O Benfica recebe esta segunda-feira o Marítimo, no Estádio da Luz, em jogo da 25.ª jornada da Primeira Liga, numa partida com início marcado para as 19 horas.

Os encarnados chegam a esta partida numa das melhores fases da época, depois de quatro vitórias consecutivas na prova - Rio Ave, Belenenses SAD, Boavista e Sporting de Braga.

Além disso, o Benfica não sofreu golos em qualquer dos últimos cinco encontros. O último golo sofrido pelas águias aconteceu a 14 de fevereiro no empate a uma bola com o Moreirense.

Assim sendo, o Benfica ocupa atualmente o 3º lugar do campeonato nacional com 51 pontos, fruto de 15 vitórias, seis empates e três derrotas. Já o Marítimo está no 16º posto com 21 pontos, os mesmos que Nacional e Boavista, que estão em posição de descida.

Os madeirenses viajam para Lisboa depois da derrota frente ao Famalicão, por 4-0, na 24ª jornada. Até agora, o Marítimo leva seis vitórias, três empates e 15 desaires, que deixam a equipa insular no antepenúltimo lugar da I Liga - que disputa um play-off de despromoção.

Histórico de confrontos

Lisboetas e madeirenses já se encontraram em 96 ocasiões: 66 terminaram com vitória encarnada (69%) e 18 em empate (19%). O Benfica perdeu apenas 12 em todas as competições, sendo que 10 dessas derrotas foram precisamente na I Liga, ou não fosse esta a prova que mais contribui para o registo entre as duas equipas.

O encontro mais recente entre os dois emblemas aconteceu no início de dezembro para a 8ª jornada. No Estádio dos Barreiros, o Benfica venceu por 2-1 com golos de Pizzi e Everton, depois de Rodrigo Pinho ter inaugurado o marcador para os homens da casa.

Antes dessa partida, o Marítimo tinha vencido os encarnados, por 2-0, na 29ª jornada da época 2019/2020. Apesar dessa vitória, o registo não é muito positivo para o Marítimo, que nos últimos cinco anos, em 15 jogos, venceu apenas dois: o da época passada (2-0) e o da 12.ª jornada da I Liga 16/17 (2-1). As coisas não melhoram se tivermos em conta os resultados das derrotas maritimistas na última meia década: em nove partidas o Benfica venceu por três ou mais golos de diferença, nos quais se incluem três derrotas por 6-0, a mais recente em abril de 2019, no Estádio da Luz.

As coisas pioram para os madeirenses se olharmos só para o registo no Estádio da Luz: no reduto dos encarnados, o Marítimo soma apenas uma vitória em toda a história - a 12 de setembro de 1987, ou seja, há mais de 33 anos.

As equipas

Na equipa da casa, Jorge Jesus não contará com Pizzi na receção aos Leões da Madeira. O médio viu o quinto amarelo na Liga e terá de cumprir um jogo de castigo. Pizzi viu amarelo depois de uma falta sobre João Novais, aos 65 minutos, na vitória por 2-0 sobre o Sporting de Braga.

Além do capitão dos encarnados, o único jogador indisponível é André Almeida, a recuperar de lesão.

Do outro lado, Júlio Velázquez está desfalcado do avançado Rodrigo Pinho, que viu o 5.º amarelo na prova, na goleada sofrida pelo Marítimo frente ao Famalicão.

Rodrigo Pinho era um dos vários jogadores dos madeirenses em risco e acabou por ser admoestado, tal como Léo Andrade, que também terá de cumprir castigo frente ao Benfica.

Além disso, Jorge Correa, Pedro Pelágio e Beltrame estão em dúvida, enquanto Sassá e Soderstrom não entram nas contas do treinador espanhol devido a lesão.

O que dizem os treinadores

Jorge Jesus antecipou o embate frente ao Marítimo: "É um clube histórico do nosso campeonato, está neste momento numa classificação que não tem muito a ver com o valor da equipa. Tanto assim é que eliminou o Sporting da Taça de Portugal e ganhou no Dragão para o campeonato. Vamos de certeza encontrar um Marítimo diferente do último jogo. O treinador vai mudar o sistema tático. Preparámo-nos para isso. Tenho quase a certeza que vai jogar com um 5x4x1, com quase todos os homens atrás da linha da bola."

Arbitragem

Árbitro: Luís Godinho
Assistentes: Rui Teixeira e Valter Rufo
4.º árbitro: Bruno Rebocho
VAR: André Narciso
AVAR: Paulo Brás