O Santa Clara é o derradeiro obstáculo para o histórico Sporting de Rúben Amorim. Num ano de pandemia e, partindo em terceiro lugar entre os favoritos a vencer o título da I Liga, os miúdos e graúdos do jovem técnico estão a um empate de fazer história, com a maior sequência de invencibilidade do clube. Para dar uma motivação extra, a direção liderada por Frederico Varandas anunciou a renovação de Rúben Amorim até 2024, um dia antes deste encontro da 22.ª ronda da I Liga.

Único emblema sem derrotas nas 21 rondas da I Liga e com apenas um desaire esta época em Portugal (0-2 na Madeira com o Marítimo, nos oitavos de final da Taça de Portugal), os leões vão tentar a 18.ª vitória na prova e colocar pressão no SC Braga, o segundo colocado. Se o Sporting não perder nesta 22.ª jornada, bate o seu recorde de invencibilidade num arranque de campeonato, ao atingir os 22 jogos sem perder desde o início da prova.

Faltam 13 jornadas para o fim da I Liga: O que Sporting, Braga, FC Porto e Benfica ainda vão ter pela frente
Faltam 13 jornadas para o fim da I Liga: O que Sporting, Braga, FC Porto e Benfica ainda vão ter pela frente
Ver artigo

Com o empate do passado sábado no Estádio do Dragão, o Sporting igualou o seu recorde de jogos sem perder a abrir uma época, o qual datava da temporada de 1981/82. Nessa temporada, há 39 anos, um Sporting então orientado pelo inglês Malcolm Allison e onde pontificam no ataque jogadores como Manuel Fernandes, António Oliveira e Rui Jordão, chegou invicto ao final da 21.ª ronda. Tal como o fez agora, sob as ordens de Rúben Amorim.

Mas o registo desta temporada é ainda melhor do que aquela de há quase quatro décadas. Em 1981/82 os verdes e brancos partiram para a 22.º jornada com 15 vitórias e seis empates, tendo marcado 47 golos e sofrido 16. Esta época, 2020/21, os 'leões' chegam à ronda 22 e à tal receção que pode ser histórica ao Santa Clara com 17 vitórias e apenas quatro empates:

Já o Santa Clara pretende dar sequência a boa vitória alcançada na ronda anterior diante do sensacional Paços de Ferreira. A equipa de Daniel Ramos está no 7.º posto com 28 pontos, um lugar seguro na tabela mas que não permite relaxamentos, dado o equilíbrio na parte de baixo da tabela.

Santa Clara
Santa Clara festeja golo nos Açores créditos: Lusa

A formação açoriana vai tentar ser a primeira a vencer o Sporting esta época na I Liga mas a história não está do seu lado: em 11 jogos contra o Sporting, o Santa Clara nunca ganhou (duas empates, nove derrotas).

Momento de forma: Sporting disparado para o título

O Sporting chega a este jogo da 22.ª ronda depois do empate 0-0 no Dragão, que lhe permitiu manter a distância de 10 pontos em relação ao dragões na tabela. O empate no Dragão interrompeu uma série de seis triunfos seguidos na prova. A defesa tem sido o grande triunfo deste Sporting pragmático e eficaz, com apenas 10 golos encaixados na I Liga. Nos últimos 10 jogos, apenas Gil Vicente e Rio Ave lograram marcar ao Sporting.

Antes do empate no Dragão, o Sporting tinha vencido Portimonense, Paços de Ferreira, Gil Vicente, Marítimo, Benfica e Boavista.

O Santa Clara está motivado, depois de vencer o sensacional Paços de Ferreira por 3-0 nos Açores, num jogo que marcou o regresso do público aos estádios. Antes desse triunfo, o Santa Clara tinha perdido com SC Braga e Gil Vicente, sempre por 1-0, depois da vitória com o Marítimo fora de casa.

Esta tem sido uma época muito intermitente do Santa Clara na Liga. A equipa de Daniel Ramos só conseguiu uma sequência de dois triunfos seguidos (duas vezes). O equilibro marca a participação do Santa Clara na I Liga: oito vitórias, nove derrotas, quatro empates 23 golos marcados e 23 sofridos.

