O FC Porto recebe esta terça-feira, a partir das 21h15, o vizinho Boavista em partida da 28.ª jornada da I Liga. Alcançados no topo da tabela pelo rival Benfica na anterior jornada, depois de não terem ido além de um 'nulo' na visita ao 'lanterna vermelha' Desportivo das Aves, os 'dragões' vão entrar em campo já a saber o que as 'águias' fizeram no seu jogo, ante o Santa Clara.

Quanto ao Boavista, chega ao encontro no oitavo lugar, ao qual ascendeu com o triunfo na receção ao V.Setúbal, na última jornada, naquele que foi o segundo triunfo consecutivo dos 'axadrezados' na prova.

A partida - um 'dérbi eterno' da cidade do Porto - vai ter lugar na noite de São João, o que chegou a colocar a realização da partida nesta data em dúvida, entretanto confirmada.

Num jogo com muita história - será a 140ª vez que as duas equipas medem forças em provas oficiais, a 114ª vez para a I Liga portuguesa - a pressão estará então do lado do FC Porto, com o Boavista tranquilo na tabela classificativa, com a manutenção praticamente assegurada e longe da luta por um lugar europeu.

Histórico de confrontos

O primeiro embate oficial entre as duas equipas, que data de 4 de janeiro de 1914, em partida do Campeonato do Porto, e terminou com vitória por 2-1 do Boavista.

Desde então, ao todo, FC Porto e Boavista já se defrontaram então em jogos oficiais por 139 vezes e o saldo é, como seria de esperar, favorável aos 'dragões', que venceram 95 desses encontros, perdendo apenas 23. Em jogos da I Liga o saldo é de 80 vitórias para o FC Porto e 17 para o Boavista.

E, em partidas que tiveram o conjunto 'azul e branco' como anfitrião, esse saldo sorri ainda mais aos 'azuis e brancos': 70 jogos, 56 vitórias dos 'dragões' e apenas cinco vitórias dos 'axadrezados', que não vencem no terreno do rival citadino desde 2004, quando um golo de Cafú aos 90+3 valeu ao conjunto do Bessa, então treinado por Jaime Pacheco, um triunfo por 1-0 sobre um FC Porto orientado pelo espanhol Víctor Fernández e que se tinha visto reduzido a dez elementos cedo no jogo, por expulsão de Benni McCarthy. Desde então, nas últimas oito visitas ao terreno do FC Porto, o Boavista só não perdeu uma vez e só marcou um golo.

O FC Porto venceu mesmo os 11 últimos jogos entre as duas equipas, em casa ou fora, e não perdeu nenhum dos últimos 14.

Na primeira volta, o FC Porto foi ao Estádio do Bessa arrancar um triunfo suado por 1-0. Um grande golo de Alex Telles, ainda na primeira parte, valeu o triunfo.

Guia de Forma

O FC Porto chega a este encontro depois de ter vencido apenas um dos três jogos que disputou desde o retomar da competição depois do interregno ditado pela COVID-19. Esse triunfo surgiu no único desses três jogos que disputou em casa (1-0 ao Marítimo). Nos outros dois, o conjunto de Sérgio Conceição somou uma derrota (na visita ao Famalicão) e um empate (na já referida visita à Vila das Aves).

Recuando um pouco mais no tempo, o FC Porto venceu apenas quatro dos últimos oito jogos que disputou no conjunto de todas as competições. A jogar em casa, os 'dragões' só somaram uma vitória nos últimos três jogos.

Já o Boavista vem de duas vitórias nos dois últimos jogos, uma delas na sua última deslocação, no terreno do Sp.Braga. Foi um dos cinco triunfos que os 'axadrezados' já lograram na presente edição da I Liga. Apenas FC Porto, Benfica, Braga e Rio Ave já ganharam mais vezes esta temporada fora de portas na prova e a turma do Bessa é mesmo, a par do Benfica, a equipa que menos golos sofre fora de casa na competição (apenas 10 golos sofridos).

O que dizem os treinadores

Na antevisão do encontro, Sérgio Conceição frisou que, se o FC Porto quer ser campeão tem de ganhar. "Espero que o FC Porto seja competente e consiga ganhar o jogo. O adversário tem vindo de bons resultados, e se não é a melhor é das melhores defesas fora, mas são dificuldades que temos de contornar se queremos ser campeões.  cabe-nos ter soluções para essas dificuldades que os adversários nos colocam nos jogos", sublinhou, antes de abordar também a falta de golos dos seus avançados.

"O trabalho dos avançados é também de criar e ceder espaço para que outro companheiro faça golo. Para mim é tão interessante isso como ele fazer o golo. O trabalho do avançado não é fazer só golos, como também pedimos golos aos defesas nas bolas paradas e aos avançados que sejam os primeiros a defender ou que o guarda-redes seja o primeiro a construir. O FC Porto é um coletivo, foi a equipa que não conseguiu fazer golos e o mesmo acontece com a defesa", referiu Conceição que abordou igualmente a questão da data do jogo, deixando 'farpas' a Lisboa.

Do lado do Boavista, o treinador, Daniel Ramos, garantiu que a sua equipa "vai lutar pelo melhor resultado" no dérbi.

"Se conseguirmos ser uma equipa idêntica à que esteve presente nos últimos jogos depois da retoma, certamente será uma equipa a criar dificuldades ao FC Porto e a discutir o resultado. Temos as nossas armas e espero que a equipa corresponda mais uma vez. Fizemos três bons jogos e esperamos dar continuidade. Um dos objetivos é sermos sólidos e bem organizados e apresentar bons níveis de agressividade", apontou.

Equipas prováveis

Do lado do FC Porto, Alex Telles vai regressar depois de ter cumprido castigo na Vila das Aves. Iván Marcano, contudo, continua de fora devido a lesão e Zé Luís, que foi titular no último jogo, sofreu uma lesão muscular e está em dúvida. Do lado do Boavista, Paulinho regressa de castigo e não há notícia de 'impedidos'.

FC Porto: Marchesín; Tomás Esteves, Pepe, Manafá, Alex Telles; Danilo, Sérgio Oliveira, Otávio; Corona, Marega, Tiquinho Soares.

Boavista: Helton Leite; Marlon, Neris, Ricardo Costa, Fabiano, Carraça; Idris, Paulinho, Sauer; Cardozo, Bueno.

O árbitro

Artur Soares Dias, da AF Porto, foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro. Rui Licínio e Paulo Soares serão os assistentes, enquanto Fábio Melo o 4.º árbitro. VAR e AVAR ficarão a cargo de Manuel Oliveira e Pedro Ribeiro, respetivamente.

Será a quarta partida que o árbitro apita do FC Porto esta época, depois de ter estado nos triunfos sobre Moreirense (fora) e Benfica (casa), bem como no último encontro que os 'dragões' não venceram na qualidaide dos anfitriões (empate com o Rio Ave). Soares Dias já dirigiu também dois jogos do Boavista esta época, ambos fora, e o conjunto do Bessa não venceu nenhum (empate em Guimarães, derrota em Setúbal).

O jogo

O dérbi portuense tem início marcado para as 21h15 no Estádio do Dragão. Poderá seguir tudo sobre o encontro AO MINUTO, aqui, no SAPO Desporto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.