Sebastian Coates, 'El Capitan' do Sporting, foi fulcral na reviravolta da última noite no reduto do Gil Vicente, marcando os dois golos que garantiram mais três pontos para os leões, naquele que foi o primeiro jogo de Coates a bisar na I Liga.

De resto, o uruguaio nunca tinha bisado na sua carreira até à presente época, mas esta temporada já lã vão dois 'bis': o da última noite, em Barcelos e o do passado mês de novembro, frente ao Sacavenense, para a Taça de Portugal (7-1).

Com os dois golos da vitória leonina, Coates passou a somar 21 golos marcados ao serviço do Sporting e destes, seis foram essenciais para garantir quer pontos na Primeira Liga, quer empates em eliminatórias em que o leão acabaria por levar a melhor.

Os primeiros três pontos sacados 'a ferros' por Coates surgiram em fevereiro de 2018 quando, na visita a Tondela, o Sporting se viu a perder por 1-0 aos 13 minutos. Bas Dost empatou ainda no decorrer da primeira parte e o segundo tempo foi de domínio leonino, mas sem chegar ao golo.

Isto até aos 90+9 minutos quando Coates, no último lance da partida, aproveitou uma 'assistência' do poste e atirou a contar, garantido a vitória à turma de Alvalade.

Quase dois meses depois, o uruguaio voltou a aparecer para resgatar o leão. O Sporting jogava a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal em casa, depois de, na primeira mão, ter perdido por 1-0 na visita ao Estádio do Dragão.

Após 84 minutos sem golos, Coates, após canto de Bruno Fernandes, aproveitou da melhor forma um mau alívio de Marcano para bater Casillas e fazer o golo que empatava a eliminatória frente ao FC Porto.

Depois de um prolongamento sem golos, tudo ficou decidido nas grandes penalidades, onde o Sporting venceu por 5-4 e garantiu a presença no Jamor, numa final de má memória para os sportinguistas.

Na época seguinte, o uruguaio voltou a ser fundamental para empatar uma eliminatória, desta feita na Taça da Liga. O Sporting defrontava o SC Braga na meia-final da prova e viu-se a perder por 1-0 aos três minutos, graças a golo de Dyego Sousa. Ainda no decorrer do primeiro tempo, aos 37', Coates saltou mais alto que a concorrência e empatou o encontro.

O golo de Coates foi o último da partida, que teve de recorrer às grandes penalidades para encontrar o finalista. O uruguaio até falhou a sua grande penalidade (tal como Bas Dost e Nani), mas o Sporting levou a melhor vencendo por 3-4.

Já no início da época 2019/2020, um golo de Coates garantiu um ponto na visita aos Barreiros, quando assinou o tento do empate frente ao Marítimo, aos 29 minutos, numa altura em que o Sporting perdia por 1-0, graças a golo de Getterson.

O central uruguaio saltou mais alto e cabeceou para o último golo da partida. Apesar do empate ter surgido ainda na primeira parte, o resultado não voltou a mexer e o Sporting começou a Primeira Liga com um empate na Madeira.

'Fastforward' para fevereiro de 2020 e chegamos aos mais recentes pontos 'oferecidos' por Coates ao Sporting. Na visita a Barcelos, os leões viram-se a perder quando Fujimoto, aos 36', colocou o Gil Vicente em vantagem.

Os gilistas seguraram a vantagem até aos 83 minutos, antes de 'El Patron' aparecer para virar o jogo. Primeiro quando, à entrada da área, aproveitou o alívio de Paulinho para rematar para o fundo da baliza.

E depois, já para lá dos 90', quando surgiu no sítio certo para dar o melhor seguimento possível ao cruzamento de Porro,  cabeceando para o golo da vitória leonina.

Contas feitas, os golos de Coates já valeram sete pontos aos leões, além de dois empates em meias-finais que acabaram com o Sporting a vencer nos penáltis.

Peça fundamental na equipa de Rúben Amorim, Coates soma 225 jogos de leão ao peito, além de 21 golos marcados. Esta época falhou apenas um dos 26 jogos realizados pelos leões: no jogo frente ao Mafra, em dezembro, a contar para a Taça da Liga, o central ficou-se pelo banco.

Além dos golos a Gil Vicente e Sacavenense, esta época Coates fez ainda o gosto ao pé frente ao Paços de Ferreira, marcando o segundo golo da vitória leonina em casa dos pacenses.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.