Moralizado pelo triunfo caseiro face ao Benfica, o SC Braga começa a disputar, esta quinta-feira (20 horas), os quartos de final da Liga Europa contra o Rangers, com o objetivo de repetir 2011 e não 2020.

No Estádio Municipal de Braga, os arsenalistas vão tentar encarrilar a segunda presença da sua história nas meias-finais da Liga Europa, repetindo 2010/11, perante uns escoceses frente aos quais caíram, com duas derrotas, nos 16 avos da edição 2019/20.

O SC Braga conta com um apuramento e uma eliminação nas duas presenças em quartos de finais das taças europeias de futebol, ambas na Liga Europa. Na vez que se apurou chegou até à final de Dublin, a qual o FC Porto de André Villas-Boas foi mais forte que a formação minhota comandada por Domingos Paciência.

Histórico de confrontos

Há dois anos, em 2019/20, os dois conjuntos encontraram-se nos 16 avos de final da Liga Europa e foi a formação então comandada pelo inglês Steven Gerard a seguir em frente, com vitórias nos dois encontros da eliminatória. Os escoceses ainda conseguiram, porém, dar a volta ao resultado, para vencerem por 3-2, com dois tentos de Ianis Hagi, aos 67 e 82 minutos, e um de Joe Aribo, aos 75.

Na segunda mão, em Braga, os ‘arsenalistas’ não conseguiram o golo que lhes daria o apuramento – os golos fora ainda valiam a dobrar em caso de empate - e acabaram mesmo derrotados, por 1-0, culpa de um tento de Ryan Kent, aos 61 minutos.

Guia de Forma

As equipas vêm de resultados opostos, o SC Braga de vencer o Benfica (3-2) e o Rangers de perder o dérbi de Glasgow, o que significou ter visto o ‘fosso’ aumentar para seis pontos de diferença para o primeiro lugar.

Segundo classificado do campeonato escocês, o Rangers vem de uma derrota caseira no dérbi de Glasgow com o Celtic (2-1), tendo ficado a seis pontos dos grandes rivais na tabela classificativa.

No SC Braga, Sequeira, Gorby e Roger estão fora do lote de opções devido a lesão.

O avançado colombiano Alfredo Morelos, melhor marcador do Rangers, é ausência confirmada para a eliminatória devido a lesão, algo que o técnico neerlandês lamentou, considerando-a “uma grande baixa”.

O que dizem os treinadores

O técnico do Rangers, Giovanni van Bronckhorst, elogiou o SC Braga, “uma boa equipa, que ganhou ao Benfica na última semana [3-2]. É um adversário complicado de ultrapassar”, destacando ainda o facto de os minhotos terem eliminado o Sheriff e o Mónaco.

O treinador do SC Braga disse querer "explorar ao máximo" as “lacunas” do Rangers e colocar-se na frente da eliminatória. Carvalhal voltou a repetir a ideia de “uma noite à Braga”, o que significa um “grande apoio dos adeptos” e a equipa, “dentro de campo, a fazer o seu papel e a dar o melhor individual e coletivamente”.

Arbitragem

O italiano Davide Massa, de 40 anos, é o árbitro do jogo e contará no Estádio Municipal de Braga com os árbitros assistentes Filippo Melli e Stefano Alasio, e no videoárbitro estará o também italiano Paolo Valeri, em jogo que terá início a partir das 20:00.

Já esta época, Davide Massa arbitrou uma equipa portuguesa, na derrota do Sporting na visita ao Ajax (4-2), na fase de grupos da Liga dos Campeões, em 07 de dezembro.

Em relação ao SC Braga, Massa encontrou-se pela última vez com a equipa portuguesa em agosto de 2019, na qualificação da Liga Europa, num jogo em que os ‘arsenalistas’ venceram foram o Spartak de Moscovo (2-1).