O nadador Diogo Ribeiro chegou a Lisboa depois de conquistar três medalhas de ouro nos Mundiais de juniores, em Lima, no Peru, e confessou que já sonha com a presença nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
Nadador português conquistou recentemente os títulos mundiais de juniores de natação nos 50 metros mariposa, com recorde mundial júnior (22,96 segundos), 50 livres e 100 mariposa
Diogo Ribeiro, nadador do Benfica, conquistou no sábado o título mundial de natação em juniores nos 50 metros mariposa, em Lima, com recorde do mundo do escalão, juntando esta conquista às medalhas de ouro nos 50 livres e nos 100 mariposa.
“Parabéns Diogo Ribeiro! Três medalhas de ouro e um recorde mundial nos Juniores de Natação, que decorrem em Lima. Um orgulho para o desporto nacional”, escreveu o chefe de Governo na rede social Twitter.
O nadador do Benfica, de 17 anos, venceu a prova em 22,96 segundos, melhorando em nove centésimos o recorde do mundo júnior, que estava na posse do russo Andrei Minakov.
Diogo Ribeiro conquistou no sábado o título mundial de natação em juniores nos 50 metros mariposa, em Lima, no Peru, com recorde do mundo do escalão, juntando esta conquista às medalhas de ouro nos 50 livres e nos 100 mariposa.
A marca de 21,92 segundos é o novo recorde nacional de juniores, muito perto do máximo absoluto de Portugal (21,90), na posse do seu colega do Benfica, Miguel Nascimento, desde 30 de julho.
Pouco antes, o nadador português assegurou presença em nova final, a de 50 metros mariposa, ao garantir o terceiro melhor tempo das meias-finais (23,94).
O nadador treinado por Alberto Silva tem um programa preenchido, até domingo, podendo competir em todos os dias, com a 'mira' na conquista de medalhas.
Esta é a terceira medalha para Portugal nos Europeus de Roma, depois dos bronzes de Gabriel Lopes (200 metros estilos) e Diogo Ribeiro (50 mariposa) na natação pura.
Numa prova ganha pela neerlandesa Sharon van Rouwendaal, em 56.58,7 minutos, os outros dois lugares do pódio foram discutidos ao 'sprint', com Angélica André a ficar em quarta a 1,7 segundos da vencedora.
A estafeta mista de águas abertas dos Europeus de natação de Roma foi hoje reposta no programa, um dia depois de ter sido anulada devido às condições climatéricas no local de competição.
A prova, que deveria realizar-se sábado em Ostia, iria ter na linha de partida o quarteto português composto por Angélica André, Mafalda Rosa, Tiago Campos e Diogo Cardoso.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.