É um Sporting com a moral em alta aquele que vai visitar o Moreirense esta segunda-feira, na 22.ª jornada da Primeira Liga de Futebol. No Parque Desportivo Comendador Joaquim de Almeida Freitas, a formação leonina tentará a oitava vitória seguida na prova, num ano em que aposta forte no campeonato.

Os verde e brancos podem igualar o rival Benfica na liderança, em caso de vitória, e chegar aos 55 pontos (menos um jogo). Já o Moreirense ficará a três do Vitória Sport Clube (5.º com 41 pontos) se derrubar os leões.

Rúben Amorim tem todos os jogadores à sua disposição, situação que lhe permite fazer uma melhor gestão do plantel, já a contar também com o jogo da segunda-mão dos play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, diante do Young Boys, depois da vitória por 3-1 na Suíça.

As 12 vitórias nos últimos 13 são o atestado perfeito da competência leonina nesta fase. A fazer uma grande época, com a Europa na mira, os cónegos tentarão fugir do Arouca na luta pelo sexto posto e aproximarem-se dos vizinhos Vitória Sport Clube e SC Braga.

O defesa Alhassane Syla é a única baixa no plantel às ordens de Rui Borges.

Momento de forma: leão com fome, cónegos intermitentes

O Sporting vai numa sequência de sete vitórias seguidas na Primeira Liga, neste que é o melhor momento da equipa na prova. Na última ronda despachou o SC Braga, apontado como um dos candidatos ao título no início da época, com um 5-0 em Alvalade. Na jornada anterior tinha dado 8-0 ao Casa Pia, depois de um 5-2 ao Vizela.

Os leões tem o ataque mais concretizador, com 58 golos, e tem no avançado Viktor Gyokeres um autêntico terror para os defesas contrários, como mostram os 30 golos e 10 assistências nos 35 jogos disputados esta época pelo sueco de leão ao peito. O possante avançado lidera a lista dos melhores marcadores da I Liga com 16 golos.

O Moreirense tem crescido muito, principalmente desde que Rui Borges pegou na equipa. Numa época que seria para lutar pela permanência, os cónegos estão a bater às portas da Europa com o 6.º posto no campeonato. Na última ronda, o Moreirense venceu em casa o GD Chaves. Nos últimos 10 jogos na I Liga, perdeu apenas com o FC Porto, Braga e com uma Casa Pia, numa surpreendente goleada caseira (4-1).

Histórico: Cónegos só bateram leões uma vez na vida

Para encontrar a única vitória do Moreirense diante do Sporting na Liga, é preciso ir até 20 de setembro de 2003, há quase 11 anos, quando um golo de Manoel aos 90+3 deu os três pontos aos cónegos. Há uma outra derrota leonina diante do Moreirense, em outubro de 2012, na terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Ao todo, os dois emblemas já mediram forças em 28 ocasiões, num histórico de quase domínio total dos leões. São 20 vitórias para o Sporting, contra apenas as duas já mencionadas do Moreirense, num histórico que terminou empatado apenas por seis vezes.

Se focarmos apenas nos jogos da Primeira Liga, são 25 triunfos dos leões contra um dos cónegos e cinco empates.

Apesar do desnível de resultados entre ambos, o Sporting tem sentido dificuldades em casa do Moreirense. Nos 12 jogos lá disputados (22 golos marcados e 11 sofridos) levou os três pontos para casa em sete ocasiões. Há a registar quatro empates.

Na época passada, Moreirense e Sporting não se defrontaram no Comendador Joaquim de Almeida Freitas porque os cónegos estavam na Segunda Liga, mas na temporada anterior, os leões tinham vencido por 2-0, com golos de Paulinho e Slimani.

Nos últimos 10 jogos em casa, o Moreirense não conseguiu vencer o Sporting mas só perdeu por seis vezes.

Na primeira volta em Alvalade, a equipa de Rúben Amorim ganhou por 3-0, com golos de Hjulmand, Gyokeres e Diomandé.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting:

"Vai ser um jogo muito diferente do da Liga Europa. O Moreirense não tem qualquer responsabilidade, mas vai querer vencer o jogo. Nós olhámos para todos os jogos do Moreirense em casa, num campo ligeiramente mais curto, e isso muda logo a abordagem às bolas paradas. Nós teremos de ser muito bons com bola e não os deixar ser fortes nas transições. O campeonato é feito de vários momentos e nem sempre sai sempre tudo bem num primeiro lance. Estamos preparados para um jogo difícil e também para a montanha que vamos ter de escalar daqui até ao fim do campeonato."

Rui Borges, treinador do Moreirense:

"Vamos enfrentar uma equipa que, em termos individuais e coletivos, está num momento de forma acima das outras. Sabemos que vamos passar por dificuldades e temos de perceber que vai haver alturas que vamos ter que sofrer juntos (...) é a equipa que atualmente está com mais confiança e dinâmica. É a mais competitiva e intensa no sentido de jogo coletivo. Conseguimos identificar algumas dessas dinâmicas, mas depois é difícil pará-las, porque, em termos coletivos, são muito fortes."

O Moreirense-Sporting está agendado para às 20h15 desta segunda-feira, e terá arbitragem de Fábio Veríssimo. Pedro Martins e Hugo Marques serão os auxiliares, Ricardo Baixinho o 4.º árbitro. No VAR estará Fábio Melo, que contará com a ajuda do AVAR Luís Costa.

Um jogo para seguir EM DIRETO no SAPO Desporto, com vídeos dos principais lances.