Agosto marcou o início da época futebolística em Portugal mas também nas principais ligas europeias, com a disputa das Supertaças. Neste mês, o FC Porto foi afastado da Liga dos Campeões mas foi depois vencer na Luz, o Benfica goleou o Sporting e ficou com a Supertaça. Foi também em agosto que se ficou a saber que o caso do ataque a Academia do Sporting, em Alcochete, ia a julgamento.
Fotogaleria: o melhor de agosto de 2019 em imagens
Benfica 'atropela' Sporting em mês de Supertaças
A época futebolística em Portugal começou com a Supertaça, no Algarve, onde o Benfica goleou o Sporting por 5-0. Um resultado que fragilizou ainda mais a posição de Marcel Keizer no banco leonino, depois de uma pré-época sem qualquer vitória.
Antes dessa retumbante goleada, o Benfica viu confirmada a sua vitória na International Champions Cup, torneio de pré-época que reúne os melhores clubes do Mundo de futebol.
Na Primeira Liga portuguesa de Futebol, o grande destaque foi o recém-promovido Famalicão, equipa que liderou a prova nas primeiras jornadas.
Lá fora, também se disputaram várias Supertaças: o PSG venceu em França, o Dortmund ganhou na Alemanha, em Inglaterra a Supertaça foi para o City, de Bernardo Silva. O Liverpool juntou a Supertaça Europeia à Liga dos Campeões, numa final histórica: três mulheres apitaram o encontro, algo que nunca tinha acontecido numa final da UEFA a nível de clubes. Em Espanha, o Valencia surpreendeu e derrotou o Barcelona, levantando assim o primeiro troféu da época.
Ainda a nível de futebol internacional, o Espérance de Túnis foi declarado campeão africano, depois de uma final muito polémica.
Dragão começa I Liga com pé esquerdo e vê milhões da 'Champions' a arder
Depois da Supertaça, arrancou finalmente a I Liga de Futebol e logo com uma surpresa: o recém-promovido Gil Vicente bateu o FC Porto por 2-1 na primeira ronda. Os 'dragões' arrancaram mal mas foram bater o Benfica à 3.ª jornada na Luz, igualando assim os 'encarnados' no segundo posto.
Foi um mês de agosto com altos e baixos para a equipa de Sérgio Conceição que viu o FC Porto ser eliminado na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões pelo Krasnodar, mesmo depois de vencer fora os russos por 1-0. Uma eliminação com forte impacto económico já que o FC Porto deixou de encaixar, no mínimo, 50 milhões de euros.
Os azuis-e-brancos caíram para a Liga Europa, onde juntaram-se ao Sporting mas também ao SC Braga e ao Vitória de Guimarães, emblemas minhotos que ultrapassaram várias eliminatórias até chegar a fase de grupos.
A sorte foi diferente para os portugueses nos sorteios da UEFA: O Benfica fugiu aos 'tubarões' na Liga dos Campeões mas ficou num grupo com Leizig, Zenit e Lyon, ou seja, três equipas de valor quase idêntico. O Vitória de Guimarães calhou na pior poule, com Arsenal, Eintracht Frankfurt e Standard Liège.
Nos prémios da UEFA, destaque para o holandês Virgil van Dick, que se tornou no primeiro defesa a conquistar o prémio de Melhor Jogador da UEFA.
Ataque a Alcochete vai a julgamento
No primeiro dia de agosto, saiu a decisão há muito esperada: o Tribunal de Instrução Criminal do Barreiro decidiu levar a julgamento os 44 arguidos acusados pelo Ministério Público no processo do ataque à Academia do Sporting, a 15 de maio de 2018, incluindo Bruno de Carvalho.
Os 28 arguidos arguidos que estavam em prisão preventiva passaram para prisão domiciliária, excepto o líder da claque Juventude Leonina, ‘Mustafá’.
Mercado: o essencial em Portugal e lá fora
Agosto foi também mês de muitas transacções no mercado de futebol. A nível nacional, o Sporting vendeu o passe de Bas Dost ao Eintracht Frankfurt por oito milhões de euros, num processo que teve vários retrocessos, com acusações de parte a parte e que quase fizeram cair o negócio.
O FC Porto foi até ao América, do México, contratar o colombiano Matheus Uribe e o guarda-redes argentino Agustin Marchesín para reforçar o plantel.
Lá fora, foi um mês muito animado. O Arsenal bateu o seu recorde ao pagar 80 milhões de euros por Nicolas Pepe, do Lille. O Manchester United não quis ficar atrás e transformou Harry Maguire no defesa mais caro de sempre (88 milhões de euros).
Num mercado que fechou mais cedo em Inglaterra, o Manchester City contratou o português João Cancelo à Juventus, David Luiz trocou o Chelsea pelo, o Wolverhampton confirmou os portugueses Pedro Neto e Bruno Jordão.
Ainda no mercado, Renato Sanches deixou o Bayern Munique e assinou em definitivo pelo Lille, o Barcelona emprestou Coutinho ao Bayern Munique.
No futebol feminino, destaque para o SC Braga: a equipa minhota fez história ao fazer uma qualificação perfeita no seu grupo da Champions só com vitórias.
Rui Pinto extraditado, Jorge Fonseca no topo do Mundo
Também em agosto, a Hungria aceitou o pedido para o alargamento do mandado de detenção europeu de Rui Pinto, permitindo ao Ministério Público português acusar o criador do Football Leaks por factos apurados na investigação relacionada com Doyen e Sporting.
Nas modalidades, a W52-FC Porto voltou a Volta a Portugal em bicicleta, desta feita com a vitória do português João Rodrigues. Os portistas venceram também a Supertaça de Andebol pela sétima vez.
No futsal, o Sporting conquistou a Supertaça, ao derrotar o Benfica por 6-2, em Torres Novas.
A grande notícia do mês chegou no judo, onde o português Jorge Fonseca sagrou-se campeão do Mundo em -100 kg, em Tóquio, algo nunca alcançado por um português. Nos mesmos mundiais, a portuguesa Bárbara Timo conquistou a medalha de prata -70 kg.
Nos Mundiais de Canoagem, Fernando Pimenta não conseguiu o tão desejado ouro mas deu a Portugal a medalha de bronze nos K1 5.000 e nos K1 1000 e garantiu apuramento para Tóquio 2020, Mundiais da Hungria. No atletismo, Portugal vence I Liga das Nações e subiu pela primeira vez à Superliga. Já no futebol de Praia, Portugal derrotou a Espanha e conquistou o Mundialito pela 7.ª vez.
No automobilismo, Max Verstappen fez história ao conquistar a sua primeira 'pole' da carreira.
Comentários