O fim de semana foi de Taça em Portugal, mas os campeonatos prosseguiram lá fora, com direito a algumas novidades e recordes. Começando por Espanha, onde um golo de André Silva valeu ao Sevilha a vitória na receção ao Valladolid (1-0), e a liderança isolada da prova. A equipa da Andaluzia tem agora 26 pontos, mais um que o Barcelona, que no sábado empatou 1-1 com o Atlético Madrid, com Nélson Semedo titular os catalães (Gelson Martins ficou no banco).
André Silva somou o oitavo golo no campeonato, estando apenas a um dos melhores marcadores de La Liga, os avançados do Barcelona Luis Suárez e Lionel Messi.
Em sexto lugar, com 20 pontos, está o Real Madrid, que sofreu o primeiro desaire na era Santiago Solari, depois de quatro triunfos consecutivos, ao perder no reduto do Eibar por 3-0.
Destaque ainda para o Valência, que, venceu, finalmente, em casa, ao superar o Rayo Vallecano por 3-0, ocupando o 10.º posto. Gonçalo Guedes foi titular na equipa ‘che’, sendo substituído aos 72 minutos, enquanto Ruben Vezo entrou aos 81’ e, nos forasteiros, penúltimos (sete), Bebé esteve em campo a partir dos 58’. Já o Bétis segue em 14.º lugar, depois da derrota em casa do Villarreal por 2-1. William Carvalho foi titular e totalista.
‘Mou’ e Nuno marcam passo em Inglaterra
O Manchester United de José Mourinho somou, no sábado, o segundo jogo seguido sem ganhar, ao empatar em Old Trafford com o Crystal Palace, num jogo sem golos e em que os ‘red devils’ não conseguiram concretizar as oportunidades de que dispuseram. A equipa do treinador português caiu para sétimo lugar, agora com 21 pontos, e foi ultrapassada pelo Everton, do compatriota Marco Silva, que venceu em casa o ‘aflito’ Cardiff, 18.º e antepenúltimo classificado, em zona de descida. André Gomes foi totalista nos ‘toffees’.
Já o Wolverhampton, de Nuno Espírito Santo, somou este domingo novo desaire caseiro, ao perder por 2-0 com o Huddersfield, e já não vence no seu estádio para a Premier League desde o final de setembro. Um resultado que deixa os ‘wolves’ na 11.ª posição, com 16 pontos.
Sem Bernardo Silva, que está lesionado, o Manchester City goleou (4-0) na receção do West Ham e segue na liderança da Premier League sem derrotas e com 35 pontos, mais dois que o Liverpool, segundo classificado, que venceu no reduto do Watford, por 3-0. A fechar o pódio está o Tottenham (30 pontos), que recebeu e venceu o Chelsea por 3-1.
Quanto ao Arsenal, adversário do Sporting no Grupo E da Liga Europa, aproximou-se do quarto lugar da prova, ao vencer por 2-1 em Bournemouth. Um golo de Pierre-Emerick Aubameyang, aos 67 minutos, valeu o triunfo aos ‘gunners’, depois de Joshua King, aos 45+1, ‘emendar’ o autogolo de Jefferson Lerma, aos 30’, que deu uma primeira vantagem aos londrinos. Os londrinos somam agora 27 pontos, ficando a um do vizinho Chelsea.
Sai mais um recorde para Ronaldo
Mais uma jornada da Serie A, mais uma vitória da Juventus… e, sim, mais um golo de Cristiano Ronaldo. O avançado português abriu o caminho para o triunfo caseiro da Juventus sobre o SPAL (2-0), no sábado. Com este remate certeiro, CR7 tornou-se o jogador mais rápido da ‘Velha Senhora’ a chegar aos 10 golos na temporada de estreia. O feito foi alcançado em 1317 minutos e 16 jogos.
Mario Mandzukic consolidou a vitória da Juventus, que reforça assim a liderança da prova, com 37 pontos, mais oito do que o Nápoles, que é segundo classificado e empatou 0-0 na receção ao Chievo, e mais 9 do que o Inter Milão, que bateu por 3-0 o Frosinone.
Destaque ainda para o Parma, que venceu em casa o Sassuolo por 2-1, com Bruno Alves a fazer o segundo golo daquela que é uma das equipas sensação da Serie A. Depois de três subidas seguidas, a mais recente na época passada, o Parma ocupa a sexta posição, lugar de acesso às pré-eliminatórias da Liga Europa.
