Depois da goleada no Dragão frente ao Moreirense, o FC Porto regressa à competição, desta vez para visitar o reduto do Gil Vicente, em Barcelos, no encontro de sétima jornada da Primeira Liga e antes do duelo de terça-feira com o Liverpool, a contar para a Liga dos Campeões.

Mas do outro lado, a equipa de Sérgio Conceição vai encontrar uma equipa desejosa de regressar às vitórias depois de quatro jogos consecutivos sem vencer.

Guia de forma

O FC Porto visita Barcelos sem conhecer o sabor da derrota esta época: os azuis e brancos somam quatro vitórias e três empates nos jogos realizados para a I Liga e para a fase de grupos da Liga dos Campeões até ao momento.

Os dragões chegam a casa do Gil Vicente vindos de uma goleada imposta ao Moreirense no Dragão, com Taremi (2), Luis Diaz (2) e Pepê a apontarem os cinco golos da vitória portista (5-0).

FC Porto 5-0 Moreirense: Dragão consegue o melhor resultado na I Liga na ressaca europeia
FC Porto 5-0 Moreirense: Dragão consegue o melhor resultado na I Liga na ressaca europeia
Ver artigo

Antes da vitória contra a equipa de Moreira de Cónegos, o FC Porto tinha registado dois empates, os dois em jogos grandes: o primeiro frente ao Sporting (1-1) para a I Liga e o segundo frente ao Atlético Madrid (0-0), na estreia na fase de grupos da Champions 2021/22.

Já o Gil Vicente recebe o vice-campeão da última época à procura de voltar a provar o doce sabor da vitória, depois de somar quatro jogos sem vencer.

Os gilistas perderam frente a Benfica (0-2) e Santa Clara (0-1), tendo empatado com Vizela (2-2) e Belenenses SAD (1-1), tendo sido o duelo contra os azuis o último realizado pela equipa de Ricardo Soares.

Olhando para a época, a equipa de Barcelos soma três vitórias, duas delas para a Primeira Liga (vs. Boavista e Portimonense). O Gil Vicente conta ainda com três empates e duas derrotas até ao momento entre Primeira Liga e Taça da Liga, competição da qual foram eliminados pelo Paços de Ferreira.

Histórico

O encontro desta noite será o 49.º entre gilistas e portistas, com os dragões a levarem clara vantagem no confronto direto com a equipa de Barcelos.

O FC Porto soma 39 vitórias em 48 encontros, a última das quais no último mês de março, precisamente em Barcelos, com os portistas a vencerem por 2-0 no encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga, com golos de Uribe e Sérgio Oliveira.

Já o Gil Vicente levou a melhor no duelo com os dragões por cinco vezes, a última das quais em 2019, na jornada inaugural da Primeira Liga quando, em casa, venceu por 2-1, com golos de Lourency e Kraev. Alex Telles fez o golo portista.

Surpresa em Barcelos! FC Porto perde com Gil Vicente no arranque da Liga
Surpresa em Barcelos! FC Porto perde com Gil Vicente no arranque da Liga
Ver artigo

De destacar que todas as vitórias do Gil Vicente aconteceram na sua casa onde, apesar disso, o FC Porto também tem vantagem com 15 vitórias em 24 jogos disputados em Barcelos.

Registam-se ainda quatro empates entre os dois emblemas, o último em 2011, a contar para a fase de grupos da Taça da Liga (2-2).

O que dizem os treinadores

Ricardo Soares, treinador do Gil Vicente"Está mais forte porque mantém o treinador há uma série de anos, o que é uma vantagem muito grande, porque conhece bem os seus jogadores e estes as ideias do seu técnico. O Sérgio Conceição personifica o que é o FC Porto, o que dá uma simbiose muito grande entre clube e massa adepta, fundamental para as vitórias, tem um plantel que mexeu pouco, tem um conjunto de soluções muito forte, como por exemplo os jovens jogadores que estão agora a amadurecer. Tudo somado, este é o FC Porto mais forte dos últimos anos"

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "O Gil não perdeu nas últimas duas rondas. É uma equipa consistente. Podemos pensar que por ter o Bilel e o Samuel Lino nas alas, dois avançados rápidos, são uma equipa de transições. Mas não. Não é uma equipa que joga na espera. Gosta de ter posse. Organizado, sabe o que quer do jogo. Não é fácil defrontar equipas do Ricardo Soares. A frente de ataque é muito interessante, o meio também. O Vitor, o Fujimoto e o Pedrinho a definir bem nessa fase de criação. Defensivamente, é interessante com toda a equipa trabalhar. Conhecemos bem todos os adversários"

Árbitro

Artur Soares Dias será o árbitro do encontro entre Gil Vicente e FC Porto. O árbitro da Associação de Futebol do Porto será auxiliado po r Rui Licínio e João Bessa Silva, com João Casegas a quarto árbitro.

Hélder Malheiro será o vídeo árbitro, com Gonçalo Freire como assistente.

O Gil Vicente-FC Porto tem início marcado para as 21h15 e pode ser acompanhado AO MINUTO no SAPO Desporto.