O FC Porto dá início à sua 25.ª presença na Liga dos Campeões com uma visita ao Wanda Metropolitano, casa do Atlético de Madrid, o primeiro adversário que os Dragões vão encontrar no grupo B da fase de grupos da prova milionária.

Sérgio Conceição entra na sua quarta temporada na Champions ao serviço do FC Porto à procura de repetir a passagem à fase a eliminar das últimas três ocasiões: uma passagem aos oitavos em 2017/2018 e duas aos quartos de final, a última das quais na última temporada, quando caiu aos pés do Chelsea, que se viria a consagrar campeão europeu.

Os portistas viajam para Madrid depois do empate a uma bola no Clássico, frente ao Sporting e vão defrontar o conjunto comandado por Diego Simeone que, tal como o FC Porto, ainda não perdeu nenhum jogo oficial esta temporada.

Guia de forma

O FC Porto chega à Liga dos Campeões sem conhecer o sabor da derrota em jogos oficiais, com três vitórias e dois empates na Primeira Liga, o último dos quais frente ao Sporting, no clássico do último domingo.

Os dragões viram-se a perder após o golo de Nuno Santos aos 16 minutos, mas acabaram por chegar ao empate aos 71 minutos, com um grande golo de Luiz Díaz.

Análise: Muitas faltas, muitos cartões e um golo para cada lado. Sporting e FC Porto empataram e quem se riu foi o Benfica
Análise: Muitas faltas, muitos cartões e um golo para cada lado. Sporting e FC Porto empataram e quem se riu foi o Benfica
Ver artigo

Já o Atlético de Madrid recebe os portistas com o mesmo número de vitórias que os portistas, mas menos um jogo realizado. Além das três vitórias, os colchoneros somam ainda um empate, frente ao Villarreal, na 3.ª jornada da La Liga.

No último encontro, o Atlético bateu o Espanhol por 2-1, num encontro em que também se viu a perder graças ao golo de Raúl de Tomás aos 40 minutos. Carrasco aos 79 minutos, empatou o encontro e Lemar, aos 90+9', salvou os três pontos para o conjunto de Madrid.

Histórico

Atlético de Madrid e FC Porto defrontam-se esta noite pela nona vez, num histórico em que os colchoneros levam uma ligeira vantagem.

Os espanhóis somam três vitórias frente aos portugueses, a última das quais no último encontro entre as duas equipas, na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2013/2014. De resto, o Atlético venceu as duas partidas contra os dragões nesse grupo. A outra vitória espanhola data de 1963, no primeiro encontro entre os dois clubes, a contar para a 1.ª eliminatória da Taça das Cidades com Feiras de 1963/1964.

Espanhóis vencem e silenciam Dragão
Espanhóis vencem e silenciam Dragão
Ver artigo

Já o FC Porto bateu o Atlético em duas ocasiões, as duas na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2009/2010: 2-0 em casa, em setembro de 2009 e 0-3 em Madrid, em dezembro.

Além das vitórias de portistas e colchoneros, somam-se ainda três empates, dois deles nos oitavos de final da Champions de 2008/2009 e um na segunda mão da primeira eliminatória da Taça das Cidades com Feiras de 1963/1964.

Olhando para todos os jogos dos portistas contra equipas espanholas, o FC Porto soma 16 vitórias em 47 jogos. Registam-se seis empates e 25 vitórias para as equipas de 'nuestros hermanos'.

O que dizem os treinadores

Diego Simeone, treinador do Atlético de Madrid: "Primeiro, encontro um amigo, Conceição. Coincidimos em anos muito bons na Lazio, como companheiros. Está a dar personalidade à equipa tanto na Liga em Portugal como nas competições europeias. Pressão, agressividade, muita velocidade no jogo, com posicionamentos muito claros de como teve superioridade numérica onde podem causar estragos"

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "São equipas diferentes. Mesmo sem bola são diferentes. Somos uma equipa mais pressionante na organização defensiva. (...) A forma como reagem à bola é muito boa. Naquilo que é o seu processo defensivo são mais pacientes do que a minha equipa. A base está lá, são equipas ambiciosas, que não viram a cara à luta. Aí há semelhanças"

Árbitro

Ovidiu Hategan vai dirigir o encontro inaugural do FC Porto na Liga dos Campeões, frente ao Atlético de Madrid.

O romeno de 41 ano será auxiliado pelo compatriotas Radu Ghinguleac e Sebastian Gheorghe. O italiano Marco Di Bello estará no VAR, auxiliado por Jérôme Brisard.

O Atlético de Madrid-FC Porto tem início marcado para as 20 horas e pode ser acompanhado AO MINUTO no SAPO Desporto.