Esta terça e quarta-feira disputa-se a quarta jornada da Liga dos Campeões 2020/2021 e há sete equipas que podem já carimbar a passagem para os oitavos de final. Embora três delas precisem de uma 'mãozinha' externa, as restantes quatro só dependem dos seus próprios resultados.

Bayern de Munique, Manchester City, Liverpool e Barcelona precisam apenas de vencer os respetivos jogos para reservarem já as suas vagas para os oitavos de final. Já Chelsea, Sevilha e Juventus dependem de resultados de terceiros.

Grupo A

Na última jornada, o Atlético Madrid empatou na deslocação ao terreno do Lokomotiv Moscovo (1-1) e o Bayern de Munique goleou o Salzburgo por 6-2, na Aústria.

Assim, o Bayern de Munique lidera o grupo A com nove pontos e o Atlético de Madrid está em segundo com quatro. O Lokomotiv ocupa o 3º lugar com dois pontos, enquanto o Salzburgo soma um.

Portanto, esta quarta-feira, os alemães apenas precisam de vencer na receção ao Salzburgo para garantir a passagem à próxima fase. Se o Bayern de Munique vencer os austríacos e o Atlético de Madrid superar o Lokomotiv, também os colchoneros ficam muito perto dos oitavos.

Grupo B

Na jornada anterior, o Shakhtar Donetsk, treinado pelo português Luís Castro, viveu um autêntico pesadelo na receção ao Borussia Mönchengladbach, ao ver-se goleado por 6-0 pelo conjunto alemão, enquanto o Real Madrid somou a primeira vitória nesta edição da Liga dos Campeões, ao bater o Inter Milão por 3-2.

Com estes resultados, a equipa 'merengue' está ao segundo lugar, com os mesmos quatro pontos do Shakthar Donetsk e a um ponto do líder Monchengladbach. Já o Inter Milão ocupa a última posição com dois pontos.

Neste grupo ainda não está decidido e tudo pode acontecer nas próximas jornadas. Na quarta-feira, o Borussia Mönchengladbach recebe o Shakhtar Donetsk, enquanto o Inter recebe o Real Madrid.

Grupo C

No grupo com a única equipa portuguesa em jogo, o FC Porto venceu, na última jornada, os franceses do Marselha por 3-0, no Estádio do Dragão, e o Manchester City bateu o Olympiacos de Pedro Martins, por 3-0.

Assim sendo, o Manchester City mantém-se firme na liderança do grupo, com nove pontos, mais três do que o FC Porto (2.º). O Olympiacos somou a segunda derrota e ficou no terceiro lugar, com três pontos. O Marselha é 4.º e último colocado com três derrotas em três jogos e zero pontos.

Aqui, basta ao Manchester City conseguir um empate na visita ao reduto do Olympiacos, na quarta-feira, para agarrar um dos lugares nos oitavos de final da liga milionária.

o FC Porto pode colocar-se a um ponto de atingir, pela 12.ª vez, os oitavos de final, caso volte a vencer o Marselha e seja ‘ajudado’ novamente pelo Manchester City.

Ou seja, caso repitam em França, na quarta jornada do Grupo C, o que conseguiram no Dragão (3-0), e se João Cancelo, Rúben Dias, Bernardo Silva e companhia fizerem, na Grécia, o mesmo que no Etihad (3-0), então os ‘dragões’ ficam com o apuramento à vista.

Neste cenário, o City estaria apurado, com 12 pontos - sendo que 10 e o empate são-lhes suficientes -, e o FC Porto ficaria com nove, mais seis do que o Olympiacos, de Pedro Martins, e nove face ao ‘onze’ de André Villas-Boas, com apenas seis por disputar.

Grupo D

Na terceira jornada, o Ajax venceu o Midtjylland, por 2-1, na Dinamarca, ao mesmo tempo que Diogo Jota tinha uma autêntica noite de sonho, visto que o Liverpool foi a Itália vencer por 5-0 e Jota assinou um memorável 'hat-trick', marcando pelo terceiro jogo consecutivo.

Assim, o Liverpool está 100 por cento vitorioso no Grupo C, enquanto a Atalanta segue com quatro pontos e igualada pelo Ajax no segundo posto. O Midtjylland ocupa o último lugar, ainda sem pontos.

Esta quarta-feira também o Liverpool pode já selar o apuramento se vencer na receção à Atalanta. Esta jornada traz ainda uma boa oportunidade para o Ajax de se isolar no segundo lugar do grupo caso vença o Midtjylland e os 'reds' superem os italianos.

Grupo E

Na ronda anterior, o Chelsea bateu o Rennes por 3-0 e o Sevilha de Julen Lopetegui bateu o Krasnodar por 3-2.

Assim, Chelsea e Sevilha lideram o grupo com sete pontos cada um, enquanto Krasnodar e Rennes estão nos últimos lugares com um ponto.

Neste grupo, o Chelsea visita amanhã o Rennes, enquanto o Sevilha vai ao reduto do Krasnodar. Para passar à próxima fase, ingleses e espanhóis precisam de vencer. Se as duas equipas saírem vencedoras dos respetivos equipas, então as contas do grupo ficam fechadas.

Grupo F

À terceira jornada, os russos do Zenit receberam os italianos da Lazio num jogo que terminou empatado a uma bola e o Borussia Dortmund, com Raphael Guerreiro a titular, venceu o Club Brugge por 3-0.

Neste momento, o Dortmund lidera o conjunto com seis pontos, seguido da Lázio, com cinco. O Club Brugge conta com quatro pontos e o Zenit com um ponto.

Também neste conjunto ainda tudo pode acontecer. No entanto, o Borussia Dortmund dá um importante passo na direção dos oitavos se vencer na receção ao Club Brugge, amanhã, assim como a Lazio que recebe o Zenit.

Grupo G

No conjunto que conta com os astros Messi e Ronaldo, na última jornada, o Barcelona sofreu para vencer o Dínamo Kiev (2-1), em Camp Nou enquanto a Juventus goleou o Ferencvaros (4-1), na Hungria.

Mesmo assim, neste momento, o Barcelona segue na liderança do Grupo G, com nove pontos (três triunfos em três jogos), mais três do que a Juventus (2.º). Já o Dínamo Kiev é terceiro classificado, com um ponto, tal como o Ferencvaros (4.º).

Aqui basta ao Barcelona vencer na visita ao Dínamo Kiev para passar à próxima fase. Por seu lado, a Juventus tem de vencer na receção ao Ferencvaros e esperar que os catalães vençam também para chegar já aos oitavos de final.

Grupo H

Na terceira ronda, o Manchester United sofreu a primeira derrota nesta edição da Liga dos Campeões, no terreno do Basaksehir (2-1) e o Leipzig levou a melhor sobre o PSG ao bater os franceses por 2-1.

Com estes resultados, o Manchester United mantém-se na liderança do Grupo H, com seis pontos, os mesmos que o Leipzig. Já o PSG está em terceiro lugar com três pontos, os mesmos que o Basaksehir, que somou a primeira vitória na Liga dos Campeões.

Já amanhã, o Paris Saint-Germain recebe o Leipzig e tem de vencer se quiser manter-se na corrida pelos oitavos. Caso percam no Parque dos Príncipes e vejam o Manchester United vencer o Basaksehir em Old Trafford, os franceses ficam muito perto de dizer adeus à Champions.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.