O Presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), chegou hoje a Tóquio, no dia em que o Japão debate possíveis novas restrições devido ao agravamento da pandemia, a duas semanas antes da esperada abertura das Olimpíadas.

Thomas Bach, cumprimentou os repórteres ao chegar ao hotel onde será mantido sob uma quarentena de três dias.

Aterrou em Tóquio no dia em que o Governo japonês debate uma nova emergência sanitária que pode reduzir ou banir completamente os espetadores dos Jogos.

"Com o aumento da circulação de pessoas, a variante mais infecciosa do Delta é agora responsável por cerca de 30% dos casos. Espera-se que este número aumente ainda mais", disse Yasutoshi Nishimura, ministro japonês responsável pela covid-19.

Nishimura disse que o novo estado de emergência sanitária, a ser oficializado ainda hoje, duraria até 22 de agosto e fixaria um limite de 5.000 espetadores ou 50% da capacidade de um local.

O álcool será proibido em bares e restaurantes, que terão de fechar às 20:00. Eventos como concertos terão de terminar às 21:00.

"Esperamos conter a propagação das infeções colocando Tóquio em estado de emergência", disse o ministro.

Embora o arquipélago japonês tenha sido relativamente poupado até agora pela pandemia de covid-19, com cerca de 14.900 mortes registadas oficialmente desde o início de 2020, o programa de vacinação tem progredido muito lentamente.

Um pouco mais de 15% da população foi totalmente vacinada até agora, e os especialistas temem que a variante Delta possa causar uma nova onda que poderá sobrecarregar os hospitais no Japão, que tem sofrido várias emergências sanitárias desde 2020.