O Cardiff City vai honrar os compromissos assumidos com o Nantes e pagar a transferência de Emiliano Sala, apesar de nunca poder vir a contar com o jogador.
O emblema galês confirmou que já recebe a primeira fatura do Nantes relativa ao pagamento da primeira tranche da transferência do avançado argentino que, recorde-se, desapareceu enquanto viajava de avião para o País de Gales.
Foi o próprio Mehmet Dalman, presidente do Cardiff, quem confirmou ter recebido a fatura, no valor de seis milhões de euros.
"É verdade, mas esse é um assunto delicado. O corpo do Sala não foi ainda recuperado e devemos mostrar respeito pela família. Há o processo de recuperar o avião. É muito cedo para comentarmos", disse o dirigente, citado pelo jornal francês 'L'Équipe'.
Ainda as autoridades britânicas estavam à procura do avião desaparecido (entretanto encontrado no fundo do Canal da Mancha) e já avizinhava uma batalha judicial, entre Nantes, Bordéus (que detinha uma percentagem do passe do avançado de 28 anos) e o Cardiff. A imprensa inglesa escrevia que o Cardiff não iria pagar pela transferência até estar totalmente esclarecido com todos os pormenores sobre o acidente que ocorreu com o avião que transportava Sala de Nantes para Cardiff no dia 21 de janeiro. Até porque o emblema galês tinha-se disponibilizado para tratar da viagem mas o jogador recusou.
Apesar disso, Mehmet Dalman fez questão de esclarecer que nunca disse que o Cardiff não iria pagar ao Nantes.
"Nunca dissemos que não o íamos fazer. Vamos pagar, mas quando chegar o momento certo para isso", acrescentou.
O Cardiff já devia ter liquidado uma parcela da transferência - seis milhões de euros -, mas acabou por cancelar a transação. O Nantes, na voz de Waldemar Kita, presidente do clube, disse que poderia recorrer aos tribunais para reclamar os seus direitos.
"Não quero falar de dinheiro, numa altura em que estamos a viver esta situação dramática. Agora não vamos reclamar nada mas logo veremos o que fazer", disse o dirigente à imprensa francesa, a 26 de janeiro.
Mas esta quarta-feira, o emblema francês deu instruções ao seu departamento jurídico para começar a diligências, de modo a receber os 17 milhões de euros. A Agência France Press cita uma fonte próxima do clube gaulês para referir que os 17 milhões de euros acordados para a transferência do argentino não foram pagos, apesar da mesma já ter sido registada pelas diversas autoridades.
Caso o clube galês não cumpra com o contratualizado, o FC Nantes levará o caso à FIFA. A rádio BBC, no País de Gales, noticia que o clube francês fixou um prazo de dez dias para os executivos do Cardiff pagarem os primeiros cinco milhões de euros antes de avançar com uma ação legal.
Outro emblema francês interessado na questão é o Bordéus. Os girondinos reclamam 50 por cento do valor da transferência, uma vez que detinham metade do passe do avançado de 28 anos, de acordo com o jornal 'Presse Océan'. O Bordéus queria receber já a metade dos seis milhões, referentes a primeira tranche da transferência de Sala do Nantes para o Cardiff. Ao todo, o clube terá direito a 8,5 milhões de euros.
A 21 de janeiro, o avião que transportava Emiliano Sala de Nantes, França, para Cardiff, no País de Gales, desapareceu dos radares quando atravessava o Canal da Mancha. O último contacto foi feito por volta das 20h00, quando o piloto pediu autorização para baixar dos 1500 para os 700 péS. O monomotor Piper PA-46-310P Malibu desapareceu dos radares A cerca de 20 kms a norte de Guernsey.
No domingo, os destroços da aeronave foram localizados por uma equipa de busca privada comandada pela família Sala: um corpo foi localizado na segunda-feira na aeronave.
Sala, que havia assinado por três anos e meio, foi a maior transferência já feita pelo clube galês, que atualmente luta para se manter na ‘Premier League’, a divisão maior em Inglaterra.
O argentino, que iniciou a carreira nos portugueses do FC Crato e representou também o Bordéus, o Orleáns, o Chamois Niortais e o Caen, tinha-se encarregado de marcar o voo, recusando a oferta de transporte oferecida pelo clube galês.
O atleta tinha sido treinado por Sérgio Conceição, atual técnico do FC Porto, no Nantes, no qual foi companheiro de Sérgio Oliveira, na altura emprestado pelos ‘dragões’.
Comentários