O ditado "Um mal nunca vem só" pode ser aplicado a aquilo que está a acontecer ao Sporting. Nos últimos sete dias os "leões" tiveram um caso disciplinar no plantel e ficaram sem o seu melhor lateral esquerdo, foram eliminados da Liga Europa, goleados no Dragão e hoje viram um ex-vice presidente e o líder de uma das claques serem presos, acusados de associação criminosa, roubo e sequestro. Antes tinham visto o presidente do clube ser suspenso por um mês, acusado de ofensa a honra e da reputação de um dirigente do Gil Vicente. Uma semana para esquecer.

Tudo começou a "dar para o torto" na passada terça-feira quando o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) suspendeu Bruno de Carvalho por um mês e multou-o em 765 euros por "lesão da honra e da reputação" de um dirigente desportivo. Tudo terá acontecido durante o Sporting 2-0 Gil Vicente, da 22.ª jornada da Primeira Liga.

No dia seguinte, o universo sportinguista era abalado com o “caso Jefferson”. A imprensa da passada quarta-feira dava conta de uma discussão entre o lateral esquerdo e o presidente do clube, Bruno de Carvalho, sobre uma alegada proposta do Dínamo Kiev pelo brasileiro que terá sido recusada. No meio da discussão, entre trocas de insultos, Jefferson terá chamado mentiroso a Bruno de Carvalho. O lateral esquerdo foi suspenso, foi-lhe instalado um processo disciplinar e encontra-se a treinar a parte.

O caso Jefferson surgiu dois dias antes do importante jogo com o Wolfsburgo, da segunda-mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa. Depois da derrota por 0-2 na Alemanha, o Sporting até fez uma boa exibição em Alvalade mas não foi capaz de concretizar as muitas oportunidades criadas. Empatou 0-0 e foi eliminado de uma prova onde tinha ambições de ir longe.

Três dias depois da eliminação na Liga Europa, novo desaire. No Dragão, o Sporting jogava muito do seu futuro na Primeira Liga mas a derrota por 3-0 e a fraca exibição deixou a equipa mais longe do título, um dos objetivos da época. Os "leões" já estão a 12 pontos do Benfica e a oito do FC Porto e têm o SC Braga à perna. Os minhotos têm menos um ponto que o Sporting, na luta pelo terceiro lugar.

E para terminar a semana “negra”, esta terça-feira o ex-vice presidente do clube, Paulo Pereira Cristóvão, e Mustafa, líder da claque Juve Leo, foram presos pela Polícia Judiciária, suspeitos de associação criminosa, roubo e sequestro. Pereira Cristóvão, que iniciou a carreira na PJ como segurança antes de ingressar na carreira de inspetor, é suspeito de "fornecer informações úteis aos autores materiais" de crimes roubo e sequestro na zona de Lisboa e Setúbal.

Ainda esta terça-feira o clube recebeu a notícia de a FIFA deu razão a Bojinov, no diferendo que o búlgaro mantinha com o Sporting. O clube de Alvalde terá de pagar

Na quinta-feira, o Sporting defronta o Nacional da Madeira na Choupana, em jogo da primeira-mão das meias-finais da Taça de Portugal. Uma oportunidade para afastar os fantasmas da crise e dar uma alegria aos sportinguistas.