Foi um dos casos que abalou o futebol português no ano de 2018. A detenção de Paulo Gonçalves no dia 6 de março de 2018, uma terça-feira, por suspeita de corromper funcionários judiciais para ter acesso a informações sobre os processos judiciais em que o clube está envolvido marcava o início do seu fim do assessor jurídico no Benfica. Onze anos depois do ex-dirigente ter chegado ao clube da Luz, pelas mãos de Luís Filipe Vieira.

Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica

Para além do assessor jurídico do Benfica foi também detido um técnico informático do Instituto de Gestão Financeira e Equipamento da Justiça com acesso ao sistema informático Portal Citius.

'E-Toupeira: Paulo Gonçalves - crónica de uma 'queda' anunciada
'E-Toupeira: Paulo Gonçalves - crónica de uma 'queda' anunciada
Ver artigo

O assessor jurídico do Benfica saiu depois em liberdade ficando proibido de contatar os outros arguidos no processo.

Foi também em março, que o Benfica reagiu pela primeira vez, e de uma forma enérgica ao processo e-toupeira.

De punho sobre a mesa e com palavras fortes, Luís Filipe Vieira garantiu que o Benfica vai enfrentar tudo até às últimas consequências: Recorde todos os momentos do processo e-toupeira.

Acabou por ser uma inevitabilidade histórica - meses mais tarde, em setembro - a saída de Paulo Gonçalves, a partir do momento em que se começou a divulgar dados sobre o seu envolvimento no caso dos e-mails.

Veja as melhoras fotos do mês de março

A SAD 'encarnada' foi resistindo aos pedidos de saída do homem-forte da parte jurídica do clube, elogiando um homem de confiança mas a 'corda', partiu pelo lado mais fraco. Em comunicado, os 'encarnados' sublinharam que foi o próprio a pedir para sair.

O adeus do Sporting ao título

Foi em março que o Sporting deixou o trilho do título na derrota no clássico frente ao FC Porto (2-1). Marcano abriu o marcador para os azuis e brancos, Rafael Leão empatou no final da primeira parte e Brahimi sentenciou a partida na etapa complementar.

Os leões ficaram a oito pontos da liderança azul e branca e ficaram arredados da corrida.

FC Porto vs Sporting
Marcano abre o marcador MANUEL FERNANDO ARAUJO/LUSA créditos: © 2018 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Nelson Évora vence a medalha de bronze nos Europeus de pista coberta

Nelson Évora brilhou nos Mundiais de atletismo em pista coberta ao conquistar a medalha de bronze, em Birmingham, Inglaterra, batendo o recorde nacional ‘indoor’, com 17,40 metros.

Nelson Évora, campeão europeu de triplo salto
Nelson Évora, campeão europeu de triplo salto créditos: AFP or licensors

O atleta do Sporting, que chegou a liderar a prova, com uma marca que era na altura a melhor do ano, ficou a três centímetros do norte-americano Will Claye (17,43), medalha de prata nas duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, e a um do brasileiro Almir dos Santos (17,41).

Nelson Évora conquistou a 13.ª medalha para Portugal em Mundiais de pista coberta e a primeira desde 2010, quando Naide Gomes conquistou a prata no salto em comprimento.

O adeus a Davide Astori

Foi também no mês de março que o mundo do futebol ficou de luto depois da morte do capitão da Fiorentina, Davide Astori. O capitão da Fiorentina partiu de improviso, no silêncio da noite, durante a concentração do conjunto viola.

Para sempre nos nossos corações
O último adeus a Davide Astori, jogador da Fiorentina que morreu no domingo, vítima de uma paragem cardíaca enquanto dormia @AFP PHOTO / Filippo MONTEFORTE créditos: AFP or licensors

A morte prematura do atleta correu mundo e foram múltiplas as homenagens a Astori, com muitos clubes em Itália e internacionalmente a respeitarem um minuto de silêncio em homenagem ao defesa.

 FC Porto cai na 'Champions' face ao Liverpool

No terceiro mês do ano, o FC Porto despediu-se da edição de 2017/2018 da Liga dos Campeões. Ao terceiro jogo com os 'reds',  os 'dragões' conseguiram sair de Anfield Road 'vivos' (0-0) mas deixaram a Champions, depois da derrota por 5-0 no Dragão, na primeira-mão dos oitavos de final.

