O Sporting recebe na noite deste sábado o Moreirense, a partir das 20h30, no Estádio de Alvalade, em jogo a contar para a 9ª jornada do campeonato nacional de futebol.

Os leões chegam a este encontro no 3º lugar da tabela com 20 pontos, fruto de seis vitórias e dois empates, enquanto o Moreirense ocupa o 14º posto com sete pontos (uma vitória, quatro empates e três derrotas).

Guia de forma

O Sporting recebe o emblema de Moreira de Cónegos poucos dias depois de ter vencido o Besiktas, na Turquia, por 4-1, em jogo a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Já antes da paragem para os compromissos das seleções, no início de outubro, o Sporting venceu o Arouca por 2-1, para a 8ª jornada do campeonato.

Os leões chegam a esta partida com uma sequência de três vitórias consecutivas, em todas as competições. A última vez que a equipa de Rúben Amorim provou o sabor da derrota foi no final de setembro, frente ao Borussia Dortmund para a Champions.

Desgaste físico não afasta Pedro Gonçalves da receção do Sporting ao Moreirense
Desgaste físico não afasta Pedro Gonçalves da receção do Sporting ao Moreirense
Ver artigo

No que ao campeonato diz respeito, os leões têm também três vitórias consecutivas. Antes disso, a equipa empatou na visita ao Famalicão da 4ª jornada, por 1-1.

Do outro lado, o último jogo do Moreirense aconteceu na semana passada, frente ao Oriental, para a Taça de Portugal. A equipa de Moreira de Cónegos conseguiu a vitória, mas apenas no prolongamento.

Antes disso, os homens de João Henriques empataram com o Marítimo (0-0), venceram o Arouca (2-1) e foram goleados pelo FC Porto (5-0).

Histórico de confrontos

Sporting e Moreirense vão-se defrontar este sábado pela 26.ª vez na história, a 23.ª se contarmos só com os encontros da Primeira Liga.

O histórico é favorável à equipa de Alvalade, que soma 17 vitórias (68%) no duelo com os minhotos. O Moreirense venceu os leões em duas ocasiões (8%), ambas em casa, uma para a Taça de Portugal, em 2012 e outra para a I Liga, em 2003. Seis dos encontros terminaram empatados (24%).

Olhando apenas aos dez encontros mais recentes entre as duas equipas - todos para a Liga - o Sporting somou sete vitórias e três empates.

O último dos jogos entre os dois clubes terminou exatamente em empate, por 1-1, em abril deste ano, a contar para a 25ª jornada da época 2020/2021, em Moreira de Cónegos.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "O Moreirense é uma equipa muito bem trabalhada, que não tem responsabilidades neste jogo. Pode jogar em 3-4-3 e igualar o nosso esquema. Não sabemos ao certo como se vai apresentar. Mas o nosso foco é muito na nossa equipa. O Moreirense tem jogadores rápidos e isso é sempre perigoso quando não se joga com responsabilidades. Vimos de um jogo da Liga dos Campeões, com uma vitória, e agora temos de mudar o ‘chip", disse.

João Henriques, treinador do Moreirense: "Até ao momento, só perdemos contra equipas da semelhança do Sporting. Queremos quebrar isso. É uma ambição legítima, sabendo das dificuldades que existem ao encarar uma equipa consistente, cujas individualidades dispensam apresentações e cuja equipa técnica está a dar continuidade ao bom trabalho feito na época anterior. Estando numa noite boa e no nosso melhor, podemos aproximar-nos da qualidade do Sporting".

Arbitragem

O Conselho de Arbitragem de Federação Portuguesa de Futebol revelou que Vítor Ferreira vai ser o árbitro principal da visita do Moreirense ao Sporting.

O árbitro da AF Braga vai ser auxiliado por Nelson Cunha e Nuno Eiras. O quarto árbitro será Carlos Macedo. O VAR ficará a cargo de Luís Ferreira e João Gonçalves (AVAR).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.