Como já é habitual, passamos em revista o que se passou nos principais campeonatos a nível europeu, com foco nos jogadores e treinadores portugueses.
Ronaldo (outra vez) no banco na goleada do City sobre o United
Comecemos pela Premier League e o grande destaque vai naturalmente para a goleada do Manchester City sobre o Manchester United por 6-3, em partida a contar para a nona jornada da Premier League. Erling Haaland e Phil Foden foram as grandes figuras do encontro, depois de terem apontado um hat-trick cada um. Haaland já leva uns impressionantes 17 golos em 11 partidas esta época
Cristiano Ronaldo não saiu do banco no dérbi de Manchester e é já o quinto jogo consecutivo em que não é titular, o que não acontecia desde 2003, quando ainda era jogador do Sporting.
O fim de semana também ficou marcado pela saída de Bruno Lage do comando técnico do Wolverhampton.
A equipa orientada pelo técnico português foi derrotada pelo West Ham (2-0), com os Wolves a caírem para a zona de despromoção. Com José Sá, Nélson Semedo, Rúben Neves, João Moutinho, Matheus Nunes, Podence e Gonçalo Guedes e Pedro Neto no onze, os Wolves falharam no capítulo da eficácia e o desaire acabou por ditar a saída do treinador luso.
O Wolverhampton está no 18.º lugar da classificação com apenas seis pontos em oito partidas (Somou uma vitória, três empates e quatro derrotas).
Já o Liverpool voltou a marcar passo na Premier League. Diogo Jota foi suplente utilizado, entrando ao minuto 89, no empate dos 'reds' frente ao Brighton. A equipa orientada por Jurgen Klopp está já a 11 pontos do líder Arsenal.
O Fulham do português Marco Silva foi derrotado de forma pesada frente ao Newcastle, por 4-1, embora com a equipa a jogar com 10 desde os oito minutos da partida. Sem Palhinha, os londrinos não tiveram quaisquer hipóteses, com Callum Wilson (11), o paraguaio Miguel Almiron (33 e 57), Sean Longstaff (43) a fazerem os golos dos 'magpies'. Bobby De Cordova-Reid fez o golo do Fulham.
Veja a classificação na Premier League
Real empata e a liderança fica à mercê do Barcelona
Em Espanha, o Real Madrid perdeu os primeiros pontos na La Liga, depois depois de ter somado um empate em casa do Osasuna (1-1). Benzema que regressou à competição, depois de ter falhado três jogos por lesão, acabou por ter um encontro infeliz já que falhou uma grande penalidade ao minuto 79.
O Real Madrid soma assim os mesmos pontos que o Barcelona, que no sábado venceu o Maiorca por 1-0, com Robert Lewandowski a somar mais um tento. Os blaugrana lideram a La Liga, devido à vantagem nos golos.
Já o Atlético de Madrid, com João Félix a começar o jogo no banco de suplentes, venceu o Sevilha, na Andaluzia, por 2-0, em partida a contar para a 7.ª jornada da I Liga espanhola, ascendendo ao quinto lugar da prova. O internacional português entrou ao minuto 87, para o lugar do argentino Nahuel Molina.
O Valladolid surpreendeu o Getafe em casa deste, ao vencer por 3-2, enquanto o Villarreal não foi além de um ‘nulo’ em Cádis.
O internacional português Domingos Duarte somou os 90 minutos pelo Getafe, que somou uma derrota por 3-2 frente ao Villarreal. O Bétis, com William Carvalho no onze titular, foi derrotado por 1-0 frente ao Celta de Vigo com o único golo da partida a ser apontado por Gabri Veiga à passagem do minuto 9´.
Veja a classificação na La Liga
Lille de Paulo Fonseca em dificuldades na Ligue 1
O Lille, orientado pelo português Paulo Fonseca, foi derrotado pelo Lorient por 2-1, apesar do adversário ter ficado a jogar com 10 unidades a partir do minuto 62´.
Na equipa francesa, José Fonte e Tiajo Djaló foram titulares, com André Gomes a ser lançado ao minuto 70 do encontro da nona jornada. O Lille é oitavo classificado na Ligue 1, e somou a terceira derrota nos últimos cinco jogos.