Liverpool FC vs FC Porto
Alberto Moreno trava Jesus Manuel Corona @EPA/Peter Powell

Os azuis e brancos caíram assim pelo segundo ano consecutivo nos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Como um presidente levou à suspensão da liga grega

Ivan Savvidis armado no relvado
Ivan Savvidis armado no relvado créditos: DR

Recordando o fatídico dia 11 de março, as coisas começaram a correr mal quando Fernando Varela, central do PAOK na partida frente ao AEK, marcou em tempo de compensação, apontando aquele que seria o primeiro golo da partida , que colocaria a formação da casa em vantagem a poucos minutos do fim.

No entanto, o árbitro do encontro voltou atrás na decisão e acabou por anular o tento por um suposto fora de jogo do jogador do PAOK, situação que serviu de 'gatilho' para toda a confusão que se gerou. De cabeça quente, Ivan Savvidis,presidente do PAOK, ameaçou o árbitro de morte por estar a prejudicar o seu clube. A ameaça do dirigente foi acompanhada e agravada pelo facto de este se encontrar com uma arma à cintura.

De armas à cintura a mandatos de captura. Como o presidente do PAOK levou à suspensão da liga grega
De armas à cintura a mandatos de captura. Como o presidente do PAOK levou à suspensão da liga grega
Ver artigo

No rescaldo do incidente, a Liga Grega foi suspensa e os clubes chegaram a um acordo sobre as medidas a adotar para combater a violência no futebol.

Seleção feminina fez história na Algarve Cup

A seleção feminina de futebol fez história na Algarve Cup, ao ter conquistado pela primeira vez, um lugar no pódio da Algarve Cup.

Portugal celebra golo frente à Moldávia
Portugal celebra golo frente à Moldávia créditos: FPF

A equipa das 'quinas' venceu a Austrália por 2-1, no encontro de atribuição do terceiro lugar. Nádia Gomes (38 minutos) e Vanessa Marques (56) marcaram para Portugal, com Caytlin Cooper (45+3) a fazer o golo da Austrália.

Acabou por ser um momento histórico para a afirmação da modalidade no feminino. Apesar dos resultados, o nível obtido não coincide com o grau de desenvolvimento do jogo em Portugal. De acordo com um inquérito realizado no 'velho continente' e apresentado em março pelo Sindicato de Jogadores, a conclusão é de que o nosso futebol feminino ainda está num patamar completamente diferente de outras realidades.

Em relação às jogadoras que obtêm rendimento, percebe-se que o valor que auferem não lhes poderia dar o devido sustento. Quase metade das jogadoras inquiridas (46,2%), recebem menos de 100 euros por mês. Apenas 5,1 % admitem receber mais de 1.000 euros.

 Ibrahimovic: Bye Bye United, Hello LA

Foi nos 'Idos de Março' que Júlio César foi assassinado no Senado, por um grupo de sicários, entre eles, o seu próprio filho adotivo, Brutus. Foi também neste mês que um imperador do futebol se despediu da Premier League para rumar aos Estados Unidos.

8 - Ibrahimovic (28.468.191)
créditos: DR

"As coisas boas também chegam ao fim e é hora de seguir em frente depois de duas épocas fantásticas no Manchester United". Foi desta forma que o dianteiro se despediu dos 'red devils'.

O avançado sueco, que cumpria a sua segunda época com a camisola do United, realizou apenas sete jogos em 2017/2018 na equipa de José Mourinho, depois de uma lesão grave que o afastou dos relvados de abril a novembro de 2017.

Vingança do Brasil após a humilhação no Mundial frente à Alemanha (1-7)

O Brasil também completou a vingança frente à Alemanha, quatro anos depois dos 7-1 que ficaram na memória - pelos piores motivos - dos canarinhos no Mundial de 2014. Gabriel Jesus fez o único golo do encontro, num encontro em que Tite admitiu que se tratava de um jogo mais importante para os sul-americanos do que para os germânicos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.