Histórico: um duelo pintado de verde e branco

Os duelos entre Sporting e Santa Clara não têm corrido bem aos açorianos. Nos anteriores 11 encontros entre as duas equipas, sempre a contar para a I Liga, o Sporting nunca perdeu: nove vitórias e dois empates. O último triunfo foi assegurado na primeira volta da I Liga 2020/21, com um bis de Pedro Gonçalves nos Açores.

O Sporting venceu os últimos oito jogos contra o conjunto açoriano, nos quais apenas sofreu três golos e marcou 16.

Em Alvalade contam-se cinco confrontos entre leões e águias dos Açores, com o Sporting a vencer quatro e a empatar um. A equipa verde e branca vem de três triunfos seguidos contra o Santa Clara em casa mas sempre pela margem mínima. Na época 2019/20 foi Jovane a dar a vitória ao Sporting com um golo aos 67 minutos. Na época anterior foi Raphinha, agora no Leeds, a marcar o tento do triunfo leonino sobre o Santa Clara em casa. Antes, em 2017/2018, Bas Dost e Acuña (já não estão no Sporting) tinham marcado os golos da vitória do Sporting, depois de Zé Manuel dar vantagem ao Santa Clara.

Pedro Gonçalves
Pedro Gonçalves festeja golo frente ao Santa Clara créditos: Lusa

O primeiro frente a frente de sempre entre os dois clubes aconteceu nos Açores, na primeira jornada da época de 1999/2000, a primeira de sempre do Santa Clara no escalão principal e que terminaria com o Sporting como campeão. O conjunto insular, treinado por Manuel Fernandes, chegou a estar a vencer por 2-0, com dois golos de Gamboa, mas o Sporting, ainda orientado por Giuseppe Materazzi, respondeu com dois golos na segunda parte, assinados por Edmilson e Beto Acosta, numa partida que terminou 2-2. Esta foi apenas uma das duas ocasiões em que o Sporting não venceu o Santa Clara. A outra teve lugar duas temporadas depois, em Alvalade, com um nulo.

O que dizem os protagonistas: o desejo de Daniel Ramos e os elogios de Amorim

Na antevisão do jogo, Daniel Ramos frisou que o Santa Clara ia tentar fazer "aquilo que ninguém conseguiu", quebrando a invencibilidade do líder no jogo da 22.ª jornada.

"Vamos ver o quanto é possível dificultarmos o grande trajeto do Sporting e tentar conseguir aquilo que ninguém conseguiu, porque estamos perante o líder do campeonato, que não perdeu, que é a melhor defesa do campeonato e que é o segundo melhor ataque. […] O Sporting tem muitas armas. É fácil caracterizar o Sporting. O difícil é contrariar o Sporting. A análise do Sporting é fácil: uma equipa muito objetiva, tem estrutura bem definida, um ataque à profundidade permanente, com jogo interior bastante considerável", sublinhou.

Rúben Amorim, que renovou com o Sporting antes do encontro, destacou o japonês Morita, jogador que melhorou o jogo dos açorianos.

"Já o Portimonense estava num bom momento [quando o defrontámos], o Paços não perdia desde a 9 jornada, agora vamos encontrar uma equipa muito moralizada e no melhor momento da época e com um jogador, e vi numa entrevista que o treinador do Santa Clara disse-o… O Morita melhorou a equipa na fase de construção. É uma equipa moralizada a querer vencer o Sporting. Jogar em Alvalade é sempre um extra. Queremos fazer um bom jogo e ganhar. […] Sabemos da qualidade do Santa Clara. Estamos na quarta jornada da segunda volta… É importante que os sportinguistas percebam que se começam a fazer contagem decrescente a ansiedade vai crescer. Ainda falta muito. Temos que vencer o Santa Clara, na semana passada perdemos um ponto para o segundo classificado", atirou.

Manuel Oliveira, da Associação de Futebol do Porto, será o árbitro da partida entre Sporting e Santa Clara. Tiago Leandro e Tiago Mota serão os árbitros assistentes em Alvalade, com Bruno Rebocho a ocupar o lugar de quarto árbitro. Fábio Veríssimo estará no VAR, auxiliado por Pedro Martins.

O jogo está agendado para às 20h45 desta sexta-feira e poderá ser acompanhado, como sempre, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.