

Metade dos encontros foram disputados em Anfield, onde o FC Porto perdeu três vezes (75%) e o melhor que conseguiu foi um empate (25%).

Grujic e o regresso a Anfield: "Vai ser um jogo especial e se tiver minutos, vou dar o meu melhor"
Grujic e o regresso a Anfield: "Vai ser um jogo especial e se tiver minutos, vou dar o meu melhor"
Ver artigo

O histórico começa com a eliminação nos quartos de final da Taça UEFA de 2000/01 (0-0, depois 2-0 em Anfield). Na fase de grupos de 2007/08, ao 1-1 na Invicta, os 'reds' responderam com um triunfo por 4-1 em casa.

Mais recentemente, a 14 de fevereiro de 2018, nos oitavos de final da liga milionária, Mané (25', 53' e 85') e Salah (29' e 69') esmagaram a equipa portista. Já a 17 de abril de 2019, nos quartos de final da Champions, os dragões perderam por 4-1. Mané e Salah voltaram a ser os carrascos do FC Porto, aos quais se juntaram ainda os golos de Firmino e Van Dijk.

Já no passado mês de setembro, os dragões receberam o Liverpool para a 2ª jornada deste grupo B e acabaram goleados por 5-1. Salah (2), Firmino (2) e Sadio Mané apontaram os golos dos reds, enquanto Taremi ainda reduziu para o FC Porto.

Marcano vai ser operado a um pé, Pepe segue viagem para Liverpool, mas é dúvida no FC Porto
Marcano vai ser operado a um pé, Pepe segue viagem para Liverpool, mas é dúvida no FC Porto
Ver artigo

Além de ter marcado a primeira derrota do FC Porto em vários meses, esse encontro foi ainda a terceira vez desde 2017/2018 que os dragões perderam por mais de três golos, o que aconteceu sempre com o Liverpool. Foi ainda a segunda vez na história que o FC Porto sofreu cinco golos em casa na Europa.

Antes de 2017/2018, a equipa portista não tinha sequer perdido em casa por mais de dois golos nas competições europeias. Mas, nos últimos cinco anos, tal sucedeu em três ocasiões, todas elas aos pés dos 'reds.'

O que dizem os treinadores

Jurgen Klopp, treinador do Liverpool: "Vai ser um jogo difícil para nós e espero que toda a gente em Anfield esteja no seu melhor, porque é um jogo de Liga dos Campeões e nunca tomas as coisas como garantidas. Espero que ninguém faça isso, todos juntos temos de estar prontos para a luta e estou confiante que conseguiremos isso."

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "Não fomos uma equipa coletivamente forte no jogo contra o Liverpool no Estádio do Dragão. Vamos pensar num jogo diferente. Não é fácil jogar contra equipas inglesas, mas demos uma resposta muito capaz contra o Chelsea. Vamos a Inglaterra fazer o jogo que nos dê a passagem aos oitavos."

Arbitragem

A UEFA divulgou na segunda-feira os árbitros nomeados para os encontros de quarta-feira da Liga dos Campeões, nomeadamente da visita do FC Porto ao Liverpool.

Em Anfield Road estará o árbitro alemão Felix Zwayer, que terá como assistentes Marco Achmuller e Mike Pickel; Sven Jablonski será o 4.º árbitro, com Bastian Dankert como videoárbitro e Harm Osmers como videoárbitro assistente.

Zwayer nunca dirigiu um jogo do FC Porto, mas já apitou encontros dos rivais Benfica (derrota 1-0 com o Manchester United) e Sporting (vitória por 3-1 sobre o Olympiacos).