Depois da goleada no Dragão frente ao Moreirense, o FC Porto regressa à competição, desta vez para visitar o reduto do Gil Vicente, em Barcelos, no encontro de sétima jornada da Primeira Liga e antes do duelo de terça-feira com o Liverpool, a contar para a Liga dos Campeões.
Mas do outro lado, a equipa de Sérgio Conceição vai encontrar uma equipa desejosa de regressar às vitórias depois de quatro jogos consecutivos sem vencer.
Guia de forma
O FC Porto visita Barcelos sem conhecer o sabor da derrota esta época: os azuis e brancos somam quatro vitórias e três empates nos jogos realizados para a I Liga e para a fase de grupos da Liga dos Campeões até ao momento.
Os dragões chegam a casa do Gil Vicente vindos de uma goleada imposta ao Moreirense no Dragão, com Taremi (2), Luis Diaz (2) e Pepê a apontarem os cinco golos da vitória portista (5-0).
Antes da vitória contra a equipa de Moreira de Cónegos, o FC Porto tinha registado dois empates, os dois em jogos grandes: o primeiro frente ao Sporting (1-1) para a I Liga e o segundo frente ao Atlético Madrid (0-0), na estreia na fase de grupos da Champions 2021/22.
Já o Gil Vicente recebe o vice-campeão da última época à procura de voltar a provar o doce sabor da vitória, depois de somar quatro jogos sem vencer.
Os gilistas perderam frente a Benfica (0-2) e Santa Clara (0-1), tendo empatado com Vizela (2-2) e Belenenses SAD (1-1), tendo sido o duelo contra os azuis o último realizado pela equipa de Ricardo Soares.
Olhando para a época, a equipa de Barcelos soma três vitórias, duas delas para a Primeira Liga (vs. Boavista e Portimonense). O Gil Vicente conta ainda com três empates e duas derrotas até ao momento entre Primeira Liga e Taça da Liga, competição da qual foram eliminados pelo Paços de Ferreira.
Histórico
O encontro desta noite será o 49.º entre gilistas e portistas, com os dragões a levarem clara vantagem no confronto direto com a equipa de Barcelos.
O FC Porto soma 39 vitórias em 48 encontros, a última das quais no último mês de março, precisamente em Barcelos, com os portistas a vencerem por 2-0 no encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga, com golos de Uribe e Sérgio Oliveira.
Já o Gil Vicente levou a melhor no duelo com os dragões por cinco vezes, a última das quais em 2019, na jornada inaugural da Primeira Liga quando, em casa, venceu por 2-1, com golos de Lourency e Kraev. Alex Telles fez o golo portista.
De destacar que todas as vitórias do Gil Vicente aconteceram na sua casa onde, apesar disso, o FC Porto também tem vantagem com 15 vitórias em 24 jogos disputados em Barcelos.
Registam-se ainda quatro empates entre os dois emblemas, o último em 2011, a contar para a fase de grupos da Taça da Liga (2-2).
O que dizem os treinadores
Ricardo Soares, treinador do Gil Vicente: "Está mais forte porque mantém o treinador há uma série de anos, o que é uma vantagem muito grande, porque conhece bem os seus jogadores e estes as ideias do seu técnico. O Sérgio Conceição personifica o que é o FC Porto, o que dá uma simbiose muito grande entre clube e massa adepta, fundamental para as vitórias, tem um plantel que mexeu pouco, tem um conjunto de soluções muito forte, como por exemplo os jovens jogadores que estão agora a amadurecer. Tudo somado, este é o FC Porto mais forte dos últimos anos"
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "O Gil não perdeu nas últimas duas rondas. É uma equipa consistente. Podemos pensar que por ter o Bilel e o Samuel Lino nas alas, dois avançados rápidos, são uma equipa de transições. Mas não. Não é uma equipa que joga na espera. Gosta de ter posse. Organizado, sabe o que quer do jogo. Não é fácil defrontar equipas do Ricardo Soares. A frente de ataque é muito interessante, o meio também. O Vitor, o Fujimoto e o Pedrinho a definir bem nessa fase de criação. Defensivamente, é interessante com toda a equipa trabalhar. Conhecemos bem todos os adversários"
Árbitro
Artur Soares Dias será o árbitro do encontro entre Gil Vicente e FC Porto. O árbitro da Associação de Futebol do Porto será auxiliado po r Rui Licínio e João Bessa Silva, com João Casegas a quarto árbitro.
Hélder Malheiro será o vídeo árbitro, com Gonçalo Freire como assistente.
O Gil Vicente-FC Porto tem início marcado para as 21h15 e pode ser acompanhado AO MINUTO no SAPO Desporto.
Comentários