O primeiro triunfo de Henry
Em França, o Paris Saint-Germain venceu o Toulouse por 1-0, somando a 14.ª vitória em outras tantas jornadas do campeonato, mesmo sem poder contar com Neymar e Kylian Mbappé, devido a lesão. Um grande golo de Cavani, aos nove minutos, foi suficiente para o PSG somar mais três pontos e consolidar a liderança, com 42, mais quinze do que o segundo classificado, o Lyon.
Já Thierry Henry conquistou a primeira vitória como treinador do Mónaco, no estádio do Caen, por 1-0, graças a um golo de Radamel Falcao. A última vitória da equipa monegasca fora a 11 de agosto deste ano, há cerca de três meses e meio, sob o comando técnico de Leonardo Jardim, em casa do Nantes.
Com este triunfo, o Mónaco descolou do ‘lanterna-vermelha’ Guingamp, que saiu derrotado em Reims, por 2-1, e é 19º e penúltimo classificado, com 10 pontos, menos dois do que o Caen, a primeira equipa acima da ‘linha de água’.
Em sentido inverso, o Lille caiu do pódio este domingo ao perder por 2-0 na deslocação ao reduto do Nice. A equipa dos irmãos Fonte, Xeka e Rafael Leão já não vence desde o dia 27 de outubro e perdeu o terceiro lugar para o Montpellier que empatou 2-2 com o Rennes nesta jornada.
Bayern continua em queda na Alemanha
O Bayern Munique, que recebe já na próxima terça-feira o Benfica para a Liga dos Campeões, empatou 3-3 com o Fortuna Dusseldorf, penúltimo classificado da Bundesliga, num jogo em que o 'hat trick' do belga Lukebakio, selado aos 90+3 minutos, causou surpresa em casa dos bávaros.
Com Renato Sanches a titular - saiu aos 80 minutos para dar lugar ao brasileiro Rafinha -, o Bayern continua a desiludir na Bundesliga e ocupa atualmente o quinto lugar (21 pontos), cada vez mais longe do Borussia Dortmund, que voltou a vencer frente ao Mainz (2-1) e segue seguro na liderança, com 30 pontos.
O Schalke 04, que se desloca ao Estádio do Dragão na quarta-feira, para a quinta partida do Grupo D da Champions, recebeu e venceu o Nuremberga por 5-2, mantendo-se na décima quarta posição da liga alemã, apenas dois lugares acima da zona de despromoção.
Quem continua na senda dos bons resultados é o Eintracht Frankfurt, segundo classificado da prova, que se deslocou ao terreno do Augsburgo e venceu por 3-1. Desta vez, Luka Jovic - emprestado pelo Benfica à formação de Frankfurt - não faturou, mas esteve na assistência para o segundo golo da equipa, concretizado pelo croata Ante Rebic, aos 68 minutos.
Desta ainda para o empate a três bolas entre o Hertha Berlim e o Hoffenheim e a vitória do Wolfsburgo na receção ao Leipzig, que contou com Bruma durante os noventa minutos, por um golo sem resposta.
Scolari campeão no Brasil
O Palmeiras, treinado por Luiz Felipe Scolari, sagrou-se este domingo campeão brasileiro de futebol pela 10.ª vez, ao vencer no estádio do Vasco da Gama por 1-0. Na 37.ª e penúltima jornada do campeonato, o 'Verdão' teve no antigo jogador do Benfica B e Belenenses Deyverson o herói do título, ao marcar o único golo do encontro, aos 72 minutos.
O Palmeiras, que detém cinco pontos de vantagem sobre o Flamengo, a uma ronda do fim do Brasileirão, tinha sido campeão pela última vez em 2016. "É um título pelo qual lutamos há um ano. Mas ainda estamos em dívida para com o Palmeiras. Veremos se na próxima época conseguiremos ganhar mais troféus", disse Scolari, referindo-se ao facto de ter sido eliminado, esta época, nas meias-finais da Taça do Brasil e da Taça Libertadores.
Libertadores (outra vez) adiada
O jogo decisivo da segunda mão da final da Taça Libertadores, entre River Plate e Boca Juniors, foi novamente adiado e ainda não tem data definida. A decisão foi tomada na sequência dos incidentes de sábado junto ao estádio Monumental. Os adeptos do River Plate atiraram pedras e gás pimenta contra o autocarro do Boca Juniors, provocando ferimentos em vários jogadores. Alguns tiveram de ser transportados ao hospital.
“Não estão reunidas as condições. Queremos que o jogo se dispute sem desigualdades. Que não haja desculpas. Nestas condições não há igualdade”, referiu Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol. O encontro tinha sido adiado para este domingo mas o Boca Juniors, onde joga o internacional argentino Carlos Tevez, tinha pedido a suspensão do jogo.
Comentários