Com sangue novo e algumas baixas de peso, Portugal entrou a vencer no Europeu de andebol e pode continuar a sonhar com uma segunda presença nos Jogos Olímpicos. O presidente da Federação assume a ambição, mas com cautela.
Os tricampeões mundiais sentiram alguma dificuldade na primeira parte do encontro, que chegou ao intervalo com uma igualdade a 9-9, mas puxaram dos galões de favoritos ao apuramento e ao título no segundo tempo, para se destacarem e fechar com 23-14.
Ao longo da prova de duplas, em que os atletas se vão revezando em prova, com sprints de 10 em 10 voltas (num total de 200 voltas), os portugueses mostraram-se consistentes, ainda que só tenham começado a pontuar à 70.ª volta, com dois pontos.
Elias, de 33 anos, só conseguiu colocar um ponto final nas esperanças do jovem Royer, de 20 anos, ao converter o quinto ‘match point’ que dispôs no seu último jogo de serviço, ao fim de uma hora e 54 minutos em campo.
A seleção nacional abriu a sua campanha na fase final do Campeonato da Europa de Andebol com uma vitória por 31-24 sobre a Grécia. Os gregos ainda assustaram, no arranque do segundo tempo, mas Portugal acabou por confirmar a sua superioridade.
Turismo de Portugal vai apoiar a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) com 40 mil euros destinados à promoção de Portugal como destino turístico desportivo. O protocolo prevê uma série de ações e campanhas de dinamização do nosso país em provas e eventos internacionais.
Na segunda metade da partida, Portugal foi somando oportunidades para chegar à igualdade, mas o golo do empate só chegou a dois minutos e meio do final do encontro.
Pelo segundo ano consecutivo no quadro principal em Melbourne, Borges, 66.º do mundo, vai tentar passar pela primeira vez a primeira ronda, frente a Marterer, 98.º.
Na quinta-feira, Rodrigo Caixas compete no contrarrelógio de um quilómetro, enquanto Maria Martins ‘ataca’ o scratch, enquanto, depois, Iúri Leitão e Rui Oliveira fazem dupla no Madison, um dos destaques do evento em Apeldoorn.
O presidente da federação helénica de andebol adiantou que só depois de o jogo com Portugal é que poderá traçar com mais exatidão as expectativas para o Euro2024.
O FC Porto lança assim uma muito clara 'candidatura' à passagem à ronda seguinte da Taça Europa, mostrando poder bater-se de igual para igual com qualquer um dos adversários.
Paulo Pereira considerou que com a lesão de Daymaro Salina a seleção perdeu “o rei dos guerreiros”, mas que ainda tem muitos para lutar pelo objetivo de passar à ‘main round'.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.