Agosto marcou o início da época futebolística em Portugal mas também nas principais ligas europeias, com a disputa das Supertaças. Neste mês, o FC Porto foi afastado da Liga dos Campeões mas foi depois vencer na Luz, o Benfica goleou o Sporting e ficou com a Supertaça. Foi também em agosto que se ficou a saber que o caso do ataque a Academia do Sporting, em Alcochete, ia a julgamento.

Fotogaleria: o melhor de agosto de 2019 em imagens

Benfica 'atropela' Sporting em mês de Supertaças

A época futebolística em Portugal começou com a Supertaça, no Algarve, onde o Benfica goleou o Sporting por 5-0. Um resultado que fragilizou ainda mais a posição de Marcel Keizer no banco leonino, depois de uma pré-época sem qualquer vitória.

Antes dessa retumbante goleada, o Benfica viu confirmada a sua vitória na International Champions Cup, torneio de pré-época que reúne os melhores clubes do Mundo de futebol.

Na Primeira Liga portuguesa de Futebol, o grande destaque foi o recém-promovido Famalicão, equipa que liderou a prova nas primeiras jornadas.

Lá fora, também se disputaram várias Supertaças: o PSG venceu em França, o Dortmund ganhou na Alemanha, em Inglaterra a Supertaça foi para o City, de Bernardo Silva. O Liverpool juntou a Supertaça Europeia à Liga dos Campeões, numa final histórica: três mulheres apitaram o encontro, algo que nunca tinha acontecido numa final da UEFA a nível de clubes. Em Espanha, o Valencia surpreendeu e derrotou o Barcelona, levantando assim o primeiro troféu da época.

Ainda a nível de futebol internacional, o Espérance de Túnis foi declarado campeão africano, depois de uma final muito polémica.

Dragão começa I Liga com pé esquerdo e vê milhões da 'Champions' a arder

Depois da Supertaça, arrancou finalmente a I Liga de Futebol e logo com uma surpresa: o recém-promovido Gil Vicente bateu o FC Porto por 2-1 na primeira ronda. Os 'dragões' arrancaram mal mas foram bater o Benfica à 3.ª jornada na Luz, igualando assim os 'encarnados' no segundo posto.

Foi um mês de agosto com altos e baixos para a equipa de Sérgio Conceição que viu o FC Porto ser eliminado na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões pelo Krasnodar, mesmo depois de vencer fora os russos por 1-0. Uma eliminação com forte impacto económico já que o FC Porto deixou de encaixar, no mínimo, 50 milhões de euros.

Flamengo, de Jorge Jesus, opera reviravolta e segue na Libertadores
Flamengo, de Jorge Jesus, opera reviravolta e segue na Libertadores
Ver artigo

Os azuis-e-brancos caíram para a Liga Europa, onde juntaram-se ao Sporting mas também ao SC Braga e ao Vitória de Guimarães, emblemas minhotos que ultrapassaram várias eliminatórias até chegar a fase de grupos.

FC Porto vs FC Krasnodar
Jogadores do FC Porto incrédulos com eliminação na Champions créditos: @EPA/FERNANDO VELUDO

A sorte foi diferente para os portugueses nos sorteios da UEFA: O Benfica fugiu aos 'tubarões' na Liga dos Campeões mas ficou num grupo com Leizig, Zenit e Lyon, ou seja, três equipas de valor quase idêntico. O Vitória de Guimarães calhou na pior poule, com Arsenal, Eintracht Frankfurt e Standard Liège.

Golo de Messi bate o de Ronaldo e de Danilo e é eleito o melhor das provas da UEFA em 2018/19
Golo de Messi bate o de Ronaldo e de Danilo e é eleito o melhor das provas da UEFA em 2018/19
Ver artigo

Nos prémios da UEFA, destaque para o holandês Virgil van Dick, que se tornou no primeiro defesa a conquistar o prémio de Melhor Jogador da UEFA.

Ataque a Alcochete vai a julgamento

No primeiro dia de agosto, saiu a decisão há muito esperada: o Tribunal de Instrução Criminal do Barreiro decidiu levar a julgamento os 44 arguidos acusados pelo Ministério Público no processo do ataque à Academia do Sporting, a 15 de maio de 2018, incluindo Bruno de Carvalho.

