Tempo de decisões na I Liga 2022/23, com muito ainda por definir nas diferentes lutas nos vários lugares da tabela classificativa. A jornada 32, porém, que arranca esta sexta-feira em Barcelos, pode deixar desde já muita coisa resolvida e, matematicamente, podemos até ter já campeão nesta ronda.
O SAPO Desporto fez as contas e mostra-lhe o que pode pode ficar fechado na classificação nesta jornada no que toca às lutas pelo título, pela derradeira vaga na Liga dos Campeões, pelos outros lugares europeus e Europa e pela sobrevivência no escalão principal.
Luta pelo título: Benfica pode fazer a festa...no sofá
Começamos por cima, pela luta pelo título. O Benfica joga a partir das 18h00 de sábado em Portimão e, se ganhar, poderá acabar por fazer a festa da conquista do campeonato no domingo. Para tal, necessita que o FC Porto perca na receção ao Casa Pia. Só assim teremos campeão já nesta jornada.
Uma vitória do Benfica e um empate dos dragões não chegará, porque deixaria as águias com seis pontos de vantagem sobre os dragões com seis pontos ainda em disputa. Matematicamente, os azuis e brancos ainda poderiam chegar ao título (porque não há vantagem para nenhum dos lados no confronto direto), embora para tal tivessem de esperar por duas derrotas do rival nas duas últimas jornadas, vencer os seus dois jogos e inverter um saldo de golos que, neste momento, é favorável aos encarnados por dez golos.
Quem, matematicamente, também ainda tem hipóteses de chegar ao título é o Braga, que recebe o Santa Clara no domingo, mas basta o Benfica não perder em Portimão no sábado para as hipóteses matemáticas dos minhotos acabarem de vez.
Luta pela Champions: Braga pode selar 3.º lugar
Se, para chegar ao título, as hipóteses do Braga são puramente matemáticas e se podem esfumar no sábado, os arsenalistas estão, por outro lado, bem posicionados para garantirem o 3.º lugar e a tão ambicionada vaga nas pré-eliminatórias de acesso à Liga dos Campeões 22/23.
O Braga até pode fechar já essas contas se ganhar ao lanterna vermelha Santa Clara e o Sporting (no 4.º posto, a quatro pontos do conjunto minhoto) perder tiver perdido sábado na receção ao Marítimo. Uma vitória do Braga e um empate do Sporting não chegam para arrumar (pelo menos matematicamente) a questão, visto que os de Alvalade ficariam a seis pontos (com seis em disputa) e têm vantagem no confronto direto com os do Minho.
Luta pela Europa: Arouca e V.Guimarães quase lá
Entre Braga e Sporting, o que não for à Champions tem já garantido um lugar na fase de grupos da Liga Europa 23/24. Nos lugares europeus, contudo, falta definir os dois clubes que irão à Liga Conferência,vagas destinadas ao 5.º e 6.º classificados, dado que a final da Taça será entre FC Porto e Braga).
Esses lugares são, neste momento, ocupados respetivamente por Arouca (48 pontos) e V.Guimarães (47). Mais atrás vêm Chaves (43), Famalicão (42), Casa Pia e Boavista (40), todos ainda com hipóteses de chegar aos lugares de acesso à Europa.
O Arouca visita, segunda feira, no fecho da ronda, o aflito Estoril e se ganhar poderá garantir um desses dois lugares se o Chaves não tiver ganho no sábado na receção ao ainda mais aflito Paços de Ferreira. O V.Guimarães sela desde já um lugar europeu se ganhar na deslocação a Vila do Conde e se Chaves e Famalicão (que visita o Vizela) não ganharem nesta ronda.
Casa Pia e Boavista ficam de fora da luta se perderem ou - independentemente dos resultados que alcançarem - virem Arouca e V.Guimarães vencer nesta ronda.
Luta pela manutenção: jornada pode condenar Santa Clara e Paços e salvar Estoril
Cá mais abaixo, na luta pela sobrevivência no escalão principal, tudo poderá ficar resolvido nesta jornada 32. Santa Clara e Paços de Ferreira estão com a corda no pescoço e podem ver-se matematicamente despromovidos, enquanto o Estoril, atual 15.º da tabela, se pode colocar definitivamente a salvo.
Mas para que haja, desde já, equipas despromovidas nesta ronda é necessário que o Marítimo (23 pontos) vença no sábado em Alvalade, caso contrário as contas ficam adiadas. Se os madeirenses vencerem. Santa Clara (19 pontos) e Paços (20 pontos) descem se não vencerem os seus jogos (fora contra o Braga e em casa contra o Chaves, respetivamente).
O Marítimo, note-se, encontra-se no 16.º lugar, posto que não garante a 100 por cento a manutenção e obriga à disputa de um play-off com o 3.º da II Liga (que será o Estrela da Amadora ou o Farense). A turma do Funchal poderá ver-se fora da corrida aos lugares de manutenção direta nesta jornada se não ganhar em Alvalade e vir o Estoril ganhar na receção ao Arouca.
Os canarinhos, por seu lado, garantem pelo menos a fuga à descida direta - independentemente dos outros resultados - se empatarem. Quem também ainda não está 100 por cento a salvo é o Gil Vicente, mas pode ficar se ganhar esta noite ao Boavista, ou mesmo perdendo se, depois, o Marítimo não derrotar o Sporting.
Comentários