Na Expocentro, Marta Pen impôs-se nos 1.500 metros, em 4.08,58 minutos, conseguindo a marca de qualificação direta para os campeonatos continentais, marcados para Istambul, na Turquia, entre 02 e 05 de maio.
João Vieira (Sporting) sagrou-se hoje campeão português de marcha pela 21.ª vez, 27 anos depois da primeira vez, impondo-se a Rui Coelho (Benfica), que tinha vencido as últimas duas edições.
A dupla segue diretamente para a final com o quinto melhor registo da qualificação, tendo logrado 49,740 pontos, atrás dos 51,780 dos alemães Caio Lauxtermann e Fabian Vogel.
Kiplimo sucede no ‘trono’ a Cheptegei, que tinha vencido a última edição dos Mundiais de corta-mato, em 2019, em Aarhus, na Dinamarca. Chelbet cumpriu a prova em 33.48 minutos
Em cima da mesa está um ‘vaivém’ de propostas entre a World Athletics, a federação internacional de ciclismo e o Comité Olímpico Internacional (COI), que tem levado a propostas de inclusão de uma distância mista a par dos 20 quilómetros, no lugar dos 35 km.
Em comunicado, o emblema da Póvoa de Varzim denunciou a “total falta de respeito pelas equipas da II Divisão”, na tentativa de não atrasar a I Divisão, praticamente sobrepondo o salto em altura com a estafeta 4x400 metros, decisiva para a classificação final por encerrar o campeonato.
O Sporting lidera no feminino com 4,5 pontos de vantagem sobre o Benfica, que regressou a esta competição depois de dois anos de ausência, enquanto os dois rivais lisboetas dividem a liderança no masculino, ambos com 45 pontos.
Sporting e Benfica, que até agora sempre dividiram os títulos masculinos, com 18 triunfos para os ‘leões’ e 11 para as ‘águias’, vão apresentar-se empatados com 45 pontos no segundo dia.
Quem continua também longe dos seus registos da última época é Lorène Bazolo, apenas terceira numa das séries de 60 metros, com 7,40 segundos, registo insuficiente, por dois centésimos, para passar para a final.
“Percebemos que as pessoas tenham dúvidas sobre os Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta de 2023. Neste momento, todos os preparativos estão a decorrer conforme planeado”, pode ler-se em comunicado.
Atleta portuguesa foi a vencedora do concurso de lançamento do peso do 'meeting' de atletismo de Rochlitz, na Alemanha, com um arremesso a 19,24 metros, melhor marca pessoal do ano.
O atleta algarvio, treinado por Rui Silva, que é o recordista luso da milha há 22 anos, não aguentou o forte andamento imposto pelos principais atletas e abandonou, já no último terço da corrida.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.