Flamengo, de Jorge Jesus, opera reviravolta e segue na Libertadores
Flamengo, de Jorge Jesus, opera reviravolta e segue na Libertadores
Ver artigo

Os 28 arguidos arguidos que estavam em prisão preventiva passaram para prisão domiciliária, excepto o líder da claque Juventude Leonina, ‘Mustafá’.

Mercado: o essencial em Portugal e lá fora

Agosto foi também mês de muitas transacções no mercado de futebol. A nível nacional, o Sporting vendeu o passe de Bas Dost ao Eintracht Frankfurt por oito milhões de euros, num processo que teve vários retrocessos, com acusações de parte a parte e que quase fizeram cair o negócio.

O FC Porto foi até ao América, do México, contratar o colombiano Matheus Uribe e o guarda-redes argentino Agustin Marchesín para reforçar o plantel.

Lá fora, foi um mês muito animado. O Arsenal bateu o seu recorde ao pagar 80 milhões de euros por Nicolas Pepe, do Lille. O Manchester United não quis ficar atrás e transformou Harry Maguire no defesa mais caro de sempre (88 milhões de euros).

Num mercado que fechou mais cedo em Inglaterra, o Manchester City contratou o português João Cancelo à Juventus, David Luiz trocou o Chelsea pelo, o Wolverhampton confirmou os portugueses Pedro Neto e Bruno Jordão.

Ainda no mercado, Renato Sanches deixou o Bayern Munique e assinou em definitivo pelo Lille, o Barcelona emprestou Coutinho ao Bayern Munique.

Guardiola foi o primeiro treinador a ser punido com um cartão amarelo
Guardiola foi o primeiro treinador a ser punido com um cartão amarelo
Ver artigo

No futebol feminino, destaque para o SC Braga: a equipa minhota fez história ao fazer uma qualificação perfeita no seu grupo da Champions só com vitórias.

Rui Pinto extraditado, Jorge Fonseca no topo do Mundo

Os melhores momentos de Jorge Fonseca
Jorge Fonseca é campeão do mundo de judo. créditos: EPA/KIMIMASA MAYAMA

Também em agosto, a Hungria aceitou o pedido para o alargamento do mandado de detenção europeu de Rui Pinto, permitindo ao Ministério Público português acusar o criador do Football Leaks por factos apurados na investigação relacionada com Doyen e Sporting.

Nas modalidades, a W52-FC Porto voltou a Volta a Portugal em bicicleta, desta feita com a vitória do português João Rodrigues. Os portistas venceram também a Supertaça de Andebol pela sétima vez.

Diário da Volta: João Rodrigues vence a prova e pinta a cidade do Porto de azul e branco
Diário da Volta: João Rodrigues vence a prova e pinta a cidade do Porto de azul e branco
Ver artigo

No futsal, o Sporting conquistou a Supertaça, ao derrotar o Benfica por 6-2, em Torres Novas.

A grande notícia do mês chegou no judo, onde o português Jorge Fonseca sagrou-se campeão do Mundo em -100 kg, em Tóquio, algo nunca alcançado por um português. Nos mesmos mundiais, a portuguesa Bárbara Timo conquistou a medalha de prata -70 kg.

O português Fernando Pimenta em ação, numa prova que conquistou a medalha de prata.
O português Fernando Pimenta em ação, numa prova que conquistou a medalha de prata. créditos: (Photo by Kirill KUDRYAVTSEV / AFP)

Nos Mundiais de Canoagem, Fernando Pimenta não conseguiu o tão desejado ouro mas deu a Portugal a medalha de bronze nos K1 5.000 e nos K1 1000 e garantiu apuramento para Tóquio 2020, Mundiais da Hungria. No atletismo, Portugal vence I Liga das Nações e subiu pela primeira vez à Superliga. Já no futebol de Praia, Portugal derrotou a Espanha e conquistou o Mundialito pela 7.ª vez.

No automobilismo, Max Verstappen fez história ao conquistar a sua primeira 'pole' da carreira.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.