Antes do embate frente ao Benfica, o PSG bateu o Nice por 2-1, em jogo da nona jornada da Liga francesa. Com Vitinha no onze, os comandados de Christophe Galtier chegaram à vantagem depois de um golo apontado de livre por Lionel Messi.
Os parisienses até passaram por dificuldades depois de terem sofrido o empate ao minuto 47. Já com Renato Sanches e Nuno Mendes em campo, Mbappé (que entrou ao minuto 59´) finalizou da melhor forma uma jogada de Mukiele. Renato Sanches saiu lesionado ao minuto 88´ e entrou para o seu lugar Danilo Pereira.
O PSG soma 25 pontos no comando da Ligue, e conta com mais dois que o Marselha que segue na segunda posição.
Veja a classificação na Ligue 1
Roma de Mourinho bateu Inter e Rafael Leão em destaque
Em Itália, a Roma de José Mourinho arrancou uma importantíssima vitória em San Siro frente ao Inter. Com o técnico português fora do banco por estar suspenso, Federico di Marco colocou a equipa da casa em vantagem à passagem do minuto 30. Só que a Roma acabou por marcar em duas ocasiões por intermédio de Paulo Dybala (39´) e Chris Smalling (75´).
Também a Juventus, adversária do Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões, regressou às vitórias depois de uma vitória por 3-0 sobre o Bolonha. Filip Kostic, Dusan Vlahovic e Arkadiusz Milik fizeram os golos da 'vecchia signora'.
Já o AC Milan venceu o Empoli, na Toscânia, por 3-1, com Rafael Leão em claro destaque, depois de um golo e de uma assistência. O jogador português fez uma assistência para o golo de Rebic ao minuto 80´. Bajremi empatou a partida aos 90+2, só que o milaneses haveriam de marcar mais dois tentos. Primeiro pelo senegalês Fodé Ballo-Touré e já ao minuto 97´, Rafael Leão apontou o golo da noite, depois de uma excelente corrida, que culminou numa finalização com classe.
Em outra partida da Série A, o Nápoles bateu em casa o Torino por 3-1, isolando-se na frente da Série A. O internacional português Mário Rui foi titular, sendo substituído ao minuto 80, pelo uruguaio Mathias Olivera.
Veja a classificação na Série A
Líder Union de Berlim derrotado pela primeira vez
Na Alemanha, o Eintracht Frankfurt, adversário do Sporting na fase de grupos da Liga dos Campeões, impôs a primeira derrota ao líder Union de Berlim. Mario Gotze colocou a equipa de Frankfurt em vantagem. O 2-0 chegou ao minuto 42´, depois de uma jogada do dinamarquês Jesper Lindstrom.
Tratou-se do primeiro desaire do Union Berlim ao fim de 14 partidas na Bundesliga. O Friburgo igualou a equipa de Berlim na liderança da prova (depois de uma vitória por 2-1 frente ao Mainz) e ambas as equipas contam com 17 pontos.
Já o Borussia de Dortmund de Raphael Guerreiro não conseguiu aproveitar a derrota do Union Berlim para ascender à liderança da prova. O Dortmund até chegou à vantagem por intermédio de Julian Brandt, aos 31 minutos, mas o Colónia deu a volta ao texto com golos de Florian Kainz, aos 53, Steffen Tigges, aos 56, e Dejan Ljubicic, aos 71. O Dortmund ainda reduziu por Berno Schmitz (78´), mas não conseguiu evitar a perda de três pontos .
Já o Leipzig, com André Silva no onze titular, goleou o Bochum, lanterna vermelha do campeonato por 4-0, com um bis de Timo Werner e do francês Christopher Nkunku.
Veja a classificação da Bundesliga
Olhando para o Brasileirão, o Corinthians venceu no sábado o Cuiabá por 2-0, com Vítor Pereira a vencer o braço de ferro com António Oliveira no duelo de treinadores portugueses e a reduzir diferenças para o pódio do campeonato brasileiro de futebol.
O Palmeiras lidera o campeonato, com 60 pontos, seguido do Internacional, Fluminense, Corinthians.
